x
Convex Datacenter
Página 1 de 12 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 142
  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0

    Erro ao colocar molas da Band




    pessoal,

    acompanhei o tópico das molas da band e resolvi instalar no meu cj.

    tomei como principal exemplo o jeep do Elmer.

    cometi, entretanto um erro primário. na hora da instalação do feixe dianteiro, simplesmente instalei na parte dianteira, um suporte fixo de mola da band soldado no chassi. ele é mais baixo (alguns centímetros) que o do cj. a parte dianteira da mola, então, ficou mais próxima do chassi.

    já na parte de tras do feixe dianteiro (no jumelo), soldei um olhal de mola de band no chassi (igual o Elmer). o original é com uma bucha no interior da longarina. isto deixou esta parte da mola mais distante do chassi.

    ou seja, aproximei a mola na dianteira e afastei na traseira. por menos que seja, isso deu um "giro" no eixo, afetando o caster. o diferencial dianteiro ficou "apontando" o pinhão para baixo (de leve)

    pensei em corrigir com cunha, mas me aconselharam a reposicionar as "sapatas" do eixo e assim fiz. acho que piorou. pois agora parece que girou demais. tentei puxar o jeep com o cambão, para levar para a outra oficina, mas os pneus não "seguem" mais as trajetórias das curvas.

    ocorre que o ângulo deve ter ficado errado.

    preciso da dica dos experts para saber como voltar ao ângulo exato.

    grato.

  • #2
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0

    Caster...

    Prezado Amigo Rogério,
    Gostaria de deixar claro, antecipadamente, que não sou nehum expert no assunto, apenas alguém tentando entender as coisas e, se possível, ajudar. Pelo que relata, acho que o resultado foi o aumento do ângulo do caster, que pelo conteúdo de um texto que conseguimos traduzir sobre reversão de jumelos, é algo favorável, para que o Jeep possa trilhar melhor em fora de estrada. Acho que é como uma moto, daquelas conhecidas como trail, diferentemente das street, pois pelo ângulo de caster maior do que das primeiras, estas são melhores no off-road; e até mesmo mais confortáveis em uma viagem de longo curso no asfalto. Mas vamos deixar as motos para lá, pois estas não teêm tração dianteira, também. No meu caso, estou reformando o chassis e a suspensão, assim como o seu e acabei conseguindo uns jumelos maiores do que os que estavam lá; daí penso que tenho que compensar esta diferença com suportes fixos maiores. Não consegui estes suportes, ainda, mas não sossego até encontrar, pois sei que eles existem. Isto tudo para deixar as coisas mais ou menos niveladas, mas caso não consiga, acho que mais caster é melhor. Com relação à suspensão adaptada da Toyota, havia escutado que cunhas seriam necessárias, para corrigir alguma diferença; penso que poderia utilizar deste recurso, para poder corrigir o nivelamento e conseguir atingir um ângulo de caster o mais próximo do original da sua viatura. Um grande abraço e saudações.

  • #3
    O cáster tá muito negativo....

    Vai em algum lugar com outro jipe "original" e mede o caster dele.... a distância de um piso nivelado até o ponto onde liga a barra do munhão... alinha a medida com um nível (mas faça isso em um chão nivelado!!!! depois mede até um ponto em baixo do munhão (castanha de baixo)

    Depois leva o teu jipe para o mesmo lugar do piso nivelado e tira as mesmas medidas... pronto, vc consegue achar a diferença......

    Agora corte a solda da manga do teu eixo e gire ele para ficar correto.... depois solde denovo.....

    Só não te digo para levar em uma oficina de alinhamento laser para verificar o cáster pois não sei exatamente o que aquela máquina faz para medir tal característica.

    Abraços

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Rogério Tortato, agora que vc reposicionou as sapatas pra levantar o pião o caster ficou negativo por isso o CJ não anda no TowBar.

    A única forma de resolver agora é desmontando tudo, cortando as bolotas de munhão e girando-as (no sentido de marcha ré). Se o pião está numa boa posição para o trabalho das cruzetas não precisa mais mexer nas sapatas, só nas bolotas mesmo.

    Tem muito tópico sobre isso, até na página do Prateado falo um pouco, to meio enrolado esses dias fechando o balanço do mes passado aqui na firma daí to sem tempo pra procurar os tópicos e tentar ajudar melhor.

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Vamos faciliar as coisas.

    esquece medir comparando com outro ! tem muitas variáveis em conta.

    esquece o laser ! nem todo mundo que mede sabe o que mede, nem porque.

    Pegue 1 esquadro de 30 cm, uma prancheta de acrílico, fita durex, um transferidor, lapis, caneta ou qquer coisa que risque e uma folha sulfite A4.

    pare o jeep em um piso PLANO e puxe bem o freio de mão .... não tem freio de mão? ..... deixe engatado.

    coloque as rodas alinhadas.

    Prenda a folha na prancheta e nas bordas soltas, fita durex se não a folha fica enchendo o saco.

    deite no chão com essa parafernália, bem em baixo do eixo dianteiro.

    escolha um lado de munhão.

    faça assim:

    - com uma mão, segure a prancheta apoiada de lado no chão, com as costas da prancheta contra a lateral do pneu.

    - pegue o esquadro e encoste a lateral menor na superfície plana, ao lado do toquinho(pino mestre) .... mas não esquece de tirar o excesso de graxa+sugeira de lá.

    - o esquadro então aponta para baixo, certo?

    - agora, com uma mão, mantenha o esquadro assim, apontando para o chão.

    - com a outra mão, aproxime a prancheta do esquadro, sem entortar (inclinar) nem a prancheta, nem o esquadro.

    - procure manter a prancheta alinhada com a direção do chassis.

    -quando o A4 encostar no esquadro, faça um risco pela lateral grande do esquadro.

    pronto !

    com o transferidor, meça o ângulo entre o risco da lateral do esquadro e a linha lateral maior do papel.

    Esse é o seu ângulo.

    entre 0 e 3º , em relação à perpendicular ao solo, apontando para frente, OK ........ fora? problema.

    NA verdade vc vai ler a medida entre 87º e 90º ..... certo?




    Opções de conserto da kaka:

    1- remova os munhões e solde de novo (Muito caro e arriscado)

    2- remova os suportes no chassis e faça como deve ser feito (Caro e pentelho)

    3- remova as sapatas e solde na posição certa (pentelho + accessível)

    4- remova os grampos e põe calços (+ accessível, porém tem que achar o espigão + comprido)
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    8) Gostei da dica Leopoldo . Ótima forma de medir o ângulo de cáster.

    Entre as formas de corrigir, acredito que a melhor seria a número 1 neh?! Pelo menos é o que foi feito nos meus eixos qd os troquei. Detalhe que antes, já com as mola da band, porém com os eixos do jeep, foi colocado cunhas para acertar o ângulo. Só que depois disso eu coloquei os eixos de rural e já foi feito esta correção através do munhão, o que achei que ficou muito melhor do que as cunhas.

    Se me permitem perguntar !

    - A dificuldade de fazer a solução 1 seria de deixar os dois lados com o mesmo ângulo?! Mas acho que com bastante atenção não é impossível
    - Pelo o que eu sei a carcaça deve ser soldada desmontada (sem os semi eixo dentro). Estou correto?!

    []´s esperando as pedradas

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4
    1- Entre as formas de corrigir, acredito que a melhor seria a número 1 neh?!
    2- A dificuldade de fazer a solução 1 seria de deixar os dois lados com o mesmo ângulo?! Mas acho que com bastante atenção não é impossível
    -3 Pelo o que eu sei a carcaça deve ser soldada desmontada (sem os semi eixo dentro). Estou correto?
    1- A)são pelos menos 2 eixos (orientação) : camber, caster de preocupação em 2 lados simultaneamente.
    B) são 2 soldas que devem ser feitas com muito cuidado.
    C) soldar todo mundo solda mas, e a verificação do empenamento? ai seriam 3 eixos de preocupação.

    Esse tipo de serviço é típico para se usar um dispositivo próprio.

    Diminui a chance de fazer meleca.


    2- Sim, não é impossível mas bem difícil. E alguém lembrou de verificar mesmo antes de soldar se o eixo já não estava empenado ?????

    acontece !


    3- Sim, ou corre-se o risco de soldar os rolamentos nos mancais ou coroa no pinhão e tudo junto na carcaça, se usar CC. NA CA é menos provável mas quem quer arriscar?
    Depende da técnica, do ponto de aterramento, etc....

    Cada caso, um caso !
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    - pegue o esquadro e encoste a lateral menor na superfície plana, ao lado do toquinho(pino mestre) .... mas não esquece de tirar o excesso de graxa+sugeira de lá.

    Mestre Leopoldo, valeu mesmo a ajuda.

    só resta uma dúvida (para medir o ângulo do caster) e uma centena delas para resolver o problema.

    na citação acima, não entendi bem em qual superfície plana devo encostar a lateral menor do esquadro.

    seria no próprio munhão? onde há aquela parte plana do rolamento inferior?

    grato pela ajuda.

    depois que medir o ângulo, volto a incomodar.

    abraços.

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    No munhão externo, próximo ao toquinho(aquele se se fixa por 4 parafusos) há uma superfície plana entre o toquinho e o retentor / feltro.


    É lá que se pode apoiar o esquadro
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    No munhão externo, próximo ao toquinho(aquele se se fixa por 4 parafusos) há uma superfície plana entre o toquinho e o retentor / feltro.


    É lá que se pode apoiar o esquadro
    valeu mesmo mestre.

    depois volto a incomodar para resolver de vez o problema.

    só mais uma questão: tirando o fato de não dar pra robocar com o cambâo, tem muito problema rodar assim?

    é que já faz tempo estou procurando eixos da rural e poderia ser uma boa oportunidade de fazer a troca, deixando como está até encontrar o novo eixo.

    abraços.

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    problema?

    provável shimmy.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Rogério Tortato
    só mais uma questão: tirando o fato de não dar pra robocar com o cambâo, tem muito problema rodar assim?
    Precisa de mais atenção ao dirigir pois quando sair de uma curva as rodas(e o volante) não voltam à ficar em linha reta, tem q fazer isso no braço todas as vezes.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade