x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    Montar semi eixo Jeep tipo Bendix




    Galera, blz?

    Estou ajudando um amigo a arrumar o semi eixo do jeep dele, porém eu nunca havia visto um assim pessoalmente é aquele semi eixo que é tipo uma homocinética. Tem uma esfera no meio e 4 nas laterais, 2 de cada lado.

    O dele quebrou, ele conseguiu outro semi eixo e estou montando pra ele. Porém como estava quebrado quando desmontei não sei como ele era preso, visto que não tem nada segurando as esferas a não ser a graxa.

    Um amigo disse que é a manga de eixo que segura ele no lugar, porém quando vira pra qualquer lado ele vai articular e a esfera cai. Já desmontei e montei duas vezes e não consegui acertar este problema.

    Tem algum macete? Está faltando alguma coisa que segure elas lá? Alguém sabe como montar ele de forma que quando ele vire pra esquerda ou direita as esferas não caiam?

    Está com graxa tudo certinho, porém elas são pesadas e a graxa não as seguram.

    O dele é o semi eixo feio de baixo, a outra foto peguei na internet ora ilustrar sobre qual estou falando.

    Dando uma olhada no fórum vi que é modelo Bendix, agora o problema é montar ele de forma que as esferas não caiam quando virar para os lados.

    valeu

    []'s
    Eugênio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Montar semi eixo Jeep tipo Bendix-bendix-jeep-axle.jpg   Montar semi eixo Jeep tipo Bendix-semi-eixo.jpg  
    4X4 Brasil
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #2
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,203
    Agradecimentos: 23
    Eu acho que não tem nada pra segurar ela não, só tem que ajustar a folga do semi e do eixo dentro do munhão.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Idade
    33
    Posts
    296
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por monge Ver Post
    Galera, blz?

    Estou ajudando um amigo a arrumar o semi eixo do jeep dele, porém eu nunca havia visto um assim pessoalmente é aquele semi eixo que é tipo uma homocinética. Tem uma esfera no meio e 4 nas laterais, 2 de cada lado.

    O dele quebrou, ele conseguiu outro semi eixo e estou montando pra ele. Porém como estava quebrado quando desmontei não sei como ele era preso, visto que não tem nada segurando as esferas a não ser a graxa.

    Um amigo disse que é a manga de eixo que segura ele no lugar, porém quando vira pra qualquer lado ele vai articular e a esfera cai. Já desmontei e montei duas vezes e não consegui acertar este problema.

    Tem algum macete? Está faltando alguma coisa que segure elas lá? Alguém sabe como montar ele de forma que quando ele vire pra esquerda ou direita as esferas não caiam?

    Está com graxa tudo certinho, porém elas são pesadas e a graxa não as seguram.

    O dele é o semi eixo feio de baixo, a outra foto peguei na internet ora ilustrar sobre qual estou falando.

    Dando uma olhada no fórum vi que é modelo Bendix, agora o problema é montar ele de forma que as esferas não caiam quando virar para os lados.

    valeu

    []'s
    Eugênio

    quantas estrias tem essa ponte de eixo. (estria q vai na planetaria/satelite)
    e sabe dizer o ano desse eixo?
    ATUAL: Amarok 4x4, Jeep MB42 AP 2.0 MI, Jeep CJ5 BF184 Preparado...
    Ex: Ranger V6 4X4 CS, F75 4C 4x4, Jeep CJ5 BF184, Gaiola AP 1.8 e a AR 1.5

  • #4
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Dimmy Ver Post
    quantas estrias tem essa ponte de eixo. (estria q vai na planetaria/satelite)
    e sabe dizer o ano desse eixo?
    Tem 10 estrias. Está num jeep 54

    Desculpe a demora pra responder, o email de aviso havia caído na caixa de spam.
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #5
    ...no meu 51 a articulação do semi-eixo é aquela onde há uma única esfera e quatro veios em sua superfície. É diferente, mas acho que o princípio de ajuste deve ser o mesmo. acho que é bem o que o Rodrigo disse, uma questão de ajuste do semi-eixo. Você chegou a ver se haviam arruelas espaçadoras no munhão?

  • #6
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7
    Então, estes ajustes que não vi. Estou achando mais facil trocar o eixo inteiro do que ficar pelejando com isso.
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #7
    Citação Postado originalmente por monge Ver Post
    Estou achando mais facil trocar o eixo inteiro do que ficar pelejando com isso.
    É uma saída, mas se o ponto de articulação do semi-eixo estiver fora de alinhamento com a articulação do munhão (possível razão de não estar dando certo), talvez ocorram problemas...

  • #8
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7
    Como fora? Quando montei, achei que era igual homocinética, um lado maior que o outro, assim ele travaria, mas os lados são iguais. Dai alguém me disse que a manga de eixo mantia ele no lugar. Montei e deu errado. Desmontei depois fiquei analisando, mas não achei solução, pq de todo lado que eu monto, alinho e ajusto, assim que vira pra esquerda ou direta as esferas caem.
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #9
    Citação Postado originalmente por monge Ver Post
    Como fora? Quando montei, achei que era igual homocinética, um lado maior que o outro, assim ele travaria, mas os lados são iguais. Dai alguém me disse que a manga de eixo mantia ele no lugar. Montei e deu errado. Desmontei depois fiquei analisando, mas não achei solução, pq de todo lado que eu monto, alinho e ajusto, assim que vira pra esquerda ou direta as esferas caem.
    rsrsrsrs tá parecendo eu quando quis montar rolamento de agulha sem saber que antes tinha que usar graxa...

    Amigo monge, desculpe a brincadeira, mas confesso que já tem tanto tempo que não dou uma fuçada no meu jeep, que bateu saudade, e por isso acabei me lembrando desta cena cômica "de mim comigo mesmo"... rs

    Quando disse fora de alinhamento, não me expliquei.. e acabei trocando as bolas! kkk você falou em homocinética, e eu, que tenho a mente um pouco retrograda, fiquem com aquele sistema de cruzetas na cabeça... neste caso (das cruzetas), se você passar uma linha imaginária bem no centro de rotação do munhão (bem no centro dos "castelinhos" dos rolamentos de munhão), esta linha teria que passar pelo centro do "copinho" dos rolamentos da cruzeta...

    MAS, como você disse homocinética, daih a coisa muda, principalmente porque em Jeep eu nunca vi (ok, sei que tem, mas até hoje só desmontei poucos eixos, e eles eram, ou por aquela esfera única com quatro veios, ou cruzeta), então não me arrisco a dar opinião... rs

    Contudo, num "chute" totalmente aleatório, ainda penso que o espaço entre o semi-eixo que vem do diferencial e a parte final que fica no munhão, deve estar bem maior do que a tolerância do projeto, e por isso as esferas caem.

    De qualquer maneira, desejo boa sorte na montagem! espero que se encontrar o problema, tenha fotos para mostrar! é sempre bom aprender mais! rs

    Grande abraço, excelente semana!!

  • #10
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7
    É, vou tentar ver como solucionar este problema, o jeep não é o meu é de um amigo. Então tenho que esperar os dias que ele pode mexer pra gente ir fotografando a zebra e a solução encontrada.
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #11
    Citação Postado originalmente por monge Ver Post
    {...} tenho que esperar os dias que ele pode mexer pra gente ir fotografando a zebra e a solução encontrada.
    Confesso que estou curioso pra saber! hehehe

    Grande abraço!!

  • #12
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Monge, boa noite;

    Depois de fazer muitas pesquisas em material antigo que tenho, vi que esses eixos eram usados no CJ2A e CJ3A com eixo dianteiro Dana-25, que tem um munhão um pouco menor que o Dana-44. Então neste eixo e junta se adapta melhor e sem folgas o que não permite a queda das esferas. Usa-lo em um eixo Dana-44 deve não ficar bem ajustado, acho.
    Veja esse vídeo que encontrei no youtube, ele deve ajudar.



    Abraços
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 4
      Última resposta: 11/08/2012, 12:59
    2. Semi-eixo ou homocinetica??
      Por mateusbitoca no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 1
      Última resposta: 02/07/2012, 13:32
    3. Semi-eixo e homocinetica Samurai 94/95
      Por Abalen no fórum Suzuki
      Respostas: 12
      Última resposta: 18/09/2006, 21:48
    4. Como sacar a Homocinética do semi-eixo?
      Por Marisco Off Road no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16
      Última resposta: 31/12/2005, 15:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade