x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Hybrid View

  • #1

    Eixo de rural no CJ aumenta o curso?




    Daí galera beleza?

    Já vi q existem inumeros tópicos sobre eixo de rural no CJ, mas não achei um que me tirasse essa dúvida. Os eixos de Rural aumentam o curso de suspensão do Jeep devido ao efeito alavanca ou é apenas mera ilusão causada apenas pelas extremidades do eixo estarem mais distantes uma da outra? Não sei se fui bem claro. Mas ja agradeço.

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    eixos

    Quem dá o curso da suspensão é o batente no chassis e o par mola/jumelo.

    Tem nada a ver com eixo.

    Podia ser eixo de carrinho de pipoca ou um 1313, o chassis do jeep sobe e desce a mesma coisa.

  • #3

    Re: eixos

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Quem dá o curso da suspensão é o batente no chassis e o par mola/jumelo.

    Tem nada a ver com eixo.

    Podia ser eixo de carrinho de pipoca ou um 1313, o chassis do jeep sobe e desce a mesma coisa.
    Leopoldo,

    Acho que ele perguntou sobre o curso na roda.....

    Se for nesse caso sim... o eixo mais largo cria mais alavanca na mola fazendo ela descer mais e a suspensao abrir mais... por consequencia mais articulacao

    Para a suspensao fechando nao aumenta por causa do batente... mas o pneu vai subir um pouco mais pois esta mais pra fora...

    Resumindo... se vc colocar eixos de F75 em um CJ, e subir com ele em uma rampa de RTI antes e depois, vai notar que o RTI eh maior no jeep com o eixo de F75.

    Abracos

  • #4

    Re: eixos

    Citação Postado originalmente por regis

    Acho que ele perguntou sobre o curso na roda.....

    Se for nesse caso sim... o eixo mais largo cria mais alavanca na mola fazendo ela descer mais e a suspensao abrir mais... por consequencia mais articulacao

    Para a suspensao fechando nao aumenta por causa do batente... mas o pneu vai subir um pouco mais pois esta mais pra fora...

    Resumindo... se vc colocar eixos de F75 em um CJ, e subir com ele em uma rampa de RTI antes e depois, vai notar que o RTI eh maior no jeep com o eixo de F75.
    Abracos

    Graaaaaande Regis..

    So voce me endende, era bem isso que eu queria saber.

    Só mais uma coisinha... será que a performance off-road melhora????
    ,

  • #5

    Re: eixos

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Quem dá o curso da suspensão é o batente no chassis e o par mola/jumelo.

    Tem nada a ver com eixo.

    Podia ser eixo de carrinho de pipoca ou um 1313, o chassis do jeep sobe e desce a mesma coisa.


    Me desculpe cara, mas tem MUITO haver com o eixo...........

  • #6

    Re: eixos

    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo

    Graaaaaande Regis..

    So voce me endende, era bem isso que eu queria saber.

    Só mais uma coisinha... será que a performance off-road melhora????
    Dennis, a resposta eh SIM... mas nao vai pensando que muda da agua pro vinho nao... mas basicamente melhora.

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    CURSO

    Billj

    Eu me refiro genericamente a curso ao espaço compreendido pelo afundamento máximo no batente e o alongamento máximo dado pelo curso do amortecedor.

    Se você não mudou os parâmetros e só colocou a mola por cima do eixo,
    então só ganha altura equivalente à espessura do feixe+sapata+diametro do eixo.

    Só que logicamente o batente de suspensão tem de ser aumentado, ou o amortecedor vai pro espaço.

    Mas se você considerar no computo deste espaçamento o espaço vago do pela espessura do eixo mais sapata, há realmente ganho de curso, só que tem de haver mais modificações para esse extra, como o reposicionamento ângular do amortecedor, outro maior ou simplesmente mudar a posição do suporte, descendo o mesmo que o eixo desceu.
    Aí sim voce tem efetivo ganho.

    Esses comentários são apenas para lembrar que dependendo de como o adaptante faz as coisas, o ganho = prejuízo.

    Normalmente se tem falado ganha isso ou perde aquilo mas não se explica o que deve ser feito. Assim, atras de uma potencial ideia de ganho um bloco de jipeiros corre para as oficinas e aí saem todos os tipos de caca, pois muitos colocam por ex. amortecedores e nem verificam se o curso do mesmo é compatível com a suspensão, ou saem por aí virando as caixas de diferencial sem saber de CAMBER? CASTER? TOE-IN QUIÉ ISSO.

    Ou fazem aqueles maravilhosos braços de direção em Z ou L como o daquela foto do jeep 194....na exposição.

    Mas sim, concordo com você que se bem feito, um mesmo pacote molas/amortecedores pode quem sabe até dobrar o curso.

  • #8
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    40
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Oi pessoal !!!

    Pelo menos eu, quando falo em curso de suspensão, "esqueço" da existência de amortecedores, pois considero algo que a gente se preucupa depois de estar tudo pronto. Ou seja, depois de analisar todo o curso, a gente escolhe o amortecedor que melhor se adapta e a localização dos seus suportes. Vamos ver assim, como se não existissem os amortecedores! :P

    Pelos desenhos que montei abaixo, fica bem claro que um jipe SPOA tem mais curso de fechamento, pois o feixe consegue comprimir mais. Independente se usa eixo comprido ou curto, esse é o máximo que o feixe poderá comprimir! Acho que nisso todos estamos de acordo!

    Para abertura da suspensão, eu acho que o comprimento do eixo tem sim muito a ver, vejamos por que: por causa da alavanca maior do eixo mais comprido, o momento na mola fica maior, e isso possibilita que o feixe se distenda mais (considerando, é claro, que os jumelos permitam este movimento). Isso independe de ser SPOA ou SPUA. Taí o fator que eu acho que é o motivo da suspensão (mola) abrir mais com eixos de Rural! Tá certo?

    Tá, agora vai uma dúvida: usando o mesmo eixo, e supondo que os jumelos permitam, um jipe em SPOA consegue distender mais os feixes do que o mesmo jipe em SPUA????

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eixo de rural no CJ aumenta o curso?-curso_407.gif  
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #9

    Re: CURSO

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Billj

    Eu me refiro genericamente a curso ao espaço compreendido pelo afundamento máximo no batente e o alongamento máximo dado pelo curso do amortecedor.

    Se você não mudou os parâmetros e só colocou a mola por cima do eixo,
    então só ganha altura equivalente à espessura do feixe+sapata+diametro do eixo.

    Só que logicamente o batente de suspensão tem de ser aumentado, ou o amortecedor vai pro espaço.

    Mas se você considerar no computo deste espaçamento o espaço vago do pela espessura do eixo mais sapata, há realmente ganho de curso, só que tem de haver mais modificações para esse extra, como o reposicionamento ângular do amortecedor, outro maior ou simplesmente mudar a posição do suporte, descendo o mesmo que o eixo desceu.
    Aí sim voce tem efetivo ganho.

    Esses comentários são apenas para lembrar que dependendo de como o adaptante faz as coisas, o ganho = prejuízo.

    Normalmente se tem falado ganha isso ou perde aquilo mas não se explica o que deve ser feito. Assim, atras de uma potencial ideia de ganho um bloco de jipeiros corre para as oficinas e aí saem todos os tipos de caca, pois muitos colocam por ex. amortecedores e nem verificam se o curso do mesmo é compatível com a suspensão, ou saem por aí virando as caixas de diferencial sem saber de CAMBER? CASTER? TOE-IN QUIÉ ISSO.

    Ou fazem aqueles maravilhosos braços de direção em Z ou L como o daquela foto do jeep 194....na exposição.

    Mas sim, concordo com você que se bem feito, um mesmo pacote molas/amortecedores pode quem sabe até dobrar o curso.
    Caro Leopoldo,

    Agora melou tudo.......... Quem sequer mencionou SPOA nessa conversa?!?!? A pergunta original era:

    "Os eixos de Rural aumentam o curso de suspensão do Jeep devido ao efeito alavanca ou é apenas mera ilusão causada apenas pelas extremidades do eixo estarem mais distantes uma da outra?"

    A resposta é:

    Sim.

  • #10

    Re: CURSO

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Billj

    Eu me refiro genericamente a curso ao espaço compreendido pelo afundamento máximo no batente e o alongamento máximo dado pelo curso do amortecedor.

    E mais........... Se estiver utilizando o amortecedor para limitar o alongamento da suspensão, já está com um projeto comprometido...........

    Não tô falando que isso não seja comum. Mas que tá errado, tá..........

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    eixo????

    Caramba Billj

    É verdade , viajei lendo uma coisa e pensando outra.

    esquece tudo, vamos para outra

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade