x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1

    Motor Opala 6cc rendendo apenas 60 - 70 Km/h




    Olá amigos;

    Primeiramente é um grande prazer ter a oportunidade de participar deste magnífico fórum com o qual, sem dúvida, irei aprender muito.

    Recentemente realizei um dos meus sonhos ao comprar um Willys 1978 laranja com motor 6 cilindros de Opala 8) (câmbio de Chevette). Ocorre que só tenho conseguido 60 km/h já na quarta e última marcha (cheguei a 70 km/h mas em rotação bastante elevada). Alguns chegaram a cogitar que a reduzida poderia estar engatada mas essa possibilidade foi logo descartada. Gostaria portanto de saber quais seriam as possíveis causas, soluções e até mesmo preços para que eu possa tirar um pouco mais deste motor que, sem dúvida, ainda tem muito a oferecer.

    Fico no aguardo, muito obrigado e até!


    André Carvalho

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Bem, supondo que voce tenha comparado a velocidade com outro veiculo, vale a pena verificar qual a relacao utilizada nos diferenciais e o tamanho dos pneus.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    é verdade, meu mecanico ja levo multa por acha que tava a 60, 70km/h mas na verdade tava a 130(ele tem um motorzão fodasso)
    tem que ve se ta marcando certo
    a relação dos diferenciais e o tamanho dos pneus tambem influi muito como disse o Alessandro Henrique,
    abraços

  • #4
    Todas as variaveis abaixo, podem influir na velocidade final:

    Pneus (qto menor o pneu, menor a velocidade final)
    Relação de diferencial(9x53 = menor velocidade ---- 15x43 = maior velocidade)
    Reduzida engatada(isso é facil de resolver, é so desengatar!!!!!!!!)
    Erro na leitura do velocimetro(marcando a menos devido a substituição da relação original)

    Pque se seu jeep é um 78 ele ja tem a relação um pouco mais longa que os demais( a sua original, é 9x44)

    Faça uma analise do que´pode ser(começando do mais simples é claro)!

    E poe umas fotos da viatura aqui pra gente conhecer!!!!!!!!!

  • #5
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Aí vai uma receita para moer a tcase original do jeep, motor forte em reduzida em velocidade

    Tome cuidado a tcase original é forte mais não suporta rotações elevadas.


    No mais é o que os colegas acima já postaram.

    []s precavidos

  • #6
    Olá novamente pessoal!

    Obrigado pela pronta resposta! Minha câmera digital quebrou mas estou providenciando uma emprestada e assim que esteja com ela em mãos irei com maior prazer mostrar-lhe fotos do carango!
    Bem, quanto ao indicador de velocidade, realmente é 60 km/h. Realizei comparações com outros veículos além de ter sentido o próprio "vento na cara" para deduzir que a velocidade é de fato a indicada pelo mostrador.

    Os pneus são Pirelli Scorpion 215/80 R16. Levei o Jeep até um mecânico especializado em carros antigos da minha cidade e ele falou que a baixa velocidade devia-se à relação do diferencial, ou seja, a reduzida não estava mesmo engatada.

    Rural 4x4, seu motor também é de Opala 6cc? Quanto você consegue de velocidade com tal relação de diferencial? E qual seria o valor estimado para que eu consiga trocar tal(is) peça(s)?


    Fico no aguardo. Muito obrigado pessoal, até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #7
    cmte_carvalho,
    mas nao pode se isso
    pois eu com o bf161(original) e relação 8x44(ou 43?)
    eu consigo desenvolve 80, as vezes ate 90km/h
    tem coisa errada ai
    abraços

  • #8
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Pode ser que o motor esteja no bagaço... Ou com alguma coisa muito errada.
    Sem foto fica difícil... mesmo que a relação fosse a mais curta, não iria enforcar o motor assim.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #9
    "No bagaço" é difícil Nero, o motor está em bom estado (ao menos por fora). O som dele também está bom. Os únicos "contras" que sinto nele são no momento da partida à frio, em que tenho que ficar bombeando o acelerador por um bom tempo (o afogador ainda não está instalado), e também noto que, já com o motor quente, caso empurre o acelerador de vez até o batente o motor acelera mas com pouco rendimento, requerindo que eu faça um movimento progressivo no acelerador para ganhar velocidade.

    Ainda estou atrás de uma câmera emprestada para conseguir fotos, mas digam-me, se for apenas questão de diferencial, quanto em média custa uma engrenagem dessas?


    No aguardo, até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #10
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Então Comandante, eu já tive 6 canecos GM e isso aí é um canhão. Eu não manjo muito de mecânica mas me baseio por minhas experiências.
    Eu tinha um Jeep igual ao do SmootH, não é pra ficar enforcado assim e se ninguém mexeu nas suas relações o amigo rural4x4, disse que a sua relação original é mais longa. Ou seja, mesmo que a relação sua fosse a mais curta, deveria andar mais do que você relata.
    A minha Rural, BF161, eu comprei com o distribuidor "todo atrasado", soltou um pinhão lá dentro e essa era a gambiarra pro motor funcionar. Fiquei assim dois meses amarrado pq não tinha dinheiro pra arrumar.
    O motor GM 4.1 que eu tinha, se pisava duma vez no acelerador, dava uma "engasgada" mas depois crescia que era uma belezura.

    Se estivesse na reduzida você não iria estranhar somente em 4a marcha. Quando você sai em 1a reduzida "sem perceber que está reduzido", dá impressão de embreagem patinando pois o giro está alto e o carro não anda.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #11
    Hum...
    Bom, não vejo a hora de conseguir a tal câmera para ao menos mostrar a vocês o carro e o motor. E realmente torço para que esse desempenho não seja nada de mais grave.

    Antes de comprar o carro eu o "apresentei" a um amigo que é presidente do Jeep Clube da minha cidade (Parnaíba - PI) e segundo o mesmo o carro estava muito bom.

    Ele disse também que conhece o dono anterior o qual é um colecionador de carros antigos. Por mais essas razões eu acredito que seja apenas alguma adaptação para que o carro tenha mais força ao invés de velocidade.

    Valeu Nero! É isso. Quando tiver novidades eu as colocarei. Até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #12
    Usuário
    Entrada
    11/04/2006
    Idade
    49
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde galera,

    Sou iniciante no assunto pois adquiri meu CJ5 a menos de 2 meses, mas pelo conhecimento de mecanica que tenho e pelo fato que acontecia o mesmo no meu "BARNABÉ" ( MEU JEEP). A solução foi quando dei uma olhada no pedal do acelerador o qual tem uma regulagem ao lado do motor(BF161).
    Essa regulagem estava bem baixa e o carburador estava abrindo apenas 60% do limite isso com o pedal no fundo !!! Foi só abrir a regulagem e agora é só alegria vai até 80 Km/h fácil . Numa dessa esteja acontecendo o mesmo no seu ,espero ter ajudado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade