x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1

    V6 Carburado num CJ3A?




    Amigos, boa noite! Depois de passar um tempo tentando vender meu motor V6, e de tanto cair o preço, cheguei a conclusão de que seria mais negócio aproveita-lo do que "dar de presente"... rs Penso em tirar o motor GM151 (opala 4cil) e instalar o motor V6 3.000 (Pajero GLS da década de 90) no meu CJ3A. Para isso, sei que vou ter que mudar mais algumas coisas (cambio, freios, etc...)

    Mas a questão primeira é saber se alguém já viu ou ouviu falar em algo parecido, se conhece alguém que fez, se deu certo, etc... até onde pesquisei na Internet, este motor, embora muito robusto e durável, nunca foi usado em jeeps, o que me deixa meio cabreiro. Até mesmo aqui no Fórum, no tópico que falam dos motores Mit da Pajero Full (Diesel, por isso resolvi abrir este tópico separado) acabaram por mudar o foco do assunto e ir para outros motores...

    Outra coisa que pretendo fazer, por motivos bem convincentes devido à minha realidade$$, é substituir o sistema de injeção (lá vem pedradas! rs) por carburação, não só por conta da dificuldade de encontrar todos os periféricos necessários (bombas, sensores, chicotes, central, etc...), e pelo preço dos alternativos (pandoo, fueltech, etc...), que passaria facilmente dos R$ 2.500,00 ou até mesmo dos R$ 3.000,00, mas pelo simples motivo que o coletor de admissão é imenso, e não cabe sob o capô do CJ3A (talvez até caiba no CJ5, mas não no 3A).

    Outro ponto que pesa na decisão de retroceder a tecnologia do motor é que já possuo um carburador zero km, na caixa, que embora "pequeno" (SEIE H34), já está com regulagem adequada, e que posso fazer a transformação com um novo coletor por muito menos de R$ 500,00. Além do mais, esta versão do V6 é aquela com distribuidor Hall, que pode facilmente aceitar uma bobina e módulo Volkswagen, sem precisar da central japonesa.

    Assim, já projetei e pretendo cortar as peças (em alumínio) para fazer um coletor para carburador, bem menor e mais baixo, para que tudo possa ficar bem encaixado dentro do cofre do motor, sem nada sobrando para fora.

    Depois de tantos anos botando a viatura "para quebrar", agora pretendo usar em passeios e trilhas leves (as peças sobressalentes vão montar outra coisa para eu botar no mato! rs), por isso quero que a aparência do Jeep fique próxima à de uma viatura "comum", aparentando ter apenas uns pneus maiores, um santoantônio bom e uma boa capota, mas com aquele "barulho de V6" e torque para qualquer eventualidade... rs

    Desta forma, gostaria de saber das opiniões e experiência dos amigos.
    Grande abraço!
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Prezado amigo Marcos ...
    Boa noite.

    Olha ... "rolou um papo" sobre aproveitamento de motor de Full em CJ3 ... veja no "link" abaixo ... pode ser que haja alguma informação de seu interesse ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...el-em-cj3.html (Motor de Pajero Full (gasolina ou diesel) em CJ3)

    Forte abraço e boa sorte.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezado amigo Marcos ...
    Boa noite.

    Olha ... "rolou um papo" sobre aproveitamento de motor de Full em CJ3 ... veja no "link" abaixo ... pode ser que haja alguma informação de seu interesse ...
    Amigo enasor, boa noite! sim, eu vi o tópico antes de abrir este daqui. Até citei ele no parágrafo acima! a questão é que lá vocês discutiam possibilidades de vários motores (Gasolina, diesel, Cherokee, etc...), fiquei mesmo na dúvida se iniciava a conversa por lá, correndo o risco de perder o fio da meada, ou se abria um tópico novo aqui. no fim das contas, abri um novo porque já tenho o motor e já tenho o Jeep, e queria cercar o assunto em torno de adaptar este motor específico num jeep específico, sem correr o risco de "podar" as outras possibilidades e competir com outros assuntos de outros motores que certamente vão aparecer no outro tópico.

    Mesmo assim, obrigado pela dica! Grande abraço!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    ... eu vi o tópico antes de abrir este daqui. Até citei ele no parágrafo acima ... lá vocês discutiam possibilidades de vários motores (Gasolina, diesel, Cherokee, etc...) ... já tenho o motor e já tenho o Jeep, e queria cercar o assunto em torno de adaptar este motor específico num jeep específico, sem correr o risco de "podar" as outras possibilidades e competir com outros assuntos de outros motores ...
    Ops!!!! ... É mesmo!!!! ... li correndo seu post e não atentei para isso ... hehehe ... de qualquer forma, o “link” do outro tópico também fica registrado aqui, contribuindo para enriquecer seu tópico ...

    Forte abraço ... desejo-lhe sucesso nesta sua pretensão ...
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #5
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Ops!!!! ... É mesmo!!!! ... de qualquer forma, o “link” do outro tópico também fica registrado aqui, contribuindo para enriquecer seu tópico ... desejo-lhe sucesso nesta sua pretensão ...
    Valeu! Obrigado!!

    Para enriquecer mais um pouco, estas são algumas fotos da criança (claro que ainda vai rolar uma pintura "tunning" de preto fosco nele) !

    Veja o tamanho do coletor de admissão! é absurdamente grande.. a ideia é montar um novo coletor no estilo daqueles antigos Edelbrok, só que com chapas retas de alumínio.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos V6 Carburado num CJ3A?-3.jpg   V6 Carburado num CJ3A?-4.jpg   V6 Carburado num CJ3A?-1.jpg   V6 Carburado num CJ3A?-2.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Acompanhando!!!
    Curto o solecão h34, é um bom carburador e acho que você vai curtir ele! Posta fotos do bicho...
    Já vai desmontar essa admissão?
    Abs.

  • #7
    reslima, bom dia!

    Rapaz, eu também gosto! tenho dois H34, um no jeep e outro na caixa! fechado, brilhando, polido igual capa de revista! rsrsrsrs

    Vou levar o motor para uma bancada, e começar a desmontar a admissão, começar a montar o mini-chicote da bobina (acho que vai ser mesmo do Gol Mi) e do modulo Hall que, se der certo, serão montados no corpo do coletor (no meio do "V", colado ao distribuidor).

    Uma parte que está me preocupando é que o motor está sem volante... não encontro o original, e na internet os que encontrei achei caro. Penso em adaptar outro, quem sabe do próprio Opala, ou de uma D20, que tem massa maior e pode dar (muito) mais suavidade ao motor. A opção pelo volante do opala é pela facilidade de colocar ali um kit de embreagem do 4.1, mas daí vem o dilema do motor de arranque, que também não tenho, mas tenho um da blazer V6 que comprei nos EUA há alguns anos. ele é zero km (está na caixa também), e vou ver como conseguir colocar ele para virar o motor Mitsubishi...

    Lendo o outro tópico cheguei a conclusão de que quase não há adaptação destes motores japoneses pela dificuldade de colocar as ECUs para funcionar fora do carro... quem sabe não abro um caminho mai simples para aproveitar estes robustos motores?

    Vamos ver....

  • #8
    Acompanhando!
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,203
    Agradecimentos: 23
    Fala Marcão!!
    Arrumou sarna pra se coçar! Rssss

    Manda mensagem pro tio Edie, ele já teve Jeep e está com uma Pajero com esse motor, acho que pode te passar algumas impressões.
    Mas de qualquer jeito acho que vai ficar muito bom no CJ3, é um baita motor, gira redondo.

    Qto ao carburador,.....não dá pra usar um módulo original? Até onde sei esses motores não tem muitos sensores, o Edie inclusive trocou alguns comprando na gringolandia, se não me engano, com preços bem acessíveis. É o módulo vc acha em desmanche fácil.
    Rasga o capô de deixa esse "V6 3000" pra fora! Como diz meu filho "IRADO!"

    O volante da GM acho uma boa solução!

    []'s

  • #10
    Faala Rodrigo!!! Como vão as coisas em Jundiaí?! Será que você conhece um grande amigo meu de Bragança Pta. chamado Sílvio Sanino?

    Rapaz, não sei como vou fazer! venho medindo chassis e carroceria há duas semanas, e a melhor posição que encontrei para o motor, ainda sobra 20cm de V6 para cima da linha da grade dianteira! Você bem disse, e já cantou a pedra, este motor é alto pakas!!

    Uma das coisas que me fizeram querer tirar a i.e. e colocar carburador, é o imenso (o maior que já vi) coletor de admissão! o bixo vai de um lado para o outro do motor, serpenteando pra lá e para cá, cheio de sensor, tomada de vácuo dinâmico e estático, e mais um sem número de coisas... se meu jeep fosse um CJ3B ou um CJ5 entrava de boa, mas CJ3A tá complicado.

    A ideia era deixar visual do jeep o original possível, tudo para dentro do cofre do motor, sem cortar ou sobrar nada para fora! mas tudo conspira contra, até o alternador fica sobre o cabeçote! E eu já até tentei passar o alternador para o lado, tendo que retirar o suporte de bateria original do CJ3A, mas aí não sobra espaço para o coletor de escapamento do lado direito do motor... (e o lado esquerdo nem pensar, pois tem o sistema de direção!)

    Este V6 tem exatamente o mesmo comprimento do motor GM151, e com um pouco de esforço eu consigo passar os dutos de escape entre o bloco e a longarina esquerda do chassis (o coletor do lado direito tem que ser virado para frente, para passar sob o cárter, entre a polia do virabrequim e o reservatório, e depois seguir virando para trás, para ser unido ao outro coletor que vem descendo do lado esquerdo do motor). Com isso sobram vários e fartos milésimos de milímetros para o eixo da coluna de direção... kkk

    Para caber tudo certinho, além de reposicionar os suportes do berço do motor mais para baixo no chassis (com cuidado para não baixar de mais e colocar a polia do vira em rota de colisão com a bola do diferencial dianteiro), comprei top-kits de 2,5 polegadas (para suspender a carroceria e, consequentemente, o capô).

    Mas mesmo assim ainda está sobrando motor... vamos ver como resolver isso!
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de william_1966
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    Maringá/PR
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Amigo, aproveitando o embalo:
    Apareceu um 4.9i pra mim, por preço de banana (900 temers), mas ele não é mais um 4.9"i", e sim um 4.9 kkk já que está sem nada da injeção.

    Alguém já colocou carburador nesse 4.9? coletor do que? que carburador?

    Obrigado!
    1966 - Jeep Willys
    2008 - S10
    2015 - Trailblazer

  • #12
    William, se fosse para fazer a "master" das gambiarras, eu colocava seis H30 PIC (aqueles do Fusca)... um para cada cilindro! (equalizados por uma passagem de ar dinâmica entre as bases) kkkkk este coletor do 4.9 ninguém merece, é muito complicado pensar numa solução! Sem contar que como é um seis-em-linha, carburado tem sempre o dilema de trabalhar com os cilindros 1 e 6 com mistura pobre, e cilindros 3 e 4 "afogados", devido à distância entre os pistões... no V6 é menos complicado porque os cilindros estão bem mais perto uns dos outros.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor Continental Go Devil - Jeep CJ3A
      Por Ronver no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/08/2015, 20:43
    2. Vendo: Chassis de CJ3A com documentos + carroceria de fibra de CJ3A nova
      Por Skull Crusher no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 30
      Última resposta: 11/11/2009, 11:18
    3. Motor V6 da Ranger no CJ3A
      Por JAIRO MARIOTTI no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/05/2009, 22:08
    4. motor cj3a go devil
      Por Paulow no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 20/05/2009, 01:24
    5. Motor ORIGINAL CJ3A 1951
      Por CJ3A1951 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 19/06/2007, 16:04

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade