x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Hybrid View

Eixo de rural no CJ aumenta o curso?

Daí galera beleza?

Já vi q existem inumeros tópicos sobre eixo de rural no CJ, mas não achei um que me tirasse essa dúvida. Os eixos de Rural aumentam o curso de suspensão do Jeep devido ao efeito alavanca ou é apenas mera ilusão causada apenas pelas extremidades do eixo estarem mais distantes uma da outra? Não sei se fui bem claro. Mas ja agradeço.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

eixos

Quem dá o curso da suspensão é o batente no chassis e o par mola/jumelo.

Tem nada a ver com eixo.

Podia ser eixo de carrinho de pipoca ou um 1313, o chassis do jeep sobe e desce a mesma coisa.

Re: eixos

Citação Postado originalmente por leopoldo

Tem nada a ver com eixo.

Podia ser eixo de carrinho de pipoca ou um 1313, o chassis do jeep sobe e desce a mesma coisa.
    Leopoldo,

Acho que ele perguntou sobre o curso na roda.....

Se for nesse caso sim... o eixo mais largo cria mais alavanca na mola fazendo ela descer mais e a suspensao abrir mais... por consequencia mais articulacao

Para a suspensao fechando nao aumenta por causa do batente... mas o pneu vai subir um pouco mais pois esta mais pra fora...

Resumindo... se vc colocar eixos de F75 em um CJ, e subir com ele em uma rampa de RTI antes e depois, vai notar que o RTI eh maior no jeep com o eixo de F75.

Abracos

Citação Postado originalmente por regis

Acho que ele perguntou sobre o curso na roda.....

Se for nesse caso sim... o eixo mais largo cria mais alavanca na mola fazendo ela descer mais e a suspensao abrir mais... por consequencia mais articulacao

Para a suspensao fechando nao aumenta por causa do batente... mas o pneu vai subir um pouco mais pois esta mais pra fora...

Resumindo... se vc colocar eixos de F75 em um CJ, e subir com ele em uma rampa de RTI antes e depois, vai notar que o RTI eh maior no jeep com o eixo de F75.
    Abracos

Graaaaaande Regis..

So voce me endende, era bem isso que eu queria saber.

Só mais uma coisinha... será que a performance off-road melhora????
    ,

Tem nada a ver com eixo.

Me desculpe cara, mas tem MUITO haver com o eixo...........

Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo

Graaaaaande Regis..

So voce me endende, era bem isso que eu queria saber.

Só mais uma coisinha... será que a performance off-road melhora????
    Dennis, a resposta eh SIM... mas nao vai pensando que muda da agua pro vinho nao... mas basicamente melhora.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

CURSO

Billj

Eu me refiro genericamente a curso ao espaço compreendido pelo afundamento máximo no batente e o alongamento máximo dado pelo curso do amortecedor.

Se você não mudou os parâmetros e só colocou a mola por cima do eixo,
    então só ganha altura equivalente à espessura do feixe+sapata+diametro do eixo.

Só que logicamente o batente de suspensão tem de ser aumentado, ou o amortecedor vai pro espaço.

Mas se você considerar no computo deste espaçamento o espaço vago do pela espessura do eixo mais sapata, há realmente ganho de curso, só que tem de haver mais modificações para esse extra, como o reposicionamento ângular do amortecedor, outro maior ou simplesmente mudar a posição do suporte, descendo o mesmo que o eixo desceu.
    Aí sim voce tem efetivo ganho.

Esses comentários são apenas para lembrar que dependendo de como o adaptante faz as coisas, o ganho = prejuízo.

Normalmente se tem falado ganha isso ou perde aquilo mas não se explica o que deve ser feito. Assim, atras de uma potencial ideia de ganho um bloco de jipeiros corre para as oficinas e aí saem todos os tipos de caca, pois muitos colocam por ex. amortecedores e nem verificam se o curso do mesmo é compatível com a suspensão, ou saem por aí virando as caixas de diferencial sem saber de CAMBER? CASTER? TOE-IN QUIÉ ISSO.

Ou fazem aqueles maravilhosos braços de direção em Z ou L como o daquela foto do jeep 194....na exposição.

Mas sim, concordo com você que se bem feito, um mesmo pacote molas/amortecedores pode quem sabe até dobrar o curso.

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Oi pessoal !!!

Pelo menos eu, quando falo em curso de suspensão, "esqueço" da existência de amortecedores, pois considero algo que a gente se preucupa depois de estar tudo pronto. Ou seja, depois de analisar todo o curso, a gente escolhe o amortecedor que melhor se adapta e a localização dos seus suportes. Vamos ver assim, como se não existissem os amortecedores! :P

Pelos desenhos que montei abaixo, fica bem claro que um jipe SPOA tem mais curso de fechamento, pois o feixe consegue comprimir mais. Independente se usa eixo comprido ou curto, esse é o máximo que o feixe poderá comprimir! Acho que nisso todos estamos de acordo!

Para abertura da suspensão, eu acho que o comprimento do eixo tem sim muito a ver, vejamos por que: por causa da alavanca maior do eixo mais comprido, o momento na mola fica maior, e isso possibilita que o feixe se distenda mais (considerando, é claro, que os jumelos permitam este movimento). Isso independe de ser SPOA ou SPUA. Taí o fator que eu acho que é o motivo da suspensão (mola) abrir mais com eixos de Rural! Tá certo?

Tá, agora vai uma dúvida: usando o mesmo eixo, e supondo que os jumelos permitam, um jipe em SPOA consegue distender mais os feixes do que o mesmo jipe em SPUA????

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eixo de rural no CJ aumenta o curso?-curso_407.gif  
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Re: CURSO

Billj

Eu me refiro genericamente a curso ao espaço compreendido pelo afundamento máximo no batente e o alongamento máximo dado pelo curso do amortecedor.

Se você não mudou os parâmetros e só colocou a mola por cima do eixo,
    então só ganha altura equivalente à espessura do feixe+sapata+diametro do eixo.

Só que logicamente o batente de suspensão tem de ser aumentado, ou o amortecedor vai pro espaço.

Mas se você considerar no computo deste espaçamento o espaço vago do pela espessura do eixo mais sapata, há realmente ganho de curso, só que tem de haver mais modificações para esse extra, como o reposicionamento ângular do amortecedor, outro maior ou simplesmente mudar a posição do suporte, descendo o mesmo que o eixo desceu.
    Aí sim voce tem efetivo ganho.

Esses comentários são apenas para lembrar que dependendo de como o adaptante faz as coisas, o ganho = prejuízo.

Normalmente se tem falado ganha isso ou perde aquilo mas não se explica o que deve ser feito. Assim, atras de uma potencial ideia de ganho um bloco de jipeiros corre para as oficinas e aí saem todos os tipos de caca, pois muitos colocam por ex. amortecedores e nem verificam se o curso do mesmo é compatível com a suspensão, ou saem por aí virando as caixas de diferencial sem saber de CAMBER? CASTER? TOE-IN QUIÉ ISSO.

Ou fazem aqueles maravilhosos braços de direção em Z ou L como o daquela foto do jeep 194....na exposição.

Mas sim, concordo com você que se bem feito, um mesmo pacote molas/amortecedores pode quem sabe até dobrar o curso.
    Caro Leopoldo,

Agora melou tudo.......... Quem sequer mencionou SPOA nessa conversa?!?!? A pergunta original era:

"Os eixos de Rural aumentam o curso de suspensão do Jeep devido ao efeito alavanca ou é apenas mera ilusão causada apenas pelas extremidades do eixo estarem mais distantes uma da outra?"

A resposta é:

Sim.

Re: CURSO

Billj

E mais........... Se estiver utilizando o amortecedor para limitar o alongamento da suspensão, já está com um projeto comprometido...........

Não tô falando que isso não seja comum. Mas que tá errado, tá..........

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

eixo????

Caramba Billj

É verdade , viajei lendo uma coisa e pensando outra.

esquece tudo, vamos para outra

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem