Postado originalmente por
Aristides Jr
Olá Rodrigo!
Por enquanto desisti de fechadura de bater, sem dúvida é bem melhor! Mas para construir do zéro dá muito mais trabalho.
Vou montar sem mola! Na verdade não é uma lingueta, e sim uma alavanca, A maçaneta e a haste de fechamento (alavanca) são fixas, quando se gira a maçaneta na posição destravar, tem que manter assim até empurrar a porta para fechar, e só depois de bem encostada que se gira a maçaneta na posição fechada ou travada.
Cheguei a procurar na minha sucata um par, que estivessem funcionando ou em condições de serem reparadas, de fechaduras de portas de para banheiro! Não encontrei. Pensei melhor e desisti porque a lingueta é curta uns 12 a 15mm no máximo. Jeep torce a carroceria, a porta abriria sozinha.
Na parte de baixo da porta estou pensando em utilizar por debaixo da lona algum tipo de papelão ou poliondas para o revestimento ficar mais bem definido.
Vou reafirmar que para quem está pesquisando e se interessou em construir portas para CJ3:-
Este não é um manual contendo a melhor maneira de construir a porta, longe disso!
Estou montando desta maneira para aproveitar o material que já tenho. Quase em todos os detalhes dá mais trabalho e exige maior engenhosidade, Mas...o objetivo é não comprar nada.
Já adianto que o Rodrigo tem toda a razão, é muito mais fácil montar a estrutura, para meia porta, com um ferro redondo de 10mm, ou até 12mm se precisar de porta inteira que seja mais rígida!
Outro material que gostei muito, foi tubo de 19mm com parede de 1,5mm! Para que a porta não fique larga demais é possível achatar formando um perfil oval que acredito ser mais forte e mais leve que o maciço redondo de 10mm. Pena que não tenho o suficiente.
Só escolhi usar este aço de 1/4, montando feixes de 2 ou 3 para conseguir maior resistência, só porque já estava aqui em casa, assim como tudo mais que estou usando!
Mais uma vez Rodrigo, muito grato!
Abraço Aristides Júnior.