x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário
    Entrada
    10/04/2020
    Local
    Colombo/PR
    Posts
    4
    Agradecimentos: 3

    Unhappy Água entrando no óleo do motor OHC 2.3 Jeep Ford




    Prezados, sei que já existe outros fóruns com algum pessoal com o mesmo problema, mas, não encontrei especificamente do motor OHC 2.3 FORD.
    Venho pedir ajuda do conhecimento e a experiência de vocês. Tenho um Jeep Ford 1977, comprei a pouco tempo, mas infelizmente após trocar o radiador começou entrar água no óleo. Quando comprei, o Jeep estava com radiador furado e não havia a pressão necessária para chegar neste ponto. Quando troquei a colmeia e fiz a restauração do radiador, me deparei com borra branca na vareta do óleo.
    Bom, levei para oficina com a esperança que fosse apenas a junta do cabeçote queimada, mas, infelizmente não era apenas isso.
    Abrimos a tampa do Carter e pressurizamos com uma bomba o radiador e chegamos a descoberta: Trinca no bloco, após desmontar o motor inteiro, levei para retifica e descobrimos que havia uma erosão no bloco do quarto cilindro.
    Após algum tempo de procura, encontrei outro bloco de uma Maverick, que estava parado por volta de 12 anos. Comprei o bloco e montei novamente o motor, troquei a bomba da água, bomba do óleo, mandei fazer embreagem, todos os selos novos, levei o cabeçote e o virabrequim para retifica, enfim, motor ficou lindo. Mas, Por azar o bloco que comprei já estava com camisa e era da mesma medida dos meus pistões, então, não decidi abrir para analisar o bloco, já que o valor estava passando de 4,500 latinhas no total, então, optei apenas pelo brunimento e a montagem.
    Por fim, após o motor estar montado, rodei por volta de 80km. Quando cheguei em casa, analisei a vareta do óleo e me deparei com a triste situação: água no óleo novamente
    Aos que possuem o motor OHC, já aconteceu isso alguma fez?
    Vale a pena desmontar o motor novamente e tentar encontrar outro bloco? Ou adaptar um motor 4cc de opala?
    Existe há possibilidade de solda no bloco? (Ouvi dizer que há possibilidade de encamisar o bloco com a cola araldite, alguém já fez isso?)
    Detalhe, todos o blocos que encontrei estavam enferrujados, esse tinha sido o melhor até o momento)
    O projeto desde o inicio da reforma do Jeep era buscar o máximo de originalidade possível, mas com a trocar do motor irei quebrar com todo o projeto.
    Sou de Curitiba - PR.
    Enfim, se alguma alma puder me ajudar, desde já agradeço

  • #2
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Samuel!

    Uma pena o que está acontencendo!

    Tenho uma F100 82 ela usa este mesmo motor!

    Faz pelo menos 20 anos que tem este problema, medido na vareta nunca sai limpa, a vareta deste motor tem respiro, já troquei junta umas 3 vezes, eliminei o aquecimento da tubagem, e continua sujando a vareta.

    No meu caso verifiquei o sistema de respiro, aquele

  • #3
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    aquele que liga do carter ao filtro de ar,

    Reparei que tem milk-shake na vareta, mas o oleo não fica tão ruim.

    Desisti de tentar arrumar e continuei andando, preventivamente troco oleo com menor km.

    Enfim no meu caso não se percebe aumento no nível do oleo, talvez o vazamento seja pequeno, daí continuo usando deste jeito e não tive nenhum outro problema.

    Quando a vareta começa a sujar, limpo enrolando um barbante na vareta. Quando persiste sujando uso um sistema caseiro, para ventilar o motor pela vareta, feito com um pedaço de mangueira e uma garrafa pet.

    Parece que ajuda. veja as fotos.

    Abraço Aristides Júnior.
    -sam_0905.jpg

    -sam_0906.jpg

    -sam_0907.jpg

  • #4
    Usuário
    Entrada
    10/04/2020
    Local
    Colombo/PR
    Posts
    4
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    aquele que liga do carter ao filtro de ar,

    Reparei que tem milk-shake na vareta, mas o oleo não fica tão ruim.

    Desisti de tentar arrumar e continuei andando, preventivamente troco oleo com menor km.

    Enfim no meu caso não se percebe aumento no nível do oleo, talvez o vazamento seja pequeno, daí continuo usando deste jeito e não tive nenhum outro problema.

    Quando a vareta começa a sujar, limpo enrolando um barbante na vareta. Quando persiste sujando uso um sistema caseiro, para ventilar o motor pela vareta, feito com um pedaço de mangueira e uma garrafa pet.

    Parece que ajuda. veja as fotos.

    Abraço Aristides Júnior.
    -sam_0905.jpg

    -sam_0906.jpg

    -sam_0907.jpg

    Olá Aristides, a função do barbante é uma forma de absorver a água do óleo? Mas, ao fazer isso não sai óleo junto com o barbante? Qual é a função desse sistema caseiro para ventilar o motor?

  • #5
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Samuel!

    O barbante é só para passar internamente no tubo onde vai a vareta, pode fazer a limpeza com uma tira fininha de pano enrolada num arame!
    Não deixe o barbante no motor.

    Sistema caseiro penso que funciona assim:- No tubo e na vareta tem passagem de vapor, a velocidade é baixa, daí forma aquela condensação, se voce instalar a mangueira com garrafinha o vapor passa mais livremente, se houver excesso o resíduo fica na garrafa.
    Acredito que funciona porque depois de um tempo usando a garrafa a medição da vareta fica limpinha.

    O que é essencial é manter sempre limpo e livre os respiros do motor.

    Abraço Aristides Júnior

  • #6
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Boa noite Samuel;

    Tenho um jeep 1978 4cc OHC, já tive vários probleminhas com ele desde que comprei em 1989, isso mesmo, está comigo há 31 anos, inclusive de óleo na água, não o contrário, foi a junta, passava óleo para a água do radiador, mas o contrário não.
    Realmente é uma falta de sorte, mas esses motores foram usados nos jeep a partir de 1975, na Rural e na F-75 além dos Maverick, então, pelo menos aqui no NE não tive dificuldades de encontrar esses motores, o meu depois de alguns probleminhas de queima de óleo e falta de compressão, fiz uma reforma nele em 1997 que durou 3 anos, incluiu retífica dele, mas nessa época era mais fácil encontrar peças novas para ele.
    Portanto, estranho e lamento ter dificuldade de encontrar um bloco ai no Paraná, local que mais encontro peças originais para esse veículo (só olhar na internet).
    Mas não desanime, também gosto do veículo sem muitas modificações, o motor 4cc do opala é muito utilizado, mas é projeto antigo, o OHC é melhor, mas minha sugestão é, não desanime, faça o conselho do Aristides e continue rodando, nesse tempo vai economizando para depois abrir novamente o motor e resolver de vez, eu mesmo tenho um motor reserva, na época (uns 10 anos atrás) tinha essa preocupação, mas hoje na internet vejo vários para vender, completos, não só o bloco, pode ser uma opção se aparecer um em seu estado.
    Mas é isso, pior é o óleo na água, acompanhe o nível e se for, como no Aristides, pouca coisa vai limpando como ele mencionou, esse motor tem um sistema de ventilação positiva que ajuda, pois no cárter a temperatura é alta e o óleo quente, grande parte da água evapora e é levada pelo sistema de ventilação de volta ao carburador como vapor d'água.

    -motor-georgia-3-.jpg
    -sdc10725.jpg

    Abraços
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #7
    Usuário
    Entrada
    10/04/2020
    Local
    Colombo/PR
    Posts
    4
    Agradecimentos: 3
    Muito Obrigado pelo conselho Sydney e Aristides, esse Jeep que eu comprei veio de NE, alias por coincidência de Pernambuco. A busca foi longe por conta do modelo e da originalidade que se encontrava, queria com o motor OHC desde o principio, mas, infelizmente está me deixando na mão. Hoje mesmo já fiz o que o Aristides falou, vou testar ao decorrer do tempo.

  • #8
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Samuel!
    Como está o OHC? Ainda andando?
    Sujando o óleo ou encontrou alguma solução?
    Aqueles que passam ou passaram por este problema como resolveram?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    10/04/2020
    Local
    Colombo/PR
    Posts
    4
    Agradecimentos: 3
    Olá Aristides.
    Meu OHC segue firme e forte, já fizemos algumas viagens juntos, em torno de 500 quilômetros de distância.
    Em relação a solução da contaminação da água no óleo, realizei uma limpeza na vareta do óleo, aquele que permite passagem do vapor. Também verifiquei que uma mangueira do respiro do motor estava fechada. Dessa forma, pude resolver meu problema.
    Como anda a sua viatura?
    Abraços!

  • #10
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Samuel! Que bom que está aproveitando bem, jeep com OHC é tudo de bom. Quanto mais original melhor ele funciona! ! A F100 OHC é uma beleza!!! A única coisa que faço em longos períodos sem funcionar é desligar o cabo da bateria, daí é só gotejar gasolina no carburador que pega fácil e anda que é uma beleza! Não dá problema algum! Estou em reforma de casa e atualmente uso bastante para carregar materiais! Só alegria! Já o Jeep 51 está com o motor desmontado e não tenho achado tempo para concluir, fazem quase 2 meses que não consigo apertar um parafuso sequer! Grande abraço e felicidades! Quando puder poste fotos do Jeep!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/07/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    27
    Agradecimentos: 5
    Olá Samuel, Aristides, grande Sydney.

    Estava fazendo algumas pesquisas, pois ontem à noite meu motor (também OHC) parecia uma mina de água vazando na base aonde fica o carburador (aquilo é o tal baquelite?).

    Tive que deixar a viatura estacionada lá em uma garagem emprestada pois já era quase meia noite, e agora estou aqui quebrando a cabeça pensando no que fazer.

    Pelo que li, alguns suspeitos são junta do cabeçote queimada ou selos estourados. Gostaria muito que não seja algo mais grave.

    Vou tentar colocar alguma foto ou vídeo pra tentar mostrar.

    -24fb80c0-8e7c-4fcf-be32-6508a5e2d55e.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -24fb80c0-8e7c-4fcf-be32-6508a5e2d55e.jpg  

  • #12
    Usuário
    Entrada
    13/07/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    27
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Fpontes79 Ver Post
    Olá Samuel, Aristides, grande Sydney.

    Estava fazendo algumas pesquisas, pois ontem à noite meu motor (também OHC) parecia uma mina de água vazando na base aonde fica o carburador (aquilo é o tal baquelite?).

    Tive que deixar a viatura estacionada lá em uma garagem emprestada pois já era quase meia noite, e agora estou aqui quebrando a cabeça pensando no que fazer.

    Pelo que li, alguns suspeitos são junta do cabeçote queimada ou selos estourados. Gostaria muito que não seja algo mais grave.

    Vou tentar colocar alguma foto ou vídeo pra tentar mostrar.

    -24fb80c0-8e7c-4fcf-be32-6508a5e2d55e.jpg

    atualização: era um buraco no meu coletor:
    -img_1081.jpg

    Agora estamos verificando quais serão as possibilidades pra arrumar isso. Aparentemente o furo era só aqui mesmo, não passou agua pro óleo nem você-versa (ainda bem)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Arranque Motor AP entrando agua
      Por Biazotto no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 1
      Última resposta: 29/03/2017, 19:09
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 04/05/2016, 21:25
    3. Respostas: 15
      Última resposta: 29/03/2011, 14:11
    4. Entrando agua no motor.
      Por Jimmy Offroad no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 15/01/2006, 16:04

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade