O meu Jeep CJ-5 recentemente começou a "balancar de lado" quando em velocidades acima de 60 Km/h e quanto está pesado. Gostaria de alguma dica para saber por onde ou por quais componentes do carro devo verificar ???
isso é normal cara
quanto mais carregado e mais rapido, mais o jeep tende a balançar
tu pode por uma barra estabilizadora
mas vai perder todo curso de suspensão
abraço!
O problema é que o "balançar" está excessivo, tornando-se perigoso a dirigibilidade, caso que não acontecia até poucos dias atrás. Obs: recentemente adaptei através de uma oficina especializada em 4x4, o sistema de direção mecânica do santana, não sei se pode ter alguma coisa a ver.
isso é normal cara
quanto mais carregado e mais rapido, mais o jeep tende a balançar
tu pode por uma barra estabilizadora
mas vai perder todo curso de suspensão
Sr. expert está errado....
Obs: cuidado nas respostas!
LBAS:
Seu problema parece ser é shimmy...
Dá uma verificada nestes tópicos, talvez seja algum deles que vc procura.
já li alguma coisa sobre "shimmy", acontece que o "balançar" do Jeep não é aquele onde a frente vai para a diretira e depois esquerda (ou vice versa) parecendo estar "bobo", e sim como se fosse o bançar de um "barco", inclusive mentendo a direção normal.
Fabiano-SL,
num so expert cara
bem pelo contrario
pelo que intendi do que ele escreveu, respondi de acordo, se respondi errado, peço desculpas
acontece, so tava tentando ajudar
abraços!
Eu tb acho que o teu problema de falta de estabilidade.
Coloque uma Barra Estabilizadora na parte trazeira , que deve melhorar muito.
Eu coloque a barra dianteira do opala , + a "beleta, ou baleta" não sei se o nome é este , do corcel , que são duas barrinhas com borracha para a fixação da barra estabilizadora , é simples e rapido de colocar.
Tambem ja vi da blaiser , é plug and play.
Voce pode tb, se for o caso , serrar a barra e juntar novamente com um cano mais grosso com dois para fusos , para poder "desligar a barra" em caso de trilha muito pesada.
vou falar por experiencia propria , quando comprei meu cj , pensei em instalar uma barra estabilizadora no carro , pois achava q ele tombava de mais . ate hj n instalei pq n acho necessaria . ta certo q uso espaçadores de roda de 1" e pneus 235 , o q pode causar esse balanço , pode ser amortecedores gastos ou molas ruins tb . ontem msm voltei de viagem de maromba com o carro , com 3 pessoas e mais uma kctada de mala , o carro tombava fato , mas na descida da serra das araras desci chutado e com ele tobando msm , tomba mas n capota hehehe tem q so acostumar com o balanço da barca . se seus amortecedores estiverem ruins quando colocar peso no carro ele ira ficar mais bobo , normal , da uma olha nos amortecedores do carro .
Lbas;
Quando peguei meu Jeep, vim pra São Paulo pela Raposo, e não morri porque não era dia. Numa curva de alta ele entrou em um pêndulo, que arrepia só de lembrar!!
Duas coisas estavam muito mal.
1) Pressão dos pneus (miuto vazios) que ficam dançando na roda.
2) Feixe de molas arriado (com molas a menos).
Hoje, a viatura é controlável, e não faz mais daquelas....
Os amortecedores não influenciaram neste caso.
Boa sorte, e manera, até achar e corrigir a causa.