x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    Cardãs e Homocinéticas




    Olá Galera!

    Bom, desculpem a igno......, mas vou retornar o assunto:

    E se eu utilizar homocinéticas no lugar dos cardãs em meu SPOA?
    Isto não iria eliminar aquele trabalho de acertar os angulos com os diferenciais?

    Valeu.

  • #2
    Guto,
    Com homocinéticas o ângulo de trabalho pode ser maior sim, porém ainda tenho dúvidas quanto a durabilidade deste sistema, bem como acredito ser mais crítico para manutenção...
    Resumindo, menos robusto...
    *Obs.: Nunca usei este sistema, soh estou dizendo isto pelos relatos que já ouvi falar, mas fico no aguardo de alguém que já usou ou usa, ou sabe melhor do q eu...

    []´s

  • #3
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    46
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0
    A homocinética é muito mais resistente que a cruzeta, além de aceitar maiores angulos de trebalho, mas....
    A homocinética é lubrificada com uma graxa e esta graxa é protegida por uma coifa de borracha. Esta coifa não resiste a elevadas rotações, pois a graxa (sob força centrífuga, devido as rotações do cardã) a presiona e a rompe.
    Mas por que nos carros ela funciona?
    - Por que nos carros ela trabalha em rotações muito menores, pois ela fica depois do câmbio e diferencial, que desmultiplicam as rotações.

    E se eu colocar menos graxa?
    - Voce corre o risco de danificar a homocinética, alem de não adiantar nada, pois a coifa rompe do mesmo jeito.

    Mas algum tempo atrás, eu li na Jipenet, um maluco de um Niva que colocou as homocinéticas nos cardans e colocou várias abraçadeiras de plástico nas cavidades da coifa, e segundo ele funciona...
    (homocinéticas de Kombi)
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Então tá, vou verificar com o mecanico e conto para vcs!

  • #5
    Nem tenta. Exatamente pelos motivos que o Ramiro citou.........

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    OK,

    sem maiores teimosias, desisti da idéia.

    Obrigado Bill

  • #7
    Ahhhhh,
    Fala sério galera...
    Se ninguém tentar achar uma solução, esse tipo de coisa será "impossível"? Ou todo mundo pode gastar um $$FARDO$$ em peças vindas dos gringos, só porque veio de lá, sendo que aqui pode-se dar um jeito???
    Homocinéticas da Kombi!? Vou tentar sim... nem que eu faça uma coifa de outro material, ou utilize 2 coifas, ou sei lah...
    Se é mais resistente e permite maiores angulações, eu vou tentar sim, afinal, homocinéticas de Kombi não são tão caras assim... e se não der certo, partimos para outra... mas se o colega da Jipenet deu a dica, não custa confiar nele e tentar...

    []´s

  • #8
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    A homocinética é muito mais resistente que a cruzeta, além de aceitar maiores angulos de trebalho, mas....
    Ramirão,
    Engraçado neh!? A cruzeta parece ser tão mais robusta, sem aquelas pecinhas de ferro fininhas q seguram os "rolamentos" da homocinética...
    Eh muito mais resistente mesmo!?
    Porque, se a homocinética tem RESISTENCIA e ANGULAÇÂO, e tem apenas o ponto negativo da coifa que estoura, acredito que compensa estudar uma solução pra danada da coifa e começar a utilizar este sistema, o que acha? Por exemplo, uma coifa maior por fora da original, ou então as presilhas de plastico, ou ambas........ !? Você tem alguma foto deste esquema ? Eu tinha umas fotos, que se não me engano postaram na Jipenet, mas a muuuito tempo, e como perdi meu HD a pouco tempo, foi-se junto as fotos..
    Qqer coisa dah 1 alow...

    []´s

    []´s

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Pô Walter!! Calma aí!

    Eu não tenho grana para gastar com as peças dos gringos e também não tenho grana para ficar fazendo testes.

    Não sei quanto custa esta adaptação! Apenas não quero ficar brincando com meu dinheiro.

    Mesmo assim, em conversa com meu mecanico agora a noite, ele falou que vai tentar!

    Sobre as coifas: Ele disse que há como fazer o tal reforço utilizando as abraçadeiras. Espere mais alguns dias......

  • #10
    Citação Postado originalmente por Guto
    Pô Walter!! Calma aí!

    Eu não tenho grana para gastar com as peças dos gringos e também não tenho grana para ficar fazendo testes.
    Então dê uma solução.... Você pediu uma opnião e eu estou te mostrando as alternativas... não estou obrigando você a comprar nada... Ou você gasta um monte com os gringos, ou então gasta pouquinho fazendo os "testes" que tem gente já rodando muito bem com os tais "testes" e sem gastar $$$$$$$$$$$$$$$$!
    Eh que tem gente que deve pensar assim: "Ahh, nem vo tentah faze nada disso não..." dae pega, entra no www.loja4x4doseua.com e manda vim tudo prontinho, bunitinho e pintadinho... fico feliz por eles que tem essa conta bancária Extra-Large... mas tem pessoas (eu por ex) que não podem disfrutar deste privilégio (quem sabe um dia) e tem que se virar com o que você chamou de "testes"...
    É a tal da coisa... se correr o bixo pega se ficar o bixo come...

    Citação Postado originalmente por Guto
    Não sei quanto custa esta adaptação! Apenas não quero ficar brincando com meu dinheiro.
    Mesmo assim, em conversa com meu mecanico agora a noite, ele falou que vai tentar!
    Sobre as coifas: Ele disse que há como fazer o tal reforço utilizando as abraçadeiras.
    Tah ae... falow falow mas acabou pensando q nem eu...
    Faz os "TESTES" e diga pra nós como ficou, ok!? Também vou começar a mexer o doce aki...

    []´s

  • #11
    Então fazem o que quiserem.


    Apenas respondi a pergunta com base em minha experiência e também nas experiências de outras pessoas. Homocinéticas e alta velocidade não combinam. No cardan dianteiro até que vai, desde que a viatura nunca passa de 40 km/hr em 4x4.

    Digo mais...... Se você conseguir achar uma solução boa e que tenha um custo / benefício melhor que o cardan duplo, então você vai poder comprar qualquer coisa "gringa" que quiser, pois vai ficar muito, muito rico. Mas teria que patentear a invenção, pois até as montadoras vão querer comprar........

  • #12
    Usuário
    Entrada
    08/02/2004
    Idade
    41
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Aí vai um link sobre funcionamento, manutenção e substituição de homocinéticas:

    http://www.monzaclube.com/fafacil/fa...ineticas.shtml

    To mandando também um link sobre cardãs e homocinéticas de uma revista espanhola:

    http://www.parque4x4.com.ar/mecanica/homocineticas.html

    Espero que ajude alguém...

    E afinal:
    - As homocinéticas SÃO ou NÃO SÃO mais resistentes que os cardãs
    - O ÚNICO problema da homocinética é a coifa que se rompe em altas rotações

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade