Meu CJ6 1958 tem o motor ford 302 V8, com cambio automático, e a "reduzida" do jeep.
O problema não é o câmbio mas sim o motor.
Você tem que selecionar um motor que tenha como opcional o câmbio automático e aí, descobrir qual câmbio automático pode ser adapdato à "reduzida" do jeep.
De antemão já sei que tem o Ford V8 e o Ford OHC, isso mesmo, o motor do jeep 4 cilindros, gasolina ou álcool.
O 1º passo seria achar em um desmanche um maverick 4 cil OHC automático e comprar toda a mecânica. Motor, cambio e acessórios do motor.
Depois seria trazer dos EUA o kit de adaptação da reduzida...preço FOB U$800,00.
Depois seria revisar todo o cambio para ao mesmo tempo adaptar à " reduzida".
Aí é só colocar no jeep.
O câmbio automático tem uma série de vantagens e desvantagens sobre o mecanico comum e mesmo nos EUA onde é campeão de instalações, não se chegou a um consenso de qual é melhor. Vira e mexe sai em discussões nas revistas especializadas ....de lá.
Vai depender do tipo de fora de estrada e seu uso diário.
Vantagens/Desvantagen:
Esqueça queimar disco, platô, rolamentos de embreagem, cabos e conecções, balancins, etc... lá não tem isso.
Só que tem que ter a instalação de um radiador de óleo e dependendo do uso, com ventoinha.
Pode não ter as relações curtas de alguns câmbios, mas tem o conversor de torque, que nas arrancadas "converte" o torque em até 3x o valor da relação de marcha do câmbio. Imagine com reduzida.
Evita trancos na transmissão, porém esqueçe fazer o motor pegar no tranco...não dá.
É uma instalação obviamente muito mais cara e provávelmente não haverão muitos mecanicos que queiram por a mão nisso, mas não se assuste. Os mecanicos que falam mal do automático certamente são aqueles que não tem competência de entender como funciona. Aí falam mal.
Afinal se fosse tão ruim assim a Gran cherokee e o Jeep Wrangler, entre outros não sairiam assim.
Precisa de mais alguma informação ?
Abraços , Leopoldo