x
Convex Datacenter
Página 2 de 22 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 253
  • #13
    Usuário Avatar de Hélio
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    Sto André/SP
    Posts
    531
    Agradecimentos: 0

    Re: Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.




    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Rolamentos de roda do cubo dianteiro:

    Monte tudo , até coloque o pneu, mas não aperte os rolamentos, só encaixe a porca e dê o encosto.
    Com a roda montada e o eixo ainda no macaco, gire o pneu, como êle tem inércia, fica girando e aí sim, você aperta a porca 1/2 volta a partir do encosto e retorna 1/8. Para o pneu, tira a roda e faz o teste da balaça no prisioneiro da roda. Deu uns 5 kgs, ok.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    As ferramentas especiais são:

    1- soquete para a porca do cubo de roda (a minha eu comprei na agromotor)
    2- chave para soltar a porca lisa (está você só precisa ter caso sua roda livre seja automática)a minha eu ganhei da AVM numa visita técnica.
    3- dependendo do caso, se voce não confia no feeling do ajuste manual, uma balança Kgs/Lbs daquelas tipo pessoal que vende limão ou mandioca por kilo (voce já viu?) pois voce pode verificar o valor da pré carga até antes de cogitar a desmontar: Com o eixo no macaco e calçado, remova a roda;com um dedo na argola da balança e outra argola no prisioneiro de roda puxe a balança tangencialmente e veja se a carga está em +/- 2 kgs.

    Ola a todos

    Estou com duvida com relação a pré carga nos rolamentos dos cubos de rodas informadas neste tópico. Mestre Leopoldo, vc relatou dois valores diferentes nas respostas dadas, vc poderia definir qual o valor é mais apropriado.


    []'s com a balança na mão
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #14
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    ajuste

    Bem observado Hélio.

    Não estava nem um pouco claro que existem diferenças entre medir a pre-carga de rolamentos usados e a verificação de ajuste pós instalação de rolamentos novos.

    Acabei de rever todo o texto e corrigí as discrepâncias e coloquei uma faixa de aceitação para os rolamentos novos, afinal nem sempre dá para cravar num valor fixo e na verdade existe uma faixa de ajuste.

    Boa sorte no seu ajuste.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #15
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Estou ajustando minha roda-livre e diferencial (está fora do carro) e fui fazer eu mesmo a abertura e ajuste do munhão, pois aqui por perto só conheço oficinas "especializadas em talhadeira" e, neste caso, prefiro meter a mão na massa.

    Bom, desmontei e estava tudo ok. Mantive os rolamentos do munhão pois estavam bons. Fiz o procedimento de ajuste conforme o Leopoldo ensinou (com balança e etc.). Custou 3 trocas de calço, e no final ficou sem calço nenhum com 4kg na balança. Só fiquei com algumas dúvidas:

    1. Com o ajuste em 4kg fica bem pesado pra rodar o munhão com a mão. Tem que tomar um copo duplo de Sustagem pra virar e desvirar algumas vezes sem cansar. Quando coloquei o retentor, o feltro e as chapinhas, nossinhora, ai que ficou duro pra caramba! Quase derrubei o diferencial do cavalete tentando virar o munhão. Pergunto: dando a carga certa, fica duro assim mesmo pra virar na mão o munhão ou será que fiz alguma besteira (balança descalibrada, talvez)?

    2. Como disse, marcou 4kg no munhão sem calço, e olhe lá. Mas os rolamentos não são novos. Imagino que, como no rolamento do cubo, o torque necessário para mover o munhão com rolamentos usados seja menor que com rolamentos novos. Daí eu ter marcado a pré-carga no mínimo e sem calços. Imaginei certo ou não tem nada a ver neste caso?

    3. O Leopoldo disse acima que no caso da RL automática, trava-se o ajuste do rolamento do cubo com a porca lisa, e na RL manual é com a arruela-trava. Estou trocando minha RL de automática para manual mas não sabia deste detalhe. Estou com as porcas-lisas pra instalar (até comprei uma nova) e minha pergunta é, óbvio, há algum problema em manter as porcas lisas com a RL manual, ou terei que trocar pelas arruelas-travas?

    Desde já, obrigado qualquer esclarecimento.

  • #16
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por flaviovs
    1. Com o ajuste em 4kg fica bem pesado pra rodar o munhão com a mão. Tem que tomar um copo duplo de Sustagem pra virar e desvirar algumas vezes sem cansar. Quando coloquei o retentor, o feltro e as chapinhas, nossinhora, ai que ficou duro pra caramba! Quase derrubei o diferencial do cavalete tentando virar o munhão. Pergunto: dando a carga certa, fica duro assim mesmo pra virar na mão o munhão ou será que fiz alguma besteira (balança descalibrada, talvez)?
    Se você fez o procedimento correto e a balança esta +/- certa, o munhão fica duro de se virar segurando-se pela ponta, onde engata o terminal da direção. Só não dá para dizer duro...muito duro........muito muito duro pois depende da força física e cada um. ........mas pode haver problema com a sua balança........ ponha 4 litros de leite em um saco de supermercado e dependure na balança: veja o resultado.


    Citação Postado originalmente por flaviovs
    2. Como disse, marcou 4kg no munhão sem calço, e olhe lá. Mas os rolamentos não são novos. Imagino que, como no rolamento do cubo, o torque necessário para mover o munhão com rolamentos usados seja menor que com rolamentos novos. Daí eu ter marcado a pré-carga no mínimo e sem calços. Imaginei certo ou não tem nada a ver neste caso?
    Não faz diferença pois o intuito é a pré-carga. Não esqueça que há uma faixa de pré-carga aceitável. Não é cravado em 4kgs.


    Citação Postado originalmente por flaviovs
    3. O Leopoldo disse acima que no caso da RL automática, trava-se o ajuste do rolamento do cubo com a porca lisa, e na RL manual é com a arruela-trava. Estou trocando minha RL de automática para manual mas não sabia deste detalhe. Estou com as porcas-lisas pra instalar (até comprei uma nova) e minha pergunta é, óbvio, há algum problema em manter as porcas lisas com a RL manual, ou terei que trocar pelas arruelas-travas?
    Ocorre que no kit da RL automática vem a porca lisa mas na RL manual a lisa não vem.

    Por opção, eu continuaria usando a lisa desde que você tenha a ferramenta de aperto da lisa. É mais preciso o ajuste com a lisa.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #17
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Se você fez o procedimento correto e a balança esta +/- certa, o munhão fica duro de se virar segurando-se pela ponta, onde engata o terminal da direção. Só não dá para dizer duro...muito duro........muito muito duro pois depende da força física e cada um. ........mas pode haver problema com a sua balança........ ponha 4 litros de leite em um saco de supermercado e dependure na balança: veja o resultado.
    Talvez não tenha explicado direito. Depois de ajustado ficou difícil de vencer o atrito estático do munhão. Depois que ele se move, dá pra ir até o outro lado com bem menos força. Com o retentor, feltro e chapas, o atrito estático é muito maior. Mas depois que se move, dá pra ir... Só que ele vai preso. Em outras palavras, é peciso esforço para manter o movimento. Pra fazê-lo sair da posição inicial é que precisa de muita força, principalmente depois de montado.

    Bom, vou fazer o teste da balança de qualquer jeito. Se não for ela a culpada, então deve estar normal mesmo!

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Citação Postado originalmente por flaviovs
    2. Como disse, marcou 4kg no munhão sem calço, e olhe lá. Mas os rolamentos não são novos.(...)
    Não faz diferença pois o intuito é a pré-carga. Não esqueça que há uma faixa de pré-carga aceitável. Não é cravado em 4kgs.
    Depois que escrevi pensei e comecei a raciocinar assim também (não faz diferença). Me apeguei no 4Kg porque foi o que consegui sem calço. Mas, como você diz lá em cima, o Manual do Jeep fala em começar em 3,6Kg, ou seja, não tá ainda no limite.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Ocorre que no kit da RL automática vem a porca lisa mas na RL manual a lisa não vem.

    Por opção, eu continuaria usando a lisa desde que você tenha a ferramenta de aperto da lisa. É mais preciso o ajuste com a lisa.
    Quando foi que você comprou sua última RL? A minha foi comprada a algumas semanas e não vei porcas, arruelas, nada... Pra você ter uma idéia, até os parafusos de fixação não vieram e tive comprá-los separado. Bom, eu comprei a RL e só. De repente há um kit completo, mas este eu não vi a venda. Ou então, de repente antigamente o kit vinha com essas peças a mais e hoje não...

    Mas bom saber que posso manter a porca-lisa. Menos coisa pra esquentar.

    Valeu pela resposta!

  • #18
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Flavius, é isso mesmo:

    Depois de ajustado a pré-carga e colocado o retentor e o feltro, fica "pesado" pra caramba mas é isso que segura o shimmy. Dos 4 vai para uns 8 kgs brincando.

    E não se esqueça que o atrito estático é maior que o dinâmico então é mas fácil girar o munhão depois que ele se mexe.

    PUUUUUTTTTTZZZZZ !

    antigamente.....sei lá a quantos anos.......vinha tudo junto....todos os parafusos, arruelas, juntas....tudo no kit da roda livre.

    EH BRASIL !
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #19
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    leopoldo.

    realmente impressionante a sua "aula".

    quanto mais eu acho que conheço o jeep, mais eu me surpreendo com o que falta ainda para aprender.

    gostaria de tirar uma dúvida.

    eu já desmontei os munhões do meu jeep e alguns dos rolamentos estavam realmente com a capa marcada pelos roletes. na minha ignorância (e também na do mecânico) achei que fosse algum desgaste natural já que presumi que tais rolamentos trabalham, talvez 90% do tempo parados, quando a direção está em linha reta, e, nesta posição, acabam recebendo grande parte (a maior parte) dos "solavancos" e "socos" da estrada, o que, em tese, ocasionaria aquelas marcas.

    então o que acontecia na verdade é que tinham sido mal ajustados?

    ou realmente o fato de trabalharem grande parte do tempo na mesma posição (andando em linha reta) e tomando os "baques" da estrada também pode ocasionar tais marcas?

    mais uma dúvidas, já que, pelo visto você é um "expert" no assunto, aqueles mancais inteiriços, acho que produzidos pela "enfer" e revendidos pela "rota4x4" realmente são bons? melhores que rolamentos? poderiam eliminar tal problema?

    grato.

  • #20
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rogério Tortato
    mais uma dúvidas, já que, pelo visto você é um "expert" no assunto, aqueles mancais inteiriços, acho que produzidos pela "enfer" e revendidos pela "rota4x4" realmente são bons? melhores que rolamentos? poderiam eliminar tal problema? grato.
    Rogerio , apergunta foi pro mestre Leopoldo , mas como troquei em Novembro os rolam. de munhão pelos mancais , posso dar palpite , hehe ..
    A montagem fica mais simples , deixei com 4 kgf e ao usar um pouco foi pra 2 kg , o ajuste foi feito com uma semana andando com a vtr , tirei um calço de cada lado e ficou com 3,5 kgf , está ideal ... a única coisa que não gostei foi que a passagem de graxa ficou pelas bordas , montei com bastante graxa por causa disso , o ideal seria um furo no centro pra graxa chegar bem nos canais de lubrificação ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #21
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    E agora eu dou o meu pálpite:

    (Eduardo, acho que você vai ter que abrir o munhão + 1 vez 8) )

    Na minha opinião, o mancal semi-esférico resolve o problema do rolamento que pode ser danificado já na montagem, mas como bem observado pelo Rogério, depois de um bom tempo trabalhando na mesma posição, o bendito do rolamento fica + desgastado numa posição que é a dos 90% do tempo com a direção +/- no meio.

    Então alguém pode perguntar:

    -então, se rolamento se vai desgastar dessa forma, porque me dar ao trabalho de fazer o ajuste corretamente?

    resposta: por causa da durabilidade da peça depois de montada !

    Agora uma observação importante:

    Na montagem da rótula semi-esférica, como o Eduardo já constatou uma suspeita na deficiência na lubrificação, eu faria o seguinte :

    Usaria na montagem da rótula com a capa uma camada bem 'ALIMENTADA' de graxa com DISSULFETO DE MOLIBDÊNIO, vulgo MOLYCOTE ou GRAXA com GRAFITE.

    O dissulfeto proporcionaria uma lubrificação, mesmo que a graxa normal do munhão não seja capaz de entrar entre a rótula e a capa, afinal há uma pressão enorme entre as 2 peças depois de feito ao ajuste.

    Isso garante a lubrificação da rótula, manterá o grau no ajuste e prolongará a vida das superfícies de contato: rótula/capa

    Rogério, tanto os rolamentos podem ter sido danificados na montagem, como podem simplesmente terem vencido a vida em serviço ou ambos.

    A diferença é que uma montagem mau feita danifica os rolamentos já no aperto das porcas.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #22
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Ae, com a desmontagem de um eixo dianteiro de Rural q tenho aqui, achei interessante, mostrar q uma boa porcentagem dos eixos de Jeep/Rural/F75, estão montados erradamente ... Inclusive os meus

    Bom quando desmontei uma das rodas livres, achei coisas interessantes para ilustrar. Como muringa do semi-eixo com folga excessiva, na pista de rolamento do munhão, anel trava da roda livre automática entalhada :P , falta do anel trava, isso apenas um dos lados. O outro estava até Ok, apenas na hora de desmontar os "toquinhos", um deles tinha aquele braço inferior de direção da Rural soldada , vou ter q esmerilhar fora ou comprar outro ... Graxa e sujeira a vontade em ambos. Já até os semi-eixos estavam ok, apenas vou trocar uma cruzeta, coroa, pinhão, satélites, ok. Ou seja, onde o meca põe a mão saiu merda Ou os antigos donos não tinha menor cuidado .

    Não estou generalizando os mecas Ok. Mas sempre tem uns porcaria por aí

    Ah, sei lá pq tem camadas de tinta vermelha no meu eixo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01046_181.jpg   -dsc01043_131.jpg   -dsc01042_155.jpg   -dsc01039_981.jpg   -dsc01038_583.jpg  
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #23

    Porcas de Engenharia by ENSIMEC

    Saiu do forno galera

    Porcas de engenharia de ajuste de rolamentos de cubo de roda by ENSIMEC.

    O kit é composto por 2 porcas e uma ferramenta (cilindro com a base amarela)

    As porcas redondas possuem um parafuso alem que comprime a rosca, não deixando-a bambear.

    As porcas serão vendidas separadamente também.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -porca__004_129.jpg  
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #24
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    perguntas:

    1- é o protótipo de desenvolvimento ou é a peça já de venda?

    2- qual será o procedimento de aperto do parafuso allen? por torque ou por ângulo?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade