x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
  • #1
    Usuário Avatar de Zé Paulo
    Entrada
    20/03/2004
    Idade
    54
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Lanterna traseira original




    Bom dia Galera!

    Já faz um tempo eu comprei as lanternas traseiras original do CJ5 e pra minha surpresa ela tem uma lampada com dois filamentos... Já quebrei a cabeça de como fazer a ligação pra ter luz de freio, lanterna e a direcional tudo na mesma mas não consigo chegar num acordo!

    Será que esta lanterna é tão original que nem seta pode ter?

    Alguém tem algum esquema pra me indicar?? Eu dei uma procurada por aqui no fórum mas não achei

    Tô louco pra voltar e montar as bichinhas, embora custe uma funilariazinha 8)

    Abração moçada!

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    lanternas

    Bom dia! como está ai em Zagreb?

    É o seguinte:

    o sistema elétrico do freio original do CJ5 é o chamado sinalizador conjugado onde a lâmpada de 2 polos, essa de 2 filamentos, onde um faz o papel de luz de posição (filamento mais "fraco") e luz de freio E pisca (filamento mais forte), ou seja, o outro filamento tem 2 funções.

    Assim, uma única lâmpada tem 3 funções- posição freio e pisca.
    Quando você aciona a lanterna, um filamento ilumina a trazeira do jeep em 2 lanternas....óbvio - filamento mais "fraco".
    Quando você aciona o pisca, só a esquerda ou direita funcionam....óbvio também- filamento mais "forte".
    Mas quando você aciona o o freio, as 2 lanternas trazeiras se iluminam no filamento mais "forte" e mais importante - se você está com o pisca ligado, vamos dizer que para a direita e pisa no freio, só a lanterna esquerda se ilumina em freio.....enquanto a direita continua a piscar.

    Se você tem o chicote original do CJ vai ver que para a chave de seta vai uma maçaroca de fios e é justamente a chave de seta que faz a seleção:
    freio ou pisca, a partir do fio que sai da cebola do cilindro mestre.

    Que que isso quer dizer? é o fio + que vai para a cebola de freio volta para a chave de seta para ela comandar ou freio ou pisca para aquele filamento + "forte", da esquerda ou direita.

    Então, para se colocar lanternas originais no jeep, tem que se ter basicamente o cilindro de freio original (ou pelo menos a cebola instalada em um cilindro mestre qualquer), a chave de seta para sistema conjugado e essas suas lanterninhas.

    O esquema elétrico é meio confuso e não esclarece muito, mas veja no seu chicote 2 fios que vão para a cebola do cilindro mestre e 3 fios que vão no chicote trazeiro - que vão para as lanterninhas.

    Nesses 3 fios do chicote trazeiro, um fio alimenta ambas as "lanternas" e os outros 2 fios são uma para cada lanterna - a lanterna direita (freio e pisca conjugado) e lanterna esquerda (freio mais pisca conjugado).

    Se você ligar errado na chave de seta, vai ver que as lanternas da frente é que vão ser acionadas quando se pisa no freio, ou uma de tras e uma da frente.

    Será que eu expliquei o suficiente?

  • #3
    Usuário Avatar de Zé Paulo
    Entrada
    20/03/2004
    Idade
    54
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Meu amigo, agora que entrou o verão aqui, só faz é chover, principalmente fim de semana!!

    Explicou bem pracas, mas não sei se o chicote é original... Aliás, quando fizeram a adaptação da lanterna que eu tenho hoje, alguns fios devem ter ido pro vinagre...

    Eu estudei o esquema elétrico do manual do mecânico do Jeep, mas como um bom engenheiro mecânico que se preze, meus conhecimentos são limitados na perte elétrica., embora eu não seja leigo

    Será que você não teria um esquema melhor que o do manual? Ali nõa consegui sacar como se confere/faz esta ligação.


    Abração!!!

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Esquema

    É um problema.

    O esquema do manual é uma zona e não passa de um monte de riscos pretos entrando alí e saindo lá. Levei muito tempo para entender.

    Mas se alteraram o seu chicote ai danou. Mas basicamente é o seguinte:

    Para frente(lanternas) e para tras(lanternas) são 3 fios. O que realmente diferencia é a ligação na chave de seta. É essa bandida que faz funcionar dessa forma. Ela tem um esquema elétrico interno que separa as funções de freio e pisca para as lanternas trazeiras. Nas chaves de seta comuns, onde não tem a conjugação, no sistema do pisca são só 3 fios, um que alimenta o relê de pisca e uma saida para cada lateral.....esquerda ou direita.

    Na conjugada tem: um retorno de freio( que vem da cebola), um + do relê de pisca, e mais 4 saídas....duas para frente, com um fio cada e 2 para cada lanterna trazeira, com 2 fios prensados juntos no teminal.

    Infelizmente não tenho mais uma chave de seta para pelo menos tirar fotos.

    Só posso descrever o sistema. E vá por mim, olhar o esquema só dá dor na cabeça.

  • #5
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    47
    Posts
    1,149
    Agradecimentos: 2
    Fala zé paulo!

    Tb enfrentei este problema (luz do freio), pois foi exigencia na inspeção qunado da compra do jeep... a solução mais rápida e simples, foi colocar mais um suporte dentro da sinaleira traseira... ficou show!! inclusive irei colocar o pisca alerta (por sorte, passou batido da inspeção) nesta lampada...

    qualquer coisa, estou a disposição...

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Pra não ficar maluco coloque 2 soquetes de dois filamentos em cada lanterna e refaça a ligação, é muito mais fácil.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    ligações

    Pô moçada ! o colega em Zagreb vai ficar mais maluco ainda.

    Se êle não conseguir identificar o que é que êle tem....pior ainda será modificar aquilo que não sabe !

    Se ficar mexendo aonde não conheçe vai ter um belo curto nas mãos, com direitoa fio queimado, faícas e fumaça pra todo lado.

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Por isso q falei pra ele refazer as ligações.Ele disse não ser totalmente leigo.Se colocar 2 soquetes pra lampadas de 2 filamentos cada, ele pode fazer facilmente circuitos independentes o q eu acho muito menos arriscado.É só manter um extintor de co2 perto do Jeep.
    Quem sou eu, um simples mortal, pra discordar de vc.
    E o concurso já teve ?
    Um abraço
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    lanterneiro

    Só que pelo que eu me lembre, não cabem 2 soquetes dentro da lanterna original.

    E sobre o concurso, por enquanto só um deles....o melhor está por vir.

  • #10
    Usuário Avatar de Zé Paulo
    Entrada
    20/03/2004
    Idade
    54
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    Fala zé paulo!

    Tb enfrentei este problema (luz do freio), pois foi exigencia na inspeção qunado da compra do jeep... a solução mais rápida e simples, foi colocar mais um suporte dentro da sinaleira traseira... ficou show!! inclusive irei colocar o pisca alerta (por sorte, passou batido da inspeção) nesta lampada...

    qualquer coisa, estou a disposição...

    []'s
    Bom dia Fabiano!

    Você por um acaso teria uma foto uo algo parecido desta sua adaptação? Coube sem problemas??

    Galera, aqui vei ter um evento off road neste próximo fim de semana e eu fui convidado pra participar... Aqui tem uns oof roads que só vendo mesmo!!! Tem desde land rovers zerados sendo destruidos até aqueles russos da epoca da guerra!!! Se eu nõa trabalhar no fds, eu vou pra lá e mando umas fotos!

    Abração,

  • #11
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6

    Re: lanternas

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    ...o sistema elétrico do freio original do CJ5 é o chamado sinalizador conjugado onde a lâmpada de 2 polos, essa de 2 filamentos, onde um faz o papel de luz de posição (filamento mais "fraco") e luz de freio E pisca (filamento mais forte), ou seja, o outro filamento tem 2 funções...
    Dos modernos né, pois o antigos ( até anos 60, se não me engano)nem pisca tinha. E luz de freio era uma só.

    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    palpitando

    Fala Gente...

    Jogando poeira no ventilador.... hehehehhee

    Coloca 2 lampadas na traseira... deixa a de cima pra seta e a de baixo pra freio, e as 4 pra farolete... heehehehehe

    No meu jeep está assim.. só acho que não tenho foto disso....

    []'s

    Eugênio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Lanterna traseira original-traseira_115.jpg  
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade