x
Convex Datacenter
Página 4 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 142
  • #37
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5



    NOOOOOOOSSSSSSSAAAAAA !

    quanto assassinato de carcaça de eixo !

    como eu disse, eu compreendo a frustração de vc's terem que meter a esmerilhadeira e arrancar os pedacinhos que fazem o reforço da carcaça.

    só que a coitadinha é de fofo e vc's pioram a coisa por 2 seguintes motivos:

    - acabam não arredondado cantos, ai teremos concentrações de tensão. e mesmo que arredondassem, a parede ficou fina.

    - colocam um grampo de mola comprimindo o material e tensionando uma área que já ficou cricri querendo rachar

    Mas nem tudo está perdido

    evitem lombadas, buracos, ou batidas em cupinzeiros, senão o resultado será uma carcaça quebrada.


    Axle truss é um dispositivo parafusado ou um barramento soldado que vai por baixo do eixo e diminui o envergamento que o mesmo esofre ao passar em lombadas, buracos , etc...

    Não resolve o problema mas minimiza a possibilidade da carcaça rachar.

    Como ela funciona?

    nasceu com o espírito da teoria da viga de concreto protendido e tem hoje suas variações, principalmente por causa das 4 link's, 3link's, etc..... Vejam:


    [img]http://rds.yahoo.com/_ylt=A9ibyGVv_2REiXoBWICjzbkF;_ylu=X3oDMTA4NDgyNWN 0BHNlYwNwcm9m/SIG=122uvltdk/EXP=1147556079/**http%3a//www.coloradok5.com/moo12bolt/3dfig2.jpg[/img]

    exemplos:






    Boa! meio que exagerada mas boa mesmo, pena que colocou por cima do eixo...

    eu sei....é por causa do vão livre:




    Não tão boa pq está por cima, mas ajuda:




    que droga, já falei que por cima não é tão bão!




    essa não ! só serve para proteger a tampa e parte da carcaça:




    não era bem isso que eu faria:




    PQP que exagero !

    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #38
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    galera, voces são demais.

    um abração a todos mesmo. achei que tudo estava perdido, mas que nada!

    no meu caso, tenho certeza de que vai ficar igualzinho ao do Vinícius.

    vai comer "muito" a carcaça do diferencial, mas, com o perdão do mestre Leopoldo, vamos a mais um assassinato.

    Mestre Leopoldo, eu, já no início, estava preocupado com a fragilização do eixo justo naquele ponto.

    a sua solução de "inspiração em viga de concreto protendido" por baixo do eixo é excepcional, mas como já mencionou, diminui o vão. além do que, sendo "meio conservador" uso Spua (depois o Bill explica pra turma o que é isso), e poderia complicar ainda mais a minha já tão complicada vida de jeepeiro "na atual conjuntura".

    sou do interior de Mato Grosso e aqui é difícil arranjar essas soluções mecânicas com nome americano.

    então, pra simplificar, pensei (sei que não devo fazer muito isso):

    1- torneio o eixo igual ao do Vinícius ("assassinando" a carcaça);
    2- fixo a sapata;
    3- coloco os grampos da mola, montando tudo, como está nas fotos do Vinícius;
    4- aí entra a minha invejável engenharia - compro um pedaço tringular de chapa de ferro bem reforçada.
    5- coloco ela na parte superior do eixo (sei qua aí voce não gosta), ligando novamente a carcaça do diferancial ao eixo, como era antes de ser torneado, porém, deixando um buraco ali para passar o grampo da mola.
    6- soldo tudo e pronto. está "super" reforçado...ou não?

    pensei: se vai quebrar, a tendência é fazer um "V" e não um "A", ou seja, a bola cair, ficando os dois lados do eixo pra cima. se houver esse reforço alí, impede, ou ao menos dificulta, que se faça esse "V".

    obrigado pela paciência.

    abraços.

  • #39
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Parece que sim.

    somente cuidado para que o tubo não empene na solda , senão vai ter problema de semi-eixo, planetária, etc...

    cada um com seu "inferno" particular
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #40
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    mais ou menos assim:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Erro ao colocar molas da Band-posi__o_dos_grampos_nos_eixos_de_rural_002_496.jpg  

  • #41
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    cada um com seu "inferno" particular
    - tornando-o coletivo

    valeu mesmo Leopoldo.

    voce trabalha na Embraer? (totalmente fora do assunto- é que tenho um primo que também trabalha lá)

    abraços.

  • #42
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Agora vendo a foto digo:

    Parece que sim mas resolve só PARTE do problema.

    A parte de baixo, na junção tubeira/carcaça continua fraca, pois perdeu muito material.

    A parte de cima reforçada restaura quem sabe 1/4 a 1/3 da resistência perdida. Só isso. Mas é melhor que nada.

    Não se esqueça que o material em baixo estará sempre sob a tensão de flexão da ponta de eixo + o cortante(1/4 peso do jeep) + solavancos.

    a flexão sempre tende a empenar a tubeira e o FoFo mas como está mais fraco, tende a rasgar a junção.

    O certo é por baixo, mas como falei, o que vc quer é melhor que nada e sem coisa alguma, se o eixo quebrar na estrada, te encontro no céu ( ou no inferno)


    [img]http://rds.yahoo.com/_ylt=A9gnMinoGGVE90IAmcmjzbkF;_ylu=X3oDMTA4NDgyNWN 0BHNlYwNwcm9m/SIG=130852hbk/EXP=1147562600/**http%3a//truckworld.tenmagazines.com/Travel-Adventure/98-rockcrawling/rc15.jpg[/img]

    totalmente fora do assunto, estou no CTA. quem é seu primo ?

    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #43
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    valeu Leopoldo.

    vou pensar num jeito de aumentar a peça que desenhei e também algo para encher na parte de baixo, sem atrapalhar as molas e grampos.

    mas acho que está 90% encaminhado.

    a vantágem (se é que isso é vantágem) é que meu motor é pequeno e leve e por isso vai exigir menos do eixo.

    vamos ver. qualquer coisa posto aqui depois.

    grato.

  • #44
    Pessoal,

    Estou fazendo a adaptação no meu 51, e hoje ao ir no mecânico tive a impressão que o eixo ficou um pouquinho deslocado para anterior. Digo isso pois me pareceu que a distaância entre a a ponta do cardã e a luva aumentou nuns 2cm. Como o Cj3A o jumelo fica na frente , corro risco de desencachar o cardã. Qual é a distância correta que a ponta deve entrar na luva?

    Grato Edgar

  • #45
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    O certo é a ponta dento da luva
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #46
    Acho que não me expressei bem, o que gostaria de saber é se entre a porção mais grossa do cardã, e a luva existe uma medida exata, pois logo após esta porção mais grossa ela tem uma diminuição em seu diametro terminando com as estrias da ponta do cardã.
    Tentarei postar uma imagem


    Grato edgar

  • #47
    Espero ser mais claro com a ilustração abaixo. Gostaria de saber se a distância X mostrada no desenho possui um valor fixo adequado (ex:4cm)

    Grato Edgar Toledo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Erro ao colocar molas da Band-carda_208.jpg  

  • #48
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    medida padrão ? Não, mas as estrias não podem aparecer
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade