x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/03/2014
    Local
    Ibiúna/SP
    Idade
    33
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0

    Jeep travando ao esquentar....




    Oi, pessoal!
    Hoje tirei meu jeep pra dar uma volta.
    Andei de boa na reduzida em uma estrada de terra.
    Quando estava voltando, ao sair no asfalto, tirei da reduzida e ficou difícil de fazer a viatura sair do lugar.
    A principio pensei que o motor tinha perdido a força. Mas depois percebi que talvez a roda estive travando.
    Voltei a colocar na reduzida, e andei uns 500m forçando muito o motor, até chegar em casa.
    Ao chegar, deixei o Jeep em uma ladeira, desengatei a marcha, e desci pra empurrar, afim de me certificar se a roda estava travando mesmo.
    Empurrei com força e não conseguir mover a viatura.
    Depois de um tempo, acredito depois que o mesmo esfriou, como eu havia deixado desengatado, ele desceu sozinho a ladeira e foi parar em cima de uma calçada. (Sorte que não houve prejuízos!)

    Enfim, alguém tem algum palpite do que pode ter acontecido. Será que foi a roda mesmo que travou devido ao aquecimento , ou pode ter sido outra coisa (tipo cambio ou motor...)?

    Obrigado!

  • #2
    Citação Postado originalmente por Vanão Ver Post
    Oi, pessoal!
    Hoje tirei meu jeep pra dar uma volta.
    Andei de boa na reduzida em uma estrada de terra.
    Quando estava voltando, ao sair no asfalto, tirei da reduzida e ficou difícil de fazer a viatura sair do lugar.
    A principio pensei que o motor tinha perdido a força. Mas depois percebi que talvez a roda estive travando.
    Voltei a colocar na reduzida, e andei uns 500m forçando muito o motor, até chegar em casa.
    Ao chegar, deixei o Jeep em uma ladeira, desengatei a marcha, e desci pra empurrar, afim de me certificar se a roda estava travando mesmo.
    Empurrei com força e não conseguir mover a viatura.
    Depois de um tempo, acredito depois que o mesmo esfriou, como eu havia deixado desengatado, ele desceu sozinho a ladeira e foi parar em cima de uma calçada. (Sorte que não houve prejuízos!)

    Enfim, alguém tem algum palpite do que pode ter acontecido. Será que foi a roda mesmo que travou devido ao aquecimento , ou pode ter sido outra coisa (tipo cambio ou motor...)?

    Obrigado!
    Ola Vanão, já passei por isso (2x), mas no meu caso era freio. Na primeira vez, tinha travado um burrinho do freio traseiro e a segunda vez, quando adaptei o hidrovacuo, estava mal regulado e "freiava" as rodas antes da hora...
    No seu caso, pode ter travado um roda por coincidência próximo ao momento do seu desengate de reduzida....sugiro colocar no neutro e tentar empurrar novamente, assim já isola outras hipoteses...mas meu chute é freio.....
    Abs

  • #3
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Na minha opinião é freio também, roda presa, como estava na reduzida em baixa velocidade não sentiu além de na reduzida ele ficar com muita força. Agora andar com reduzida no asfalto, com 4x4 ligado, é um risco maior para as cruzetas.
    Faça o seguinte: Agora que destravou saia com seu jeep e sinta o carro, freie e veja se começa a amarrar novamente, se acontecer de novo não ligue a reduzida, force em primeira marcha por pouco tempo e pare a viatura.
    Desça do carro e verifique com cuidado, a temperatura de cada roda com a mão, se realmente for freio preso uma ou mais rodas estarão muito quentes em relação as demais. Uma vez identificada a(s) roda(s) é desmontar e limpar o burrinho ou substituí-lo.
    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #4
    Usuário
    Entrada
    21/03/2014
    Local
    Ibiúna/SP
    Idade
    33
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Então pelo jeito o que travou foi a roda.
    Realmente o Jeep teve que fazer muita força (a 10 km/h), mesmo na reduzida, para chegar até a casa devido ao travamento das rodas(fiquei preocupado com as consequências). Não tive a oportunidade de verificar a temperatura das rodas e nem reparei se o pedal de freio estava travado, na hora que deu a pane.
    Depois voltei a andar com o Jeep, uma distancia curta (pois a gasolina tava acabando), e não chegou a travar de novo.

    Não entendo muito do funcionamento do freio, vou estudar um pouco...

    Mas o que pode ter ocasionado esse travamento e por que sem nenhuma intervenção a roda destravou?

  • #5
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Há várias possibilidades, mas a principal geralmente é o óleo de freio contaminado ou veículo que roda muito pouco, passa muito tempo parado e óleo velho (temos que substituir todo ele conforme recomendação do manual), que acarreta o burrinho não retornar para a posição de repouso, fazendo a sapata ficar ainda friccionando o tambor.
    Outra causa é enfrentar uma estrada muito lameada que provoque a entrada de lama e partículas no tambor fazendo as sapatas travarem, mas pelo seu relato (esfriou soltou) está mais para burrinho preso.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #6
    Usuário
    Entrada
    21/03/2014
    Local
    Ibiúna/SP
    Idade
    33
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Muito Obrigado, pelos esclarecimentos!
    A possibilidade que você citou sobre o óleo velho se encaixa na minha situação.
    Estou a 2 anos com o Jeep, e rodo muito pouco com ele. Também nunca havia pensado em trocar o óleo de freio.
    Pelo jeito quando apertei o freio afim de parar a viatura para tirar da reduzida, o burrinho não voltou a sua posição de repouso, como você disse, e então a roda ficou travada.

    Vou providenciar a troca de óleo.

    Valeu mesmo, amigo!

  • #7
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Vanão Ver Post
    Oi, pessoal!
    Hoje tirei meu jeep pra dar uma volta.
    Andei de boa na reduzida em uma estrada de terra.
    Quando estava voltando, ao sair no asfalto, tirei da reduzida e ficou difícil de fazer a viatura sair do lugar.
    A principio pensei que o motor tinha perdido a força. Mas depois percebi que talvez a roda estive travando.
    Voltei a colocar na reduzida, e andei uns 500m forçando muito o motor, até chegar em casa.
    Ao chegar, deixei o Jeep em uma ladeira, desengatei a marcha, e desci pra empurrar, afim de me certificar se a roda estava travando mesmo.
    Empurrei com força e não conseguir mover a viatura.
    Depois de um tempo, acredito depois que o mesmo esfriou, como eu havia deixado desengatado, ele desceu sozinho a ladeira e foi parar em cima de uma calçada. (Sorte que não houve prejuízos!)

    Enfim, alguém tem algum palpite do que pode ter acontecido. Será que foi a roda mesmo que travou devido ao aquecimento , ou pode ter sido outra coisa (tipo cambio ou motor...)?

    Obrigado!

    pega a hora que travar.. desengata e ergue no macaco, tenta tirar a roda.. roda por roda.

    e veja se alguma ta travada.
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

  • #8
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    opa.. tirar não, GIRAR
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

  • #9
    Usuário Avatar de Mauro-F75
    Entrada
    24/09/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    52
    Agradecimentos: 0
    Vanão,
    Na minha F-75 aconteceu exatamente isso, começou a travar o freio, depois de 4 horas de trampo desmontando tudo: pinças de freio dianteiro, tambor traseiro sangrar todo o sistema e até desmontar a coifa, quando estava quase desistindo descobri uma coisa bem mais simples, a mangueira de retorno da gasolina do tanque tinha entrado embaixo do batente do pedal de freio e não deixava o burrinho mestre recuar por completo. Foi só relocar a mangueira do retorno e em 1 minuto tudo resolvido. Só ficou a raiva de não ter visto antes e 4 horas de trampo a toa
    Mauro F-75

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vitara Morrendo Após esquentar
      Por Angelo Simao no fórum Suzuki
      Respostas: 38
      Última resposta: 14/11/2019, 11:09
    2. O que faz a bobina esquentar ???
      Por Mauricio Mei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 46
      Última resposta: 12/09/2018, 19:55
    3. cuidados para não esquentar cambio aut.?
      Por fabio barros no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 16/08/2010, 21:36
    4. Motivos de motor esquentar
      Por ojaneri no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 30
      Última resposta: 11/03/2005, 14:39
    5. Para esquentar a cuca!
      Por dtabone no fórum Humor
      Respostas: 6
      Última resposta: 11/03/2004, 16:03

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade