x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 60
  • #1

    Temperatura Opala 4 Cilindros




    Pessoal, um breve histórico:
    O 61 tá com motor de opala 4 cilindros, silenciador de Fiat, radiador original Willys e marcador de temperatura também original. Pois é, andando na cidade, o marcador fica no meio, mas entrou na estrada o ponteiro vai lá pracima !!! Como o marcador é uma B. não dá pra dizer a quantas anda a temperatura, mas medi com termômetro digital, e mostrou 88ºC, (nesta hora o marcador de temperatura estava a 3/4).
    Perguntas:Qual a temperatura normal de funcionamento do Opala 4 Cil ?
    O fato da temperatura subir na estrada é normal? Dá pra deixar o bicho mais friozinho?

    Obrigado antecipadamente !!!!

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro Sergio!
    Desculpe minha intromissão, mais pela descrição que passou, o problema não é dos aparelhos que fazem parte da medição da temperatura.
    Tenho um leve conhecimanto sobre escapamentos e, o modelo que usa, é para um motor que chaga no máximo a 1.5cc e, o GM 151 é 2.5cc, portanto a produção de gases é maior.
    Troque o silencioso da sua viatura com uma certa urgencia, pois esta superaquecendo o motor.

    Atte,

    Gentil Filho.

  • #3
    Usuário Avatar de Carlos ZN
    Entrada
    11/08/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    635
    Agradecimentos: 0
    Olá Sergio,

    O que entendi é que vc. está com motor de Opala e marcador original??

    Vc. está usando qual cebolinha, a do Jeep ou Opala?

    Se tiver com a do Opala vá até a Jipebrás e compre a cebolinha e o adapitador para motor de Opala.

    No meu na cidade e transito fica no meio e estrada baixa para um pouco mais de 1/4.
    Abraços
    Carlos Andreoli
    São Paulo – SP Zona Norte

  • #4
    Pois meus amigos... andei lendo algo sobre aquecimento nos motores GM (naquele site "best cars web site") e em outros sites que nao lembro agora... alguns deles falam de um "misterio" que envolve estes motores... alguns (principalmente os modelos a álcool) aquecem sem motivo aparente!

    Eu sofro com o mesmo problema, é só pegar um pedaço de estrada ou trecho longo de regime de rotação um pouco mais alto que o motor esquenta até o "vermelho"... antes eu pensei que era o cabeçote (rebaixado), entao troquei o cabeçote por outro... nada! depois pensei que era o ponto de ignição, verifiquei o ponto e... nada! depois pensei que era bomba de água... mandei abrir pra ver e... nada tbem! (nao pensei que era radiador, afinal de contas eu uso radiador do 6cil. com uma ventoinha elétrica na frente e a mecânica atrás do radiador, ambas vetilam na mesma direção)... já revirei o motor atrás de uma possível falha no sistema e nao encontro!

    depois de mais d um ano procurando... já tou pensando em vender este motor só pcausa do aquecimento! é coisa de outro mundo... se alguém souber oq mais pode estar errado.... agradeço muito a ajuda!

    []'s superaquecidos...

  • #5
    Marcos, experimenta andar sem a valvula termostática

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,726
    Agradecimentos: 0
    Esse é o mesmo problema do Bf 161. Na estrada conforme se aumenta o giro ele aquece. Esses motores ñ aguentam muito bem giro alto.

    Tenho um amigo que teve GM151 a alcool e tinha o mesmo problema, trocou pelo GM250S e o problema diminuiu mas ñ sumiu.

    []s


    Peleje

  • #7
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    No meu CJ tenho um GM 151 ano 90, original a álcool. Nunca tive qualquer tipo de problema com aquecimento, mesmo andando várias horas na estrada a cerca de 100 KM/h. E olha que só tenho a ventoinha elétrica na frente do radiador, a mecânica foi retirada porque não tinha espaço ... Uso válvula termostática e um cebolão que aciona a ventoinha em cerca de 88 graus, se bem me lembro.

    Pela especificação deste motor (original alcool), a temperatura normal de funcionamento é entre 90 a 110 graus, maior portanto que o BF-161, que fica na casa dos 80-90 graus.

    Se você já checou ponto, bomba d´água, radiador está OK (não entupido internamente), cabeçote, etc, então presumo que possa estar com as galerias internas do motor entupidas por conta de ferrugem. Já fez uma limpeza geral nesse sentido ?

  • #8
    Se for fazer a limpeza cheque os selos, pois depois da limpeza costuma vazar agua ali
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #9
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por SJKCaio
    Se for fazer a limpeza cheque os selos, pois depois da limpeza costuma vazar agua ali
    Sim, se estiver muito sujo de ferrujem, os selos já podem estar comprometidos. O ideal é trocar todos eles. Neste motor tem selos pequenos na lateral oposta às velas, e 1 ou 2 selos maiores atrás, na face da caixa-seca.

  • #10
    Beleza de dicas pessoal:
    A calibração do relógio do painel x sensor (cebolinha) realmente não é a melhor, embora tenha sido feita pelo pessoal da VDO, mas se o ponteiro sobe, definitivamente é porque ficou mais quente, e se abaixa é porque esfriou. E o fato é que na estrada ele sobe. Este fato não acontecia anteriormente, mas passou a acontecer ultimamente. Depois que começou a esquentar, já concertei o radiador, o que incluiu a limpeza, e acertei o ponto. Mas continua esquentando. A hélice é aquela original do Opala, que funciona direto por correia, e gira bem próxima do radiador.
    Nunca fiz limpeza das galerias do motor, mas uso fluido mineral e a água não está barrenta, assim acho pouco provável que esteja com entupimetos....
    Nenhum fato relevante me vem a memória que seja a diferença entre o antes (qdo não esquentava) e o hoje.

  • #11
    Revendo as dicas, percebi que a informação do Kim passou desapercebida.
    O silenciador pode ser um dos problemas sim. O que é recomendado colocar, o silenciador do Opala mesmo?
    Abraço

  • #12
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Sergio Willys
    O que é recomendado colocar, o silenciador do Opala mesmo?
    No meu eu tenho o silenciador do próprio Opala. Mas fiz a troca recentemente, até então rodava com o que veio no Jeep mesmo. Estava lá desde que o comprei, uns 10 anos atrás. Então não sei de qual carro era. Mas não era "achatado" como os mais modernos, era bem um cilindro mesmo. De qualquer forma, mesmo com esse, nunca tive problemas com aquecimento.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade