Meus caros,
enquanto o marcador de combustível do Jiponga não funcionava, nunca tive pane-seca, por que sempre que via um posto na rua, parava pra abastecer.
Ontem, depois de instalar bóia nova e revazer a ligação no painel (incluindo o regulador de voltagem), fiquei na mão.
O tanque zerou e o marcador ainda estava indicado meio tanque.
testa seu marcador manualmente, retira a boia do tanque e mexa o braço da boia em umas 3 posiçoes e veja se o mostrador responde corretamente.
Postado originalmente por Wart
... e se o bracinho da bóia não está trancando em alguma coisa.
[]s e boa sorte
Meus caros,
obrigado pelas dicas.
Antes de instalar a bóia, testei-a fora do tanque e desde ali já havia percebido que na posição mais baixa não indicava tanque vazio no painel.
Não há nada que impeça a haste da bóia de correr livremente.
Estou tentando fazer o mostrador de combustível funcionar desde que comprei meu cj-5 (12 anos atrás) e a maneira mais eficaz que encontrei foi marcar no odômetro a kilometragem quando abasteço e somo a autonomia do tanque (6Km/L) para saber quando devo retornar ao posto ... parece piada... mas nunca mais fui pego na pane seca!
Se o relógio foi feito para 6v vai marcar meio tanque quando estiver vazio
É só colocar um regulador de tensão, ou seja, transformar 12v em 6v que fica bão... é só pesquisar que tem bastante coisa sobre isso.
Graaaaande Ronairy!
O carro já tem regulador de tensão.
O velocímetro é original e o indicador de combustível também.
O Jiponga é 1976 e sempre foi 12V.
Alguém tem idéia de qual teve ser a tensão nominal com a bóia em cima (cheio) e embaixo (vazio) para eu confirmar com um multímetro?
Seu marcado provavelmente queimou algum dia e um "expert" o removeu, soldando o fio interno que é ligado ao bimetálico.
Quando se faz isso ele começa a marcar a partir da metade mesmo. A não ser que por uma coincidência do tipo "mega sena", o sujeito tenha soldado um fiozinho idêntico ao original, não tenha alterado o comprimento do bimetálico e a solda tenha ficado perfeitíssima.
Seu marcado provavelmente queimou algum dia e um "expert" o removeu, soldando o fio interno que é ligado ao bimetálico.
Quando se faz isso ele começa a marcar a partir da metade mesmo. A não ser que por uma coincidência do tipo "mega sena", o sujeito tenha soldado um fiozinho idêntico ao original, não tenha alterado o comprimento do bimetálico e a solda tenha ficado perfeitíssima.
Grande Marcelo!
Valew pela dica. A questão é que neste caso não se aplica, por que eu mesmo troquei o indicador do painel por um novo e a bóia também.
Vou testar a resistência na saída da bóia e no terminal que chega ao painel pra ver se descubro algo.
Reativando esse topico, eu tenho um problema parecidissimo com esse do colega ai de cima.
Meu marcador de comb original sempre funfou belezinha com original, e eu confiava bem nele.
Ateh q um dia eu mandei pro eletrecista pra fazer umas coisinhas nele (farois de milha, reh, luz de oleo spia, etc.,etc.) e quando o jipe voltou pra mim ele voltou com o marcador de comb assim:
tanque vazio: marcava tanque cheio (q belezaaa)
tanque cheio: o ponteirinho sumia do mostrador.