-
MULTIPLICA OU DIVIDE?
Não, é para dividir.
Veja, o motor consume x litros, cc ou polegadas cúbicas depois que todos os cilindros fizeram os seus 4 tempos.
nos motores de 4 tempos....o seu também é não é? a menos que seu jeep seja o DKV, isso se dá em 2 voltas do girabrequim.
Só que deixe eu corrigir uma informação.....não é a rpm real do motor e sim a RPM lida em um contagiro (pois este já calcula a correção).
Assim, um motor 1L a 10 000 rpm consome (1 x 10 000)/2= 5 000 L/m, ou 2 500 L/min a 5 000 rpm, 1 250L/m a 2 500 rpm, 312 L/m a 625 rpm.....e assim vai.
Lógico que é para DAR UMA IDEIA, pois o ar é compressível e no motor entra menos que isso, pois há depressão, o volume de combustível : uma parte de combustível para 15 de ar, o efeito do cruzamento de válvulas, o back pressure, a humidade do ar e mais um monte de etc.....
Assim, com um compressor de 50 l/min a 625 rpm, voce não vai muito longe.
-
Vixe! tow ficando cada vez mais desinformado! naum sabia que o RPM medido no contagiros era corrigido...
mas me fala uma coisa Leopoldo, se um motor (que NAO é do DKW Candango, com três cilindros, cilindrada de 1.000cm³, três bobinas, três platinados - um pra cada cilindro - com lubrimat) gira a 10.000 RPM, ele nao "engole" a cilindrada de todos os cilindros, pois dois deles estão trabalhando (um pra comprimir e explodir, um que explodiu e exauriu), sendo preciso duas voltas para atingir sua capacidade cúbica nao é assim? (nao estou certo) por isso devemos dividir o RPM pela metade, pois trata-se de um 4T...
MAS, se um motor 1.000 gira a 5.000RPM, ele engole 1.000/2 X 5.000 = 2.500.000.... tou errado?
[]'s confusos...
-
contas
1 000(volume) x 5 000(rpm)/2 = 2 500 000(volume)/minutos....OK
Agora defina seu volume... 1 000 Litros, CC (centímetros cúbicox),cu.in (polegadas cúbicas).
Lá em cima eu definí: 1,0 litros.
Sobre o contagiros, se for mecanico, a leitura é direta.
Se for o elétrico (eletrônico), ele conta as vezes em que a bobina foi acionada e lógicamente, num motor 4 cilindros ele (o processador) conta 4 centelhas em 2 voltas para motores de 4 tempos e mostra a cada 4 centelhas ....2 voltas, ou se preferir, a cada 2 centelhas, 1 volta.
-
Cálculos feitos(não sei certo como,talvez em um dinamômetro de rolos deve ser possível,ou algum sensor de vazão acoplado na entrada de ar,bem sei lá)entrem em contato com:
www.premaq.ind.br
ou
www.arbrasilcompressores.com.br
Com os calculos obtidos peçam para ver se tem fabricado em linha,algum compressor rotativo(aqueles de parafuso) de acionamento por correia com a pressão,vazão,e trabalhando na faixa de rotação desejada.Daí é "só"(como se fosse fácil e barato)pedir um e adapta-lo na entrada de ar do motor.
Pode ser bem caro e complicado,mas eu observei que pelo forum que gosto é igual........,todos tem o próprio,e como passarinho que come milho sabe o roscovi que tem,aí foi a dica de procurar algo no setor industrial,para resolver o problema,contudo considero que existe sim uma maneira que pode ser simples ou não de por esse sopro extra para o motor,não tem jeito é para a morte,só que o custo e benefício vem de cada um.
Espero ter ajudado
-
Galera, vocês podem encontrar tudo sobre compressores aqui na Cofermaq!
Abraços!