x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 47
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/02/2008
    Idade
    42
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Ligando marcadores (Fuel, Temp, etc...)




    Bom dia Amigos 4x4,

    Não encontrei assunto sobre ligação de marcadores, tais:
    Velocimetro, Gasolina, Temperatura e Pressão do Oleo.

    Alguem pode me informar como faço para ligar esses marcadores, e adicionar luzes a esses instrumentos?

    O velocimetro, e o fuel, acredito que seja fácil, pois quando desmontei, eu marquei cada fio.
    Agora da Temperatura e da pressão é novo para mim.

    Desde Já obrigado !!

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Nao veio manual de instrucoes de montagem junto com os instrumentos?
    De que marca sao?
    Segue abaixo a descricao dos terminais normalmente utilizados:

    Velocimetro: Se for mecanico, desconecte o cabo do antigo instrumento e ligue no novo. Podem haver diferencas de encaixe (roscas).
    Se eletrico, Conecte a 12V proveniente da chave, negativo e fio de sinal proveniente do sensor;

    Gasolina: Conecte a 12V proveniente da chave, Negativo e fio da boia;

    Temperatura: Conecte a 12V proveniente da chave, Negativo e fio do sensor de temperatura.
    Se mecanico, providencie derivacao para ligacao do bulbo;

    Pressao: Conecte a 12V proveniente da chave, Negativo e fio do transdutor de pressao.
    Se mecanico, providencie tubos e conexoes para ligacao junto ao interruptor de pressao do oleo;

    Iluminacao: Conecte fio proveniente do interruptor das luzes ou reostato ao borne da lampada.

    Detalhe: Verifique a compatibilidade dos instrumentos com os sensores (temperatura, pressao, boia) de modo a evitar erros de leitura;

    sds.
    4X4 Brasil
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/02/2008
    Idade
    42
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Carakas....Parabens Alessandro, mandou muito bem na explicação.
    Tirou todas minhas duvida......muito obrigado.....

    Eu comprei todos da marca Willtec, e tem sim o manual de instrução em todas as caixinhas, nen passou por minha cabeça olhar o manual......
    Vou instalar hoje mesmo....quando tiver pronto coloco fotos para tu ver como ficou.....+ 1 x Obrigado !!

    _Renato 4x4_
    º\||_____||/º
    __(O|||||||O)__
    |##| |##|

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Renato,
    As conexoes que mencionei sao as normalmente utilizadas e podem haver diferencas. Por isso eh importante ter o manual de instalacao para que nao haja duvida quanto a identificacao dos bornes bem como a sua respectiva ligacao.


    Boa sorte.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/02/2008
    Idade
    42
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Alessandro,

    fiz conforme tu disse sobre as ligações, porem o marcador do fuel, creio não estar correto.
    Quando ligo a chave de ignição o ponteiro vai direto para como se o tanque estivesse cheio, estranho que o terminar da bóia mesmo estando desligado do marcador de gasolina, o mesmo continua como cheio.

    No manual que veio junto do instrumento diz assim:

    Utilize uma bóia com a mesma calibração do relógio(vazio-cheio)para não haver diferença de leitura
    Ligar+(positivo) no pós chave(positivo)
    Ligar-(negativo) ao chassi do veicúlo
    LigarG(sensor) ao terminal da bóia.

    Será que o problema é a compartibilidade da bóia x marcador ?

    Cara mais uma vez muito obrigado !!

    Renato

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Ola Renato,
    Verifique se a boia esta em contato com a carcaca da viatura (negativo).
    Verifique se a fiacao da boia esta em bom estado e nao esta em contato com a carcaca.
    Verifique a compatibilidade da boia com o instrumento.

    Sds.
    4X4 Brasil
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #7
    Se voce tirou o terminal da boia e ta subindo o marcador, tem algo errado, não é normal.

    Quando instalei o meu marcador de gasolina liguei, um fio vindo do positivo, e outro que vem da boia, que ja é o negativo, na que a boia tica aterrada junto ao tanque pelos parafusos.

    Seu marcador de gasolina é willtec tambem ou é junto com o velocimetro original do jeep ?
    Se for no velocimetro original tem que colocar um estabilizador de voltagem pra não queimar o relogio.

    []s
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Se voce tirou o terminal da boia e ta subindo o marcador, tem algo errado, não é normal.

    Nao necessariamente, existem boias que apresentam resistencia alta com tanque cheio e praticamente nenhuma com tanque vazio e vice-versa.
    Ex.:
    Boia Ford Corcel/Jeep:
    7,4 ohms com tanque cheio;
    69,3 ohms com tanque vazio;

    Boia GM Opala:
    88 ohms com tanque cheio;
    1 ohm com tanque vazio;

    Por isso eh importante requisitar o instrumento de acordo com a boia. Desta forma se evita que o ponteiro se desloque lado errado e tambem erros na medicao quando se desloca para o lado correto.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #9
    Tendo como exemplo o meu marcador que só tem um positivo e faz o negativo no proprio fio da boia não tem como o marcador alterar, tem ?
    É a mesma coisa de ligar uma lampada só em uma fase, enquanto não ligar a outra fase negativa(110V) não vai acender a lampada.

  • #10
    A minha ta assim.Mais é o marcador original, junto com o velocimetro.
    Na foto esta faltando o estab. de voltagem antes do +, que é obrigatorio para os marcadores VDO.
    Ligando marcadores (Fuel, Temp, etc...) Imagens Anexas
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Tendo como exemplo o meu marcador que só tem um positivo e faz o negativo no proprio fio da boia não tem como o marcador alterar, tem ?
    É a mesma coisa de ligar uma lampada só em uma fase, enquanto não ligar a outra fase negativa(110V) não vai acender a lampada.
    minha ta assim.Mais é o marcador original, junto com o velocimetro.
    Na foto esta faltando o estab. de voltagem antes do +, que é obrigatorio para os marcadores VDO.
    Os instrumentos modernos utilizam dois enrolamentos(bobinas), uma de compensacao e outra de medicao, que elimina a necessidade de um regulador de tensao. Desta forma, dependendo do instrumento, o ponteiro pode indicar tanque cheio ou vazio com a ausencia da boia.
    O instrumento original do Jeep, possui um regulador de tensao bi-metalico, aquecido por um resistor auxiliar. Tambem esta conectado ao negativo internamente e nao apenas pela boia.

    O instrumento que o Renato adquiriu eh Willtec, dispensando regulador de tensao.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #12
    Usuário
    Entrada
    12/02/2008
    Idade
    42
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde Amigos !!

    Nesse FDS fui dar um role com o jeep, e acabou a gasolina, porem o ponteiro estava marcando cheio.
    Quando voltei, dei uma olhada na ligação, e percebi que quando ligo o terra o ponteiro cai direto para vazio, e quando tiro o terra o ponteiro sobe para cheio.
    Dei um loco......desmontei o banco, tirei a bóia fora, e fiz o teste mexendo na bóia com a mão:
    _Desse jeito o ponteiro parece estar certo....pois mexendo devagar o ponteiro se movimenta certo.
    Mais quando coloco a bóia e aterro, volta a ficar doidão marcando como cheio....

    Tenho uma duvida:

    Na junta do buraco do tanque com a bóia, tem tipo uma ruela de borracha ou papelão(não sei direito que diacho é esse), acredito que seja para não vazar gasolina, quando o jeep se movimenta buscamente.
    Essa ruela deve ter algo a ver com o tal ateramento ??

    Desde já obrigado !!

    Renato

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade