x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/10/2018
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    42
    Agradecimento: 1

    Como corrigir o Caster do Jipe?




    Boa noite a todos,

    Há algum tempo atolei meu Jipe Ford 82 até o chassis colar no chão, e ao ser rebocado por uma BAND notei que o mesmo ficou desalinhado, puxando bastante para a esquerda.

    Tentamos alinhar o carro de várias formas, e mesmo com tudo no lugar o carro continuou com o problema.

    Ao pedir que verificassem isso na última revisão do Jipe, fui informado que deveria corrigir o ângulo do CASTER do carro que deveria ser 3 ou 6 graus se não me engano, pois o lado direito estava zerado, dando a diferença que puxa o carro a toda hora, força a bomba da direção hidráulica mesmo em retas e tira muito do prazer de pilotar a viatura.

    O mecânico sugeriu que uma solda precisaria ser refeita para tal objetivo... mas disse que não faziam esse tipo de serviço.

    Será que existe alguma solução mais prática, mesmo se necessitar de uma peça nova? Sei quem poderia fazer o re-alinhamento em São Paulo mas o custo para levar o jipe para lá é proibitivo... estou no Vale do Paraíba caso alguém conheça algum local que possa fazer esse reparo/troca de peça!

    Obrigado,

    Alexandre

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    59
    Posts
    301
    Agradecimentos: 2
    boa noite , se esta zerado é necessario fazer a correção atraves das sapatas q apoiam o eixo no feixe de molas ou se estiver desigual entre os lados, corrigir na fixação dos munhões no tubo do eixo.

  • #3
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Alex, boa noite;

    O que o colega jecao quer dizer é que, no seu caso, parece ter havido um esforço demasiado em um lado do eixo no momento da retirada do jeep do atoleiro. É muito importante, mas pouca gente leva isso em consideração por achar que jeep é indestrutível, em não ter o cuidado na hora do reboque, e acabar até causando torção no chassi.
    Se o que houve foi realmente isso, ainda recomendava fazer uma verificação no alinhamento do chassi nas casas especializadas disso (SP tem tudo) chama-se alinhamento técnico.
    Confirmando estar tudo ok, recomendo ler o tópico do fórum sobre essa mudança de ângulo cáster:

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/r...er-f-75-a.html (Ajuda eixo torto e caster f 75)

    Não estranhe ser uma F75, a diferença para o jeep está apenas na bitola do eixo (mais larga), mas a estrutura e montagem dos eixos é a mesma.

    []
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #4
    Usuário
    Entrada
    30/10/2018
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    42
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por jecaov8 Ver Post
    boa noite , se esta zerado é necessario fazer a correção atraves das sapatas q apoiam o eixo no feixe de molas ou se estiver desigual entre os lados, corrigir na fixação dos munhões no tubo do eixo.

    Olá Jecão,

    Foi essa segunda opção que o mecânico sugeriu que seria necessário. Corte e solda dos munhões no tubo do eixo!

    O difícil é encontrar quem faça isso aqui próximo a onde moro, e pelo visto vou ter que desmontar e levar para ser arrumado pois rodar com os BF's no asfalto é muito caro. E o mecânico que faz esse tipo de serviço mais próximo aqui está a uns bons 120 kms de distância!

    Obrigado pela dica!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    30/10/2018
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    42
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Alex, boa noite;

    O que o colega jecao quer dizer é que, no seu caso, parece ter havido um esforço demasiado em um lado do eixo no momento da retirada do jeep do atoleiro. É muito importante, mas pouca gente leva isso em consideração por achar que jeep é indestrutível, em não ter o cuidado na hora do reboque, e acabar até causando torção no chassi.
    Se o que houve foi realmente isso, ainda recomendava fazer uma verificação no alinhamento do chassi nas casas especializadas disso (SP tem tudo) chama-se alinhamento técnico.
    Confirmando estar tudo ok, recomendo ler o tópico do fórum sobre essa mudança de ângulo cáster:

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/r...er-f-75-a.html (Ajuda eixo torto e caster f 75)

    Não estranhe ser uma F75, a diferença para o jeep está apenas na bitola do eixo (mais larga), mas a estrutura e montagem dos eixos é a mesma.

    []
    Opa Sydney,

    Era em SP que queria mesmo resolver, mas eu moro em Cunha, SP a 250 kms... e de fato em São Paulo conheço um lugar muito conceituado em alinhamentos técnicos com preço super bom. Agora 1500 reais de guincho pra levar o bicho pra lá eu não encaro. Fora que São Paulo tá mais infestado de Coronavírus que o cérebro do nosso presidente então vou ter que achar alguém competente aqui no Vale do Paraíba.

    Essa encalhada foi épica, aqui dentro do sítio em um Charco. Primeiro foi o Jeep (não sabia que sem bloqueio o carro virava um pato nessa situação) e depois fui todo me achando rebocar com uma Band Cabine Dupla que tinha, e grudei a pança dela no barro tb. Quem tirou foi um vizinho com uma Band toda remendada, puxando em um angulo horrivel... tenho certeza que ali desalinhou... e é muito chato o jipe puxando toda hora!

    Isso que em tese esse jipe por ser 82 tem um eixo ainda mais reforçado né?

    Vou terminar a parte do motor e escape e logo após resolvo isso tb.

    Grande abs!

  • #6
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Blz Alex.

    Como você mesmo afirma, rebocar em ângulo ruim força tudo, portanto se o ponto de reboque foi no chassi, veja o chassi primeiro, agora cobrar esse preço é absurdo, mas deve ser pelo momento atual, quando puder não deixe de avaliar o alinhamento do chassi.

    Agora se o ponto de reboque foi no eixo, ai é mais fácil que tenha causado essa torção, deve-se ter cuidado com isso.
    Inclusive, aproveitando, talvez você não saiba e muitos por ai também não, segundo a própria literatura técnica da Dana, não se deve suspender o carro colocando o macaco na bola(carcaça) do diferencial, para levantar o eixo todo de uma vez, se precisa levantar as 2 rodas, levante uma primeiro, calce, e depois levante a outra.

    Falando em literatura, alguns falam que os jeeps de 1980 em diante saíram com melhorias estruturais na carroceria e no chassi, mas essa documentação técnica é muito rara, nunca consegui, deve ser por terem muito poucas unidades desses anos, nessa época a produção deles já era muito baixa por mês, lembro que no final de 82 para 83 (últimos saíram em abril/83) eu colecionava a revista 4 rodas e ela tinha um suplemento sobre a produção automobilística mensal, e me lembro que se produzia em torno de 40 ud por mês do jeep, mesmo para a época, falando em produção para todo o Brasil, já era muito pouco.

    Invejo você por ter um 1982, quando a produção encerrou em 1983 eu tinha 16 anos e não trabalhava, mas já era doido para ter um jeep, namorei o último na concessionária Ford de Recife, só tinha ele, falei para meu pai comprar para mim que pagaria quando conseguisse trabalhar, ele recusou pois não podia. Comprei o meu 6 anos depois, já trabalhando, mas era 1978, estou com ele até hoje, 31 anos, e ele esta com 42 anos de idade, rsrs, então no ano de 1997 reformei ele por completo, tudo, durou 3 anos a reforma, como não era zero km, quis fazer um zero km, deixando tudo novo, não era o ano que eu queria, mas foi o que pude ter.

    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #7
    Usuário
    Entrada
    30/10/2018
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    42
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Blz Alex.

    Como você mesmo afirma, rebocar em ângulo ruim força tudo, portanto se o ponto de reboque foi no chassi, veja o chassi primeiro, agora cobrar esse preço é absurdo, mas deve ser pelo momento atual, quando puder não deixe de avaliar o alinhamento do chassi.

    Agora se o ponto de reboque foi no eixo, ai é mais fácil que tenha causado essa torção, deve-se ter cuidado com isso.
    Inclusive, aproveitando, talvez você não saiba e muitos por ai também não, segundo a própria literatura técnica da Dana, não se deve suspender o carro colocando o macaco na bola(carcaça) do diferencial, para levantar o eixo todo de uma vez, se precisa levantar as 2 rodas, levante uma primeiro, calce, e depois levante a outra.

    Falando em literatura, alguns falam que os jeeps de 1980 em diante saíram com melhorias estruturais na carroceria e no chassi, mas essa documentação técnica é muito rara, nunca consegui, deve ser por terem muito poucas unidades desses anos, nessa época a produção deles já era muito baixa por mês, lembro que no final de 82 para 83 (últimos saíram em abril/83) eu colecionava a revista 4 rodas e ela tinha um suplemento sobre a produção automobilística mensal, e me lembro que se produzia em torno de 40 ud por mês do jeep, mesmo para a época, falando em produção para todo o Brasil, já era muito pouco.

    Invejo você por ter um 1982, quando a produção encerrou em 1983 eu tinha 16 anos e não trabalhava, mas já era doido para ter um jeep, namorei o último na concessionária Ford de Recife, só tinha ele, falei para meu pai comprar para mim que pagaria quando conseguisse trabalhar, ele recusou pois não podia. Comprei o meu 6 anos depois, já trabalhando, mas era 1978, estou com ele até hoje, 31 anos, e ele esta com 42 anos de idade, rsrs, então no ano de 1997 reformei ele por completo, tudo, durou 3 anos a reforma, como não era zero km, quis fazer um zero km, deixando tudo novo, não era o ano que eu queria, mas foi o que pude ter.

    Abs
    Opa Sydney, boa noite!

    Já encontrei um lugar aqui no Vale que faz alinhamento técnico e é bem conceituado, quando possível levarei o mesmo lá. Eu de fato não sabia o que estava fazendo durante o Reboque, foi muito diíficl tirar o carro de onde estava e foi no meio de um dia de trabalho aqui no Sítio. Teve que ser meio a força mesmo...

    Essa dica sobre levantar o carro é ótima. Tenho um bom mecânico que mexe no Jipe em Sampa para mim, ele inclusive me salvou de uma oficina que cobrou uma fortuna pra não arrumar nada que precisava do Jeep 62 que restaurei então sou grato a ele, que levanta o carro sempre dessa forma.

    O chassis desse meu Jeep é muito integro, não tem uma solda ou amassados. O carro parece ter sido muito pouco usado. E ser de fibra desde sempre ajuda a ter menos corrosão tb. Vou postar fotos em breve aqui. Espero e acredito que não tenha sido para tanto, até porque um mecânico já encontrou essa diferença no ângulo de Caster que pode ter sido causada pelo reboque indevido.

    Agora fiquei curioso pra pesquisar número de série do chassis e motor e ver se o bloco é do mesmo ano. Será que tem como descobrir isso?

    Aproveitando a carona nesse assunto, você acha que seria pertinente colocar um eixo semi flutuante nele? Eu uso ele para ir a Paraty, é uma estrada cheia de curvas e precipício haha... e as vezes dou umas abusadas dele. Fico com medo de perder uma roda como li em alguns tópicos aqui...

    Sei que mudaram sim alguns pontos estruturais em 80 ou 81 mas até onde sei nada que não poderia ser feito no seu carro trocando eixos e etc não? Recentemente li em algum lugar aqui quais eram esses pontos. Mas quando eu estava com o meu 1962 BF 3 marchas restaurado, atordoado com todas as cagadas que fiz na compra e a quantidade de grana que gastei (o motor BF era um 3000 com numeração raspada e eu era tão pato que comprei antes de fazer vistoria... e surgiu a oportunidade de trocar por esse 1982, com direção, freio a disco nas 4, BF Mud e todo modernizado com exceção da mecânica que pra mim é inquestionável (não teria jipe com motor de opala por exemplo) eu não pensei duas vezes. Eu normalmente prefiro carros totalmente originais mas como queria ter um carro pra ir pra praia surfar e levar os cachorros pra passear com segurança (pegando estrada e serra aqui perto de casa) gostei dessa proposta desse jipe com ano bom e fibra, o que facilita muito a manutenção do mesmo.

    Eu particularmente estou amando a escola que esse carro está sendo para mim. A parte boa é que o prejuízo todo que tive lá atrás com o 62 já se pagou em aprendizado sobre esse veículo tão simples e tão capaz ao mesmo tempo... e depois dele fiz bons negócios com outros carros usados/antigos pq nada como fazer uma cagada na escolha inicial de um antigo para restaurar para aprender. Foi FORD!

    Abs,

    Alexandre
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário
    Entrada
    30/10/2018
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    42
    Agradecimento: 1
    Ah e o guincho é o mais barateiro da região. São 480 kms ida e volta, para São Paulo esse preço está bem bom! Seriam 960 kms no total cobrados...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    59
    Posts
    301
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por alewreb Ver Post
    Olá Jecão,

    Foi essa segunda opção que o mecânico sugeriu que seria necessário. Corte e solda dos munhões no tubo do eixo!

    O difícil é encontrar quem faça isso aqui próximo a onde moro, e pelo visto vou ter que desmontar e levar para ser arrumado pois rodar com os BF's no asfalto é muito caro. E o mecânico que faz esse tipo de serviço mais próximo aqui está a uns bons 120 kms de distância!

    Obrigado pela dica!
    se quiser posso ajudar, estou em taubate sp

  • #10
    Usuário
    Entrada
    30/10/2018
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    42
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por jecaov8 Ver Post
    se quiser posso ajudar, estou em taubate sp
    Opa jecaov8 boa tarde!

    Poxa bom saber que está na área. Estava pensando em após terminar o motor e escape levar o carro até a Reparadora Monobloco, você os conhece?

    Abs!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    59
    Posts
    301
    Agradecimentos: 2
    ja ouvi falar, eles mexem com carros mais novos

  • #12
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Boa tarde Alex;

    Desculpe a demora, foram outras prioridades, mas de todo seu texto essa parte:

    "Aproveitando a carona nesse assunto, você acha que seria pertinente colocar um eixo semi flutuante nele? Eu uso ele para ir a Paraty, é uma estrada cheia de curvas e precipício haha... e as vezes dou umas abusadas dele. Fico com medo de perder uma roda como li em alguns tópicos aqui..."

    Sim acho não só pertinente mas uma melhoria muito positiva. Eu mesmo, naquela época, cheguei a comprar um kit de eixo flutuante, não lembro mais a marca, para fazer naquela reforma, mas nessa época os kit's não vinham com o cubo da roda (onde ficam os rolamentos) você tinha que adquirir os cubos originais do eixo dianteiro para usar, isso barateava o kit, mas tive dificuldade em conseguir os cubos e não instalei, e ficou até hoje guardado (eixos, rolamentos e parafusos).
    Agora acho que só quando o meu quebrar, rsrsrs.

    Com relação aos jeep 80 em diante:
    É, nesse particular sei pouca coisa, sei que houve na carroceria, na lateral do painel com o vinco da porta, mas é só isso.
    No mais é isso mesmo, esse veículo é uma escola, traz muitas soluções simples e confiáveis, feito para o trabalho pesado sem luxo ou complicações mecânicas, esse mesmo sentimento que você tem eu compartilho.

    Grande abraço
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cambagem como corrigir?
      Por edwint no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 22/02/2017, 17:34
    2. Como faço para saber se o cáster está correto?
      Por Claudio Almeida Machado no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 12/08/2012, 21:09
    3. Corrigir Agua Arrefecimento
      Por cruzxlt no fórum Ford
      Respostas: 22
      Última resposta: 20/03/2012, 13:14
    4. Como transportar o jipe com segurança?
      Por kaju29 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 158
      Última resposta: 21/11/2008, 12:59
    5. Como corrigir a cambagem?
      Por Jun Okada no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 8
      Última resposta: 04/12/2007, 12:22

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade