x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0

    Instalação alternador astra/vectra 120A no BF161




    Olá galera, venho a tempos acompanhando vários tópicos que falam sobre adaptar alternadores no BF161.

    fiz um tutorial para a galera que quer instalar esse alternador, é muito facil...



    Negócio é o seguinte, vi que vários fazem suporte de fixação.

    Eu decidi partir para adaptação em casa mesmo, sem fabricar suporte algum, utilizando apenas o suporte de fixação original do do alternador do BF161.

    No começo achei que iria precisar mesmo fazer um suporte, mas depois que fui testando por horas as configurações de porcas e arruelas achei uma sequencia legal que não preciso nada mais do que o suporte de fixação inferior e superior original do BF.


    O que precisei?

    1 Barra 10mm com rosca.
    7 arruelas
    5 porcas comum
    2 porcas travante (a primeira e a ultima será travantes)
    1 suporte superior de regulagem original do bf161
    1 suporte inferior do bf161
    1 alternador astra 120A
    1 polia do alternador original do BF161
    1 pouco de trabalho de torno na parte da polia apenas que explico mais embaixo.


    Então, vejamos...

    Eu desmontei a polia do alternador original do BF161, vi que ela dava no furo porém tinha um pouco que folga, não ia ficar bem centrada, então levei no torneiro e pedi para o mesmo fazer uma "bucha" para que fosse colocada no centra do polia.

    Ao concluir a fabricação da tal bucha, soltamos a mesma e verificamos que não ia ficar bom... pois a polia original do alternador do astra é com rosca, e essa é lisa, a bucha fabricada também foi feito lisa... ao analisar o alternador original do BF verificamos que a mesma possui chaveta para evitar que a polia fique patinando... então furamos o eixo do alternador do astra e colocamos um pino para funcionar como uma chaveta..

    outro detalhe.. a própria bucha atras da polia tem um ressalto que serve de calço.. como se fosse uma arruela, esqueci de tirar foto da bucha solta antes de montar e aperta bem, mas pelas fotos da frente da polia que vocês já vão ter ideia.


    -alinhamento.jpg -atras_alternador.jpg -bucha_alternador.jpg -bucha_alternador2.jpg -20160227_174357.jpg

    -frente_lado.jpg -polia.jpg -suporte_inferior.jpg -final.jpg -final-2.jpg

    Gravei também um video para a galera ver funcionando...




    Então sobre como fiz.. foi o seguinte, peguei o suporte inferior e retirei.. tem 2 parafusos, 1 deles você não vai usar,
    olhando de frente para o suporte (recomendo remover o paralama direito para fazer o alinhamento) da para ver que eu
    desloquei o suporte inferior para a esquerda, ou seja, só 1 furo irá bater com o parafuso, o outro parafuso deixei no local
    mesmo sem pegar no suporte por ele serve até mesmo de calço para o suporte nas descer... (embora não precisasse, pois
    como fixei sem nem mesmo o suporte inferior ele já deu alinhamento e ficou firme, coloquei mesmo só pra garantir).

    Ai também eu peguei um caninho que já tinha junto com o alternador original e usei junto no meio da barra com rosca, entre os dois pés do alternador do astra, ai vi que ficou uma folga pequena.. peguei a bucha do pé traseiro do alternador e bati ela até encostar no caninho e deixar bem firme, é facil.. ela desloca com facilidade.. só 1 chave de fenda e martelo... 3.. 4 batidinhas elas já fica no lugar, sobrou um pequeno espaço sem ela, onde coloquei silicone mesmo pra ocupar o espaço e não deixar ela voltar, mas acho que nem precisava.. só coloquei para previnir.

    não fiz nenhum furo novo, usei todos os furos do alternador original do bf161, todos os suportes originais também

    quando instalei o suporte superior, vi que ele ficava muito desalinhado... então resolvir retirar o parafuso e colocar uma porca 10mm que estava utilizando na barra só para servir de calço e deslocar um pouco para fora o suporte de ficação superior, quando fui instalar ficou um pouco torto, mas qdo apertei o parafuso ele mesmo se ajustou.. e entortou o necessário para ficar no lugar.. se um dia precisar colocar o alternador original de novo é possível, pois não modifiquei nenhum suporte.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20160227_174405.jpg   -20160227_204942.jpg  
    4X4 Brasil
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

  • #2
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    só fiquei com 1 dúvida, na parte elétrica...

    no alternador antigo tem 1 caixinha com as ligações...

    -20160227_200546.jpg

    o FIO que estava ligado em "LAM" que acredito ser lampada, liguei no alternador do astra na ligação lampada, também liguei o FIO que vinha da bateria na outra conexão do alternador (só vai 2 fios nele).

    Agora minha dúvida é... esse "ING" da caixinha do alternador original do BF161 é o que?

    nele tinha um fio vermelho.. o qual eu deixei desconectado... o jeep da partida.. está carregando...

    esse fio qdo gira o primeiro estagio da chave de partida.. ele fica com carga 12v.
    quando desliga a chave ele fica sem carga.

    não sei aonde vai esse fio.. ele está indo la para dentro do painel do jeep.


    o que faço com ele? aonde liga?
    4X4 Brasil
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 2
    Bom dia prezado ! ficou excelente a instalação, parabéns ! essa conexão "ING" pelo que você descreve deve ser um auxiliar de partida quando se usa resistor em série com a bobina, ao dar partida ele alimenta a bobina com 12Vcc direto ao invés dos 8Vcc através do resistor, é o que parece mas alguém mais experiente deve elucidar . . . mas não acho que mereça preocupação pois, nos alternadores modernos as conexões são as que você já fez, retire ou isole esse fio . . . abraço.
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #4
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    Eu tinha ignição com platinado a duas semanas instalei a ignição eletronica... acertei o ponto do motor e tudo mas me falaram q deveria manter essa caixinha da foto pois era do alternador...

    E quando instalasse o novo aí sim iria retira-lá, foi o que fiz mas estou com o fio 12v pós chave (esse do ING) enrolado e não sei o que fazer com ele... corto fora? Ligo em algum lugar?

  • #5
    Usuário Avatar de Renan Folly
    Entrada
    15/10/2009
    Local
    Nova Friburgo/Rio das Ostras/RJ
    Idade
    30
    Posts
    380
    Agradecimentos: 0
    Gostei do trabalho, esse vectra/astra é de que ano?

  • #6
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    Renan tanto faz o ano... alternador de astra é tudo igual.... pega tipo um 2009 pra frente pra pegar um menos usado... mas o modelo de todos é o mesmo.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 2
    Bom dia prezados ! na minha opinião esse alternador só não é melhor porque em trilhas pode entrar barro, areia etc . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #8
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezados ! na minha opinião esse alternador só não é melhor porque em trilhas pode entrar barro, areia etc . . .
    pretendo fazer agora uma proteção próximo a ele para manter ele limpo, ainda to analisando como fazer... mas não vou deixa-lo cheio de barro não.

    por isso até que não cortei aquele resto da barra com rosca, deixei justamente para prender alguma proteção.
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

  • #9
    Usuário Avatar de Renan Folly
    Entrada
    15/10/2009
    Local
    Nova Friburgo/Rio das Ostras/RJ
    Idade
    30
    Posts
    380
    Agradecimentos: 0
    Qual alternador vedado teria p fazermos uma adaptação simples assim?

  • #10
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Renan Folly Ver Post
    Qual alternador vedado teria p fazermos uma adaptação simples assim?


    não sei te dizer qual... os mais entendidos q te digam


    eu pretendo agora fabricar uma lataria em volta dele, é claro que com espaço para circulação de ar para não esquentar o alternador...

    acredito que só de ter isso já irá reduzir o barro em uns 80.. 90%


    se for ver o original que é bem mais fechado, até ele tem barro dentro e continua funcionando
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 2
    Renan e Squinzani, não sou entendido mas gostei desse :

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-no-bf161.html (Instalação do alternador Bosch N1 no BF161)


    apesar de ser de "apenas" 90A é barato ( R$150,00 a R$250,00 ) e fácil achar em FVs ou recondicionado, outra alternativa similar de 140A é o do Ômega 4.1 mas é caro, troquei o do meu a uns tempos atrás e foi a bagatela de R$1.000,00 além de difícil de achar, mas como disse o colega Squinzani não acho que seja tão critica a questão do barro/areia, é só uma precaução, abraço.
    4X4 Brasil
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #12
    Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Renan e Squinzani, não sou entendido mas gostei desse :

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-no-bf161.html (Instalação do alternador Bosch N1 no BF161)


    apesar de ser de "apenas" 90A é barato ( R$150,00 a R$250,00 ) e fácil achar em FVs ou recondicionado, outra alternativa similar de 140A é o do Ômega 4.1 mas é caro, troquei o do meu a uns tempos atrás e foi a bagatela de R$1.000,00 além de difícil de achar, mas como disse o colega Squinzani não acho que seja tão critica a questão do barro/areia, é só uma precaução, abraço.
    assim, claro! não considero crítica.. e sim troca de informações, todos somos colegas e devemos nos ajudar...

    é esse do omega é caro mesmo...

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-mpfi-140a-_JM

    o cara pede R$3000,00 nesse ai...

    que absurdo!

    valeu a dica, mas vou fazer uma proteção próximo ele.. e também ouvi falar de um borrachão que vc coloca por baixo do jeep, protegendo o cofre do motor de entrar barro, se alguém tiver informações sobre isso, fotos... e outros agradeço.
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Alternador do Vectra de 120A instalação na Band
      Por fabiano soriano no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 149
      Última resposta: 27/06/2022, 11:59
    2. Instalação do alternador Bosch N1 no BF161
      Por Jacimar no fórum Jeep Willys
      Respostas: 20
      Última resposta: 09/10/2015, 13:24
    3. alternador Bosch 120A - Vectra adaptado para BF-161/OHC - 450mango
      Por rubensx no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/06/2011, 23:57
    4. Alternador Vectra 120a novo
      Por rubensx no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/01/2011, 20:45
    5. Vendo - Par de BANCOS de ASTRA - VECTRA
      Por diniz no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/01/2008, 14:21

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade