x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
    Entrada
    27/08/2004
    Local
    Campo Largo/PR
    Agradecimentos: 0

Ventoinha Auxiliar!!!! o retorno!

Pessoal, sou novo aqui!
    Meu nome é Raphael e sou de Curitiba!
    Tive lendo várias matérias sobre ventoinha auxiliar, mas estou me batendo muito aqui em Curitiba p/ acertar isso!
    Bom, hoje estou com motor 4.1 do opala a alcool , caixa da F1000 4 marchas / diferencial 11 x 47 e carburador 3E .
    O Radiador eu coloquei o da S10 o que da conta do recado com ele rodando, mas nas trilhas o bichinho tentar ferver!!!!!!
    Várias matérias falam sobre colocar a dita Ventoinha do Ar Condicionado do Omega ... mas onde encontro ????? fui em vários desmanches aqui no paraná e os kras confundem com a do radiador do omega
    e falam que é só mudar os polós dos fios que ela gira ao contrário, mas ai não faz vento p/ lado nenhum...
    Alguém sabe onde encontro isso aqui em ctba? ou tem outra dica de ventoinha?

Grato

Raphael
    Willys1960

Re: Ventoinha Auxiliar!!!! o retorno!

... e falam que é só mudar os polós dos fios que ela gira ao contrário
    Quem te falou isso está correto já que qualquer motor DC (corrente contínua) pode ter o sentido de giro invertido com a alteração na polaridade da alimentação elétrica e fazendo este procedimento a ventilação muda de sentido, só que para não haver fadiga e/ou alteração na eficiência as pás tem que ser simétricas. Em pás assimétricas é altamente NÃO recomendável a alteração do sentido de giro já que isto aumenta a fadiga do material e pode até causar acidentes.
    Quando eu era moleque um vizinho teve o pescoço quase que decepado pela pá do ventilador de uma Rural que estava funcionando em marcha lenta. Imagina o que um pedaço de plástico girando a mais de 5.000 rpm não pode fazer!

Abraços,

Usuário Avatar de Vinicius Bucco Rossot
    Entrada
    24/02/2004
    Local
    Curitiba/PR

Citação Postado originalmente por willys1960_ctba
    mas onde encontro ????? fui em vários desmanches aqui no paraná e os kras confundem com a do radiador do omega
    e falam que é só mudar os polós dos fios que ela gira ao contrário, mas ai não faz vento p/ lado nenhum...
    Alguém sabe onde encontro isso aqui em ctba? ou tem outra dica de ventoinha?

Grato

Raphael
    Willys1960
    No meu jeep com motor Ap 2000 , está com radiador de toyota band, 3 colméias e ventoinha elétrica do A/C do omega. Andando na cidade só liga a ventoinha se ficar muito tempo parado. Na trilha , quando liga ela rapidamente abaixa a temperatura da água.

Encontrei a minha lá na Av. Salgado Filho, num daqueles desmanches lá em cima, é um dos últimos, mas faz uns 10 meses. O negócio é rodar pelos ferro velhos e desmanches perguntando, pois outras adaptações de outros tipos de ventoinhas também são possíveis.(opala 6cc , tempra)

Não esqueça que controlar a temperatura da água é fundamental para a durabilidade do seu motor.

Blz??

Abraços!!

Saudações pessoALL,

Olhando a dúvida de vcs, aqui em Palmas nao encontramos a ventoinha do Omega, e colocamos a ventoinha do ac do Celta (pelo menos foi oq o cara do FV falou)... tá dando conta do recado pra tocar sozinha o motor AP em trilhas...

sei lá, mas parece uma saída...

Falowz

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6

Citação Postado originalmente por willys1960_ctba
    Várias matérias falam sobre colocar a dita Ventoinha do Ar Condicionado do Omega ... mas onde encontro ????? Willys1960
    Pode ser do omega/vectra/s-10 ou também do ac do FIAT Tipo.

Tenta aqui

RM com de peças usadas
    278-3502
    Av. Salgado filho 5555

É melhor passar por lá, pois por telefone eles nem procura, essas peças

[]'s

Opções é oq nao faltam!

mas na hora de instalar, liga a ventoinha no cebolão, mas com a opção de acionamento manual no painel ok? assim você evita problemas nos (raros) caso em que a cebola falhe...

é só colocar um interruptor simples, em paralelo, ligado a cada lado dos terminais da cebola... nao tem erro...

observe também o desenho da pá de hélice da ventoinha... elas são desenhadas para somente um sentido de fluxo de ar... invertendo a polaridade, elas nao dão o mesmo rendimento sopramdo para o outro lado... observe que elas tem um desenho em forma de curva, a parte interna desta curvatura é que deve ficar voltada para onde o fluxo de ar vai ser dirigido...

você achou uma ventoinha que "assopra" ? coloca ela entre a grade do jeep e o radiador (pode crer que tem espaço!), tem uma ventoinha que puxa o vento? coloca entre o radiador e o motor... mas lembre que aquelas ventoinhas que assopram, tem que puxar o ar do outro lado, entao tanto faz... você só tem que adaptar a fixação...!

eu, particularmente, acho que as ventoinhas que "assopram" o ar para o radiador sao mais eficientes...

beleza?

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    eu vi essas ventoinhas de ar-condicionado de vectra, omega e outras que eu nao soube identificar la no Cartola.
    mas vc sabe que tem que chegar la com a carteira recheada, pois os caras vao te esfolar a pele.

[]´s

Citação Postado originalmente por elcio
    eu vi essas ventoinhas de ar-condicionado de vectra, omega e outras que eu nao soube identificar la no Cartola.
    mas vc sabe que tem que chegar la com a carteira recheada, pois os caras vao te esfolar a pele.
    []´s
    Vixe, sou feliz e nem sabia... comprei a minha por R$ 35,00 no FV.... hehehe pelo menos isso valeu a pena...

Não é querendo complicar!!!

E se entre a grade da "caveirinha" e o radiador colocar uma que sopra, e entre o motor e o radiador colocar uma que puxa? Tá certo?
    Se não me falha a memória o vento produzido pelas pás originais conectadas na polia do motor sopram!!! Teve um curioso que achou que as duas como descrito acima se neutralizavam. Ai meu deus, será que estou andando a dois anos sem ventilação no radiador?
    Para deixar mais claro: ventuinha 1, entre a grade e o radiador, externa, puxa ar de fora e sopra "em cima" do radiador, nas aletas. ventuinha 2, fixada por dentro do capô, puxa o vento através do radiador de fora, ou seja o vento é sugado através das aletas e refrigera-as. Qual a resultante para os físicos de plantão. Não!!! Não é vestibular da FUVEST. Até porque qualquer cursinho entraria com um recurso e esta questão seria impugnada. (eta enunciado ruim sô).
    Mas acho que não tem outra complicação maior que esta não. Uma de fora assopra, a outra de dentro chupa (esquisito).
    Vamos ver as porradas. Confesso nem eu estou mais entendendo como é que é.
    Tchau!!!

Re: Não é querendo complicar!!!

Citação Postado originalmente por Marisan
    Para deixar mais claro: ventuinha 1, entre a grade e o radiador, externa, puxa ar de fora e sopra "em cima" do radiador, nas aletas. ventuinha 2, fixada por dentro do capô, puxa o vento através do radiador de fora, ou seja o vento é sugado através das aletas e refrigera-as. Qual a resultante para os físicos de plantão. Não!!! Não é vestibular da FUVEST. Até porque qualquer cursinho entraria com um recurso e esta questão seria impugnada. (eta enunciado ruim sô).
    Mas acho que não tem outra complicação maior que esta não. Uma de fora assopra, a outra de dentro chupa (esquisito).
    Tchau!!!
    Brother, nao te preocupa tanto nao, se tiver correndo muito perigo, compra um balde de gelo e faz um recipiente pra mergulhar o radiador dentro... hehehehe

brincadeiras a parte, a ventoinha entre a grade e o radiador deverá, OBRIGATORIAMENTE, soprar o ar de fora do carro para dentro das aletas do radiador, enquanto a hélice do motor, aquela ligada pela polia do motor, ela "suga" o ar quente do radiador para fora, em direção ao motor! PODE ACREDITAR, é verdade! nao precisa meter a mão lá dentro pra ver se tá puxando ou soprando! hehehe

se a ventoinha do motor soprasse, já anularia o efeito refrigerante (que nao é coca cola!) do radiador enquanto o jeep se movimenta nao é mesmo? é por isso que nos carros mais modernos as ventoinhas nem ligam quando o carro tá andando... o sentido de ventilação é SEMPRE o mesmo, de fora do carro (onde tá mais "fresco") passando pelo radiador e indo para dentro do cofre do motor...

MAS, se vc tiver um aguçado espírito científico... aih só metendo a mão lá dentro mesmo pra ver...

Grande abraço!

Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1
    Homi, essa história da ventoinha ser a do omega eh por causa do tamanho dela que cabe na frente do radiador.

Vá na sucata e peça uma ventoinha que caiba la. Geralmente o pessoal pede as de ar condicionado pois são menores e originalmente se localizam na frente do radiador. Mas não precisa ser especificamente a do omega

O ideal eh vc ter uma boa ventoinha eletrica principal, com cebolinha e talz e ter essa outra como auxiliar, para ligar quando vc quiser(instale um interruptor).

Então tá

Vamos à trilha então.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem