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  • #1

    Qual a pressão do óleo correta do motor Opala 4c?




    Olá, tenho um jeep com motor de opala 4c, em janeiro o motor bateu e fiz toda a parte de cima nova não nescessitando fazer a retífica completa, até então nunca tinha tido problema com a presão do óleo, quando fiz o motor, troquei a bomba de óleo por uma nova, a mesma ficou com uma presão muito alta, que ultrapassava a marcação do relógio, agora descobrimos que a engrenagem do distribuidor foi totalmente "comida", meu mecânico disse que provavelmente era a presão muito alta, baixamos a presaõ da bomba, deixando-a em marcha lenta com 15 psi de presão, essa é a ideal, ou esta muito baixa? será que alguem podia me ajudar? quando forcamos o motor ele esta batendo muito os tuchos! issso pode fazer com que o motor morra? pois ele esta morrendo, eu espero um pouco e ele pega!
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

  • #2
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    pressão do óleo...

    Prezado Joris,
    Aqui vai a tabela de regulagens Bosch, para a linha GM motores 151 e 250. Lá tem, dentre outros dados, a pressão de óleo. Espero que ajude em algo, para o seu caso e para os demais amigos que destes dados também necessitem. Um grande abraço a todos e saudações.
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  • #3
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    Mancada...

    Vai desculpando a mancada, galera; estava olhando a tal tabela e a pressão que é referida lá é a pressão da bomba de gasolina, desta forma, não sei como poder ajudar, neste caso.

  • #4
    Grande Cláudio,

    De qualquer forma valeu a intenção, fico agradecido e esperando que algum outro companheiro possa me ajudar!
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por JORIS
    Olá, tenho um jeep com motor de opala 4c, em janeiro o motor bateu e fiz toda a parte de cima nova não nescessitando fazer a retífica completa,
    O que "bateu" no motor

    O que foi "feito" na parte de cima

    Citação Postado originalmente por JORIS
    até então nunca tinha tido problema com a presão do óleo, quando fiz o motor, troquei a bomba de óleo por uma nova, a mesma ficou com uma presão muito alta, que ultrapassava a marcação do relógio, agora descobrimos que a engrenagem do distribuidor foi totalmente "comida", meu mecânico disse que provavelmente era a presão muito alta,
    Dependendo do que foi "feito" no motor podem ter deixado de trocar as buchas/bronzinas do comando, daí ele trabalha com uma certa folga em seu alojamento e essa folga pode ter ocasionado o desgaste da engrenagem do distribuidor.
    Nesse caso o excesso de pressão não tem nada haver...desculpa esfarrapada do seu mecanico

    Citação Postado originalmente por JORIS
    baixamos a presaõ da bomba, deixando-a em marcha lenta com 15 psi de presão, essa é a ideal, ou esta muito baixa? será que alguem podia me ajudar? quando forcamos o motor ele esta batendo muito os tuchos! issso pode fazer com que o motor morra? pois ele esta morrendo, eu espero um pouco e ele pega
    Quando um motor é devidamente retificado os componentes internos trabalham com um determinado ajuste que deixa o movimento mais pesado, mas no seu caso é possível que a lubrificação esteja deficiente e os componentes estão sofrendo atrito além do normal devido à alguma obstrução(sujeira) nos dutos de lubrificação impedindo que o óleo circule e mantenha a pressão ideal onde se localizam os tuchos.


    E pra concluir aí vai a medida da pressão de óleo retirada de um manual de medição da WURTH.
    GM 151- 2,2 a 3,2 KGF/CM à 1500RPM.

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Mozer
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    Joris,

    Segundo a tabela em anexo a pressão deve ser 30PSI à 1500RPM. Mas como o Elmer explicou, não foi a pressão que danificou a engrenagem. Muito provavelmente seu mecânico como não retificou o eixo, também não deve ter trocado a engrenagem. Caso não tenha trocado ainda procure instalar a de aluminio, no 4cc dura pra sempre.
    Arquivos Anexos
    97 Wrangler - RE 4,5" super-flex, Bighorn 35", Ramsey 9.5

  • #7
    Bom vamos lá a algums esclrecimentos, vale resaltar que eu não sou um profundo enteendedor de mecânica, assim me perdorem por alguma asneira que eu diga!

    Foi trocado o cabeçote completo. O bloco, virabrequim, os pistões e cilindros não haviam sido afetados, então somente mandei "brunir" que por aqui é como uma geral nos cilindros, troquei as brozinas e a bomba de óleo. O que houve com o motor é que quando fizemos a adaptação, o cárter ficou muito próximo da cruzeta do eixo dianteiro, em uma trilha que faziámos a noite, ao passar em um buraco a cruzeta perfurou o cárter, sendo que só percebi quando o motor mudou o barulho e o carro perdeu completamete a foça, bobeira minha pois o marcador de presão estava funcionando bem, só que como ele é original não dispõe de iluminação.

    Obrigado pelas dicas!
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
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