x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    48
    Agradecimento: 1

    Alternativas para Caixa de Transferencia?




    Olá galera.

    Tenho obersavado que a cada novas modificações do Willys com motores mais potentes... Quais opções que há para substituir a caixa de transferencia/reduzida do Willys?

    1. Toyota Bandeirantes: é um trator, inquebrável a mais forte de todas e com reduzida.
    2. Willys: foi boa para sua época para seus motores originais no máximo para o Opala 4 cilindros.
    3. Engesa: muito forte mas não tem reduzida. Para solução gambiarra usa junto com a caixa da C10 com a primeira marcha bem reduzida
    4. Toyota Hillux: dos modelos mais antigas (99/2000), acho que usa um sistema de corrente. Não sei se é tão forte.
    5. Ranger: também das antigas (98/99), bom o meu mecânico me falou que dá para adaptar mas não gosta pois o acionamento da reduzida é por solenóide, envolve elétrica logo não é tão confiável.

    Não há nada mais moderno ou fácil de encontrar? Porque todas as opções acima estão virando peças de colecionador. Ninguém fabrica por exemplo uma caixa tipo universal? Eu só vi tais caixas NP importadas nos EUA, usam para tudo até em tratores. Aqui no Brasil importação todo mundo sabe como funciona, lento e caro.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Vai colocar a caixa em qual conjunto?

    Como primeira opção iria na de hilux japonesa (eixo rígido), essas são por engrenagem e tem kit de engrenagens mais reduzidas. Difícil, mas não impossível de achar.

    Como segunda opção iria na de forntier 2.8, tb por engrenagem e com kit no mercado.

    Em terceiro iria na do troller/ranger 3.0, são por corrente e não tem kit de redução, mas tem compatibilidade com o guicho da eckron.

    Isso vai muito do conjunto utilizado, pois a confecção de flanges pode demorar/inviabilizar o projeto...

    Hj uso a dana18 e estou feliz!

    PS: A NP tem de monte por aqui, saiu em cherokee, wrangler, f1000, etc. São boas mas tem que se atentar ao modelo.
    Murilo Beltrame

  • #3
    Usuário Avatar de antoniofilipi
    Entrada
    19/08/2008
    Local
    Lages/SC
    Idade
    37
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Eu, como quebrei 04 vezes a do willys já, usando caixa da C10 (3 marchas), preciso de mais uma marcha pelo menos pois a cada tempo vamos aumentando os pneus e a relação vai ficando incompativel.
    estou terminando a flange, bem em breve estarei montando no jeep uma 240V (engesa), com a reduzida da Toyota Bandeirante.
    Jeep Willys '74 Motor 3.0 Omega + FuelTech, Caixa C-10, Spoa, 37/12.5/17 INSANO,Bloqueado 200% FullLock,High Steer + Rural Willys '66 Bf161 original.

  • #4
    Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Posts
    621
    Agradecimentos: 7
    Dae PessoALL,

    Até o momento uso a caixa 3 marchas e reduzida original, com motor opala 4 cilindros turbo, rendendo 140 cv lá nas rodas, sendo assim, a qualquer momento uma das duas pode dar problemas...

    Gostaria de usar algo mais moderno e forte, no entanto todos conjuntos que olhei são gigantes em comparação ao conjunto original... principalmente em se tratando do cambio.... alguém saberia de algum conjunto moderno mais compacto e forte possível de se adaptar no motor de opala?
    Christian Ullmann
    Cj5 1972 - Opala 4 Turbo e injetado FT450 - 100% EATON - Four link - Guincho Dandaro - Carroceria de Fibra - Pneus Trepador 35"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    48
    Agradecimento: 1
    Obrigado galera pelo feedback e a vasta experiência de vocês.
    Então é de fato há limitações de mercado para nós dar aquela incrementada em nossas simpáticas máquinas destruidoras de trilhas. Não há muitas opções novas no mercado, temos que sobreviver com sucatas e ficar minerando peças.
    Comecei essa pesquisa depois que quebrei minha caixa de transferencia Willys pois dei uma arrancada meio bruta com meu motor diesel nele instalado, a caixa ficou banguela (sem dentes) em fração de segundos , e conforme conversa com o meu mecânico queria colocar uma caixa de transferencia indestrutível igual da Bandeirantes ou Engesa (nem sabia que não tinha reduzida). Quando encontrei uma caixa de transferencia na OLX da Toyota Bandeirantes era um preço absurdo... Mais uns trocados compro outro Willys...
    Fui atrás de fabricantes de caixa de transferencia.... Nossa é pior ainda ali eu comprava um Wrangler usado , ok é para outro público para caminhões pesados tais como dos bombeiros e exército.

    Conversei com meu amigo torneiro que também é proejtista mecânico se topa fazer uma caixa de transferencia a mais simples possível mecanicamente com marcha reduzida, que dê um produto final universal super robusto e um preço justo (isso é polêmico, algo pelo menos próximo do preço de uma caixa usada no mercado mas será novinha de fábrica, plug and play). Aceito sugestões de preço final de caixas assim... Para também estimar a viabilidade do projeto (vi maluco pagando R$6000 a R$8000 para uma caixa, achei caro demais para uma caixa que duvido que aguenta o tranco).

    Quero opiniões das caracteristicas para nós começarmos o projeto. Até rabiscamos 2 modelos... Uma similar ao Engesa engrenages super reforçadas para aguentar motor diesel porém sem a marcha reduzida pensamos já fazer todo os suportes para acoplar no câmbio da C10 (é o único cambio que conheço que 1a marcha é bem reduzida) seria um produto mais universal talvez já mais focado para pequenos caminhões, uma solução barata de fazer 4x4 nesse segmento de veículos.

    Outro modelo um pouco mais complexo usando correntes para ter a marcha reduzida. Esse quero algumas opiniões... Para o rascunho realizado... Não teria como desligar o 4x4, ou seja roda em velocidade NORMAL ou REDUZIDA sempre com a tração ligada. Lembrei que tem a roda livre para desacoplar, contudo o cardã sempre vai estar girando em falso. Seria algum problema?

  • #6
    Usuário Avatar de Cláudio Ferro
    Entrada
    04/10/2012
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Idade
    49
    Posts
    216
    Agradecimentos: 0
    Olá bom dia a todos, aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida sobre o cambiamemto das duas alavancas da CT Engesa 4x4 na Chevrolet C15 militar, vc sabem como funcionam as posições para 4x4 e reduzida nestas duas alavancas?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por rodrigoevaldo Ver Post
    Obrigado galera pelo feedback e a vasta experiência de vocês.
    Então é de fato há limitações de mercado para nós dar aquela incrementada em nossas simpáticas máquinas destruidoras de trilhas. Não há muitas opções novas no mercado, temos que sobreviver com sucatas e ficar minerando peças.
    Comecei essa pesquisa depois que quebrei minha caixa de transferencia Willys pois dei uma arrancada meio bruta com meu motor diesel nele instalado, a caixa ficou banguela (sem dentes) em fração de segundos , e conforme conversa com o meu mecânico queria colocar uma caixa de transferencia indestrutível igual da Bandeirantes ou Engesa (nem sabia que não tinha reduzida). Quando encontrei uma caixa de transferencia na OLX da Toyota Bandeirantes era um preço absurdo... Mais uns trocados compro outro Willys...
    Fui atrás de fabricantes de caixa de transferencia.... Nossa é pior ainda ali eu comprava um Wrangler usado , ok é para outro público para caminhões pesados tais como dos bombeiros e exército.

    Conversei com meu amigo torneiro que também é proejtista mecânico se topa fazer uma caixa de transferencia a mais simples possível mecanicamente com marcha reduzida, que dê um produto final universal super robusto e um preço justo (isso é polêmico, algo pelo menos próximo do preço de uma caixa usada no mercado mas será novinha de fábrica, plug and play). Aceito sugestões de preço final de caixas assim... Para também estimar a viabilidade do projeto (vi maluco pagando R$6000 a R$8000 para uma caixa, achei caro demais para uma caixa que duvido que aguenta o tranco).

    Quero opiniões das caracteristicas para nós começarmos o projeto. Até rabiscamos 2 modelos... Uma similar ao Engesa engrenages super reforçadas para aguentar motor diesel porém sem a marcha reduzida pensamos já fazer todo os suportes para acoplar no câmbio da C10 (é o único cambio que conheço que 1a marcha é bem reduzida) seria um produto mais universal talvez já mais focado para pequenos caminhões, uma solução barata de fazer 4x4 nesse segmento de veículos.

    Outro modelo um pouco mais complexo usando correntes para ter a marcha reduzida. Esse quero algumas opiniões... Para o rascunho realizado... Não teria como desligar o 4x4, ou seja roda em velocidade NORMAL ou REDUZIDA sempre com a tração ligada. Lembrei que tem a roda livre para desacoplar, contudo o cardã sempre vai estar girando em falso. Seria algum problema?
    Qual motor você usa?

    Verifica a possibilidade de colocar cambio e ct (caixa de transferência) originais dele...

    Fazer do zero acho inviável, não subestimaria as centenas de horas-homem gastas para projetar uma ct. Contudo, se você quer fazer, pegaria um modelo e usaria como base, fazendo a carcaça e aproveitando as engrenagens e acionamentos disponíveis. Mas ai já não sei se seria vantajoso economicamente...

    Isso acontece com os samurais, existem diversos kit de engrenagens muito resistentes, porem a carcaça não aguenta.

    Obs: evitaria o uso de corretes, elas dão problemas até em carros originais...
    Murilo Beltrame

  • #8
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    38
    Posts
    2,793
    Agradecimentos: 10
    O maior problema que vejo nas reduzidas Willys são a baixa qualidade de peças de reposição, porém parece que tem uma empresa no sul, que está fabricando engrenagens mais reduzidas e forjadas...

    O meu Jeep, uso uma caixa toda recondicionada, de uma empresa que faliu, ia fazer pequenos caminhões com motor MWM 2.8... desde então, vem aguentando de boa. Sabendo dosar o pé é claro...

    Enfim, o que fiz de diferente usar óleo 140, e kit prolong e carter maior... só... Vamos ver agora com o Powerstroke 2.8 se vai continuar aguentando o motor...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #9
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    O conjunto Caixa de transferência/reduzida, sofre um esforço menor se estiver trabalhando com um cambio apropriado! Acho que alem de transferência/reduzida melhores devemos pensar no cambio também! Minha modesta opnião o cambio automático ajuda muito pois evita trancos desnecessários! Podíamos também buscar um alternativa de cambio automático com a caixa de transferencia/reduzida. Como exemplo (uma antiguidade eu sei...) cambio TH180 ou 4HP22 com reduzida Willys, fica bem resistente! A idéia seria melhorar o casamento das caixas que deixa o conjunto muito longo... Enfim quem mais pensa num cambio automático para trilha?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    48
    Agradecimento: 1
    Câmbio automático? Sempre fiquei com o pé atrás no câmbio automático. Sei como ele funciona... Trabalho com máquinas industriais gigantescas que usa o mesmo princípio de funcionamento mas são bem robustas nunca ouvi quebrar o reparo é simples, mas tenho toda a documentação e desenhos fica fácil consertar.
    Agora cambio automático de automóvel quem conheço só reclama, ainda mais das pickups novas vivem dando problemas e com muita dificuldade conseguem reparo. Talvez seja o desleixo do motorista (não troca o oleo nunca) ou os cambios novos tem muita eletronica embarcada senão são frágeis mesmo.
    Talvez os antigos do Galaxie e Opala são mais robustos mas esses desconheço, nunca dirigi ou vi esses cambios. Quero opiniões?
    Realmente os trancos seriam absorvidos pelo fluído hidráulico, não seria uma pancada seca nas engrenagens igual ao cambio convencional; nesse ponto concordo.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Cambio at ajuda, mas não faz milagres...
    A unica coisa que "patina" é o conversor de torque, depois q a marcha esta engatada o esforço é o mesmo.

    Gosto dele na trilha, a tocada é bem diferente e mais fácil. se esta pensando na troca, é bom fazer uma trilha de zeca ao menos.
    O povo adapta o zf 4hp22 que saiu em vários modelos, de opala a discovery. Olharia o da cherokee xj tb, acredito ser mais fácil de encontrar e mais barato...

    Abraços
    Murilo Beltrame

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Cambio at ajuda, mas não faz milagres...
    A unica coisa que "patina" é o conversor de torque, depois q a marcha esta engatada o esforço é o mesmo.

    Gosto dele na trilha, a tocada é bem diferente e mais fácil. se esta pensando na troca, é bom fazer uma trilha de zeca ao menos.
    O povo adapta o zf 4hp22 que saiu em vários modelos, de opala a discovery. Olharia o da cherokee xj tb, acredito ser mais fácil de encontrar e mais barato...

    Abraços
    Vou discordar, faz milagre sim, como evita trancos desnecessários, poupa muito o resto do conjunto.
    O torque sofrido em movimento não é suficiente pra danificar essas peças de transmissão, pode ver que a maioria 9senão a totalidade) das quebras ocorre num momento de pancada.
    Além disso a transmissão automática oferece muito mais controle sobre o veiculo na trilha.
    Cambio automático bem conduzido não tem pra ninguém
    Mas essa discussão é longa e apimentada.
    O que acho que falta é comparativo de dois veículos iguais com a cambio manual e auto
    pessoal compara willys com cherokee aí fica desigual demais, os willys auto que vi eram show de bola.
    []´s
    4X4 Brasil
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 1
      Última resposta: 04/11/2013, 16:07
    2. Tradução de manual para a caixa de transferência
      Por BRAVOECONOVEMBER no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 12/10/2012, 12:10
    3. Óleo para caixa de marcha, transferência, etc da CAMPER DIESEL
      Por JAIRO MARIOTTI no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 3
      Última resposta: 14/02/2008, 21:51

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade