x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Usuário Avatar de othiagodana
    Entrada
    25/01/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre




    Bom dia amigos,

    Caso este não seja o tópico adequado para a postagem, peço desculpas.
    Neste final de semana, para subir uma ladeira bem inclinada em estrada de terra, tive que acionar o 4X4. Fiz o procedimento correto, acionando a alavanca interna e travando os cubos do Roda Livre. Depois de vencer a ladeira, já em um trecho plano, destravamos os cubos do Roda Livre e esqueci de desengatar a alavanca interna, seletora do 4x4. Andei cerca de uns 80 metros assim, depois que percebi o engano, coloquei passei a alavanca para 4x2.

    Pergunta: Pode ter acontecido alguma coisa? posso ter quebrado algo?

    Agradeço desde já.
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,987
    Agradecimentos: 16
    Não quebra nada, fique tranquilo. O diferencial e os semi-eixos dianteiros estavam girando acionados pela t-case, e os cubos, girando praticamente solidários pelo movimento das rodas (exceto por alguma curva que fez ou diferença milimétrica no diâmetro dos pneus).
    Land Cruiser 105 (Stormtrooper), SW4 94 (Raposa Vermelha), SW4 97 (Pantera Negra), Samurai 97 (Tatuí), Samurai 92 (Tatu)

  • #3
    Usuário Avatar de othiagodana
    Entrada
    25/01/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Não quebra nada, fique tranquilo. O diferencial e os semi-eixos dianteiros estavam girando acionados pela t-case, e os cubos, girando praticamente solidários pelo movimento das rodas (exceto por alguma curva que fez ou diferença milimétrica no diâmetro dos pneus).
    Posso ficar tranquilo mesmo? rss fiquei preocupado. Destravei os dois cubos R.L. e esqueci a alavanca... Só percebi, pois fez um barulho que vinha na parte da frente, com o carro em movimento (não sei se era no diferencial ou nos cubos)

  • #4
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    ah deve ter moido os rolamentos da tcase.

    mentira nao tem problema
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #5
    Usuário
    Entrada
    21/11/2010
    Local
    castro/PR
    Idade
    56
    Posts
    119
    Agradecimentos: 0
    Meu 4x4 nao tem roda livre, fora o avm o q mais preciso troca? Peço ajuda dos colegas, preciso trocar mais peças? Existe algum video explicando a montagen, cada mecanico q conversei um fala diferente do outro
    obg
    aguardo retorno

  • #6
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Idade
    57
    Posts
    1,117
    Agradecimentos: 0
    Qual é o seu veiculo 4x4 ???
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    21/11/2010
    Local
    castro/PR
    Idade
    56
    Posts
    119
    Agradecimentos: 0
    é uma f 75

  • #8
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por othiagodana Ver Post
    Posso ficar tranquilo mesmo? rss fiquei preocupado. Destravei os dois cubos R.L. e esqueci a alavanca... Só percebi, pois fez um barulho que vinha na parte da frente, com o carro em movimento (não sei se era no diferencial ou nos cubos)
    Sempre que preciso rebocar outro jipe no asfalto e preciso usar a reduzida, em subidas por exemplo, uso a tração 4x4 ligada para poder engatar a reduzida mas sem conectar as rodas livres, porque o Jeep não tem diferencial na caixa de tração então a tração 4x4 não pode ser utilizada no asfalto. Não é recomendável utilizar a reduzida somente nos eixos traseiros mas as vezes não se tem opção, agora, a 4x4 sem ligar a roda livre não tem problema algum. É claro que não convém usar sempre assim pois aumenta o barulho, o consumo e fica vibrando por não ter carga no sistema, mas quebrar não quebra
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #9
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por lausni souza Ver Post
    Meu 4x4 nao tem roda livre, fora o avm o q mais preciso troca? Peço ajuda dos colegas, preciso trocar mais peças? Existe algum video explicando a montagen, cada mecanico q conversei um fala diferente do outro
    obg
    aguardo retorno
    Se for uma F 75 deve ter sim, só que, se for original, é automática e vc não consegue mudar manualmente, por isso parece que não tem (e normalmente não funciona). Se realmente tiver é só tirar a automática e colocar a manual, agora se tiver sido substituída por por alguma gambiarra, aí só analisando diretamente.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/09/2015
    Local
    campo grande/MS
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Se for uma F 75 deve ter sim, só que, se for original, é automática e vc não consegue mudar manualmente, por isso parece que não tem (e normalmente não funciona). Se realmente tiver é só tirar a automática e colocar a manual, agora se tiver sido substituída por por alguma gambiarra, aí só analisando diretamente.
    Olá. Sou novo aqui.
    Meu primeiro jeep willys cj5 motor bf 161 chegou ontem (20 nov 2015). Estou com uma dúvida quanto a roda livre. Como eu faço para trocar ela de posição? precisa alguma chave? ou ela troca de forma automática quando eu troco la na alavanca?
    obrigado.

  • #11
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Boa noite.
    Existe o modelo que aciona manualmente e o modelo que aciona automaticamente quando se liga a tração. Para situações mais pesadas o modelo manual é o mais indicado por ser mais robusto que o manual, mas para situações não muito complicadas o modelo automático é mais, digamos, confortável. Se não quiser colocar o pé na lama e o seu modelo for o manual melhor já aciona-lo assim que sair da estrada. A principal função da RL é diminuir o desgaste de peças que não seriam utilizadas em todo o tempo e diminuir um pouco o consumo e ruído. Por isso, mesmo que use pouco é importante ligar o sistema pelo menos uma vez por mês para a lubrificação do sistema.
    Abaixo segue fotos do modelo manual e automático para lhe ajudar. O manual não tem a frete lisa, mas com duas "orelhas" para aciona-las girando a mesma no sentido indicado.
    A foto da tampa azul é do modelo mais antigo. Automático também.
    Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-rl-automatica.jpgAlavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-rl-manual.jpg
    Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-automatica-antiga.jpg
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Essa avm automatica aí é o cão chupando manga, tem no cj3-b dum amigo há mais de dez anos e funciona muito bem nunca deu pepino
    []'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Roda livre avm antiga jeep willys
      Por rural4x4 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/03/2012, 17:00
    2. Manivela roda livre Jeep Willys CJ 1956
      Por Hermann no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 02/03/2012, 08:38
    3. Roda Livre No Grand Vitara E Travar O Diferencial Dianteiro
      Por joao jose galvao no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/04/2008, 19:28
    4. roda livre manual p/ jeep willys cj
      Por edwint no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 14
      Última resposta: 20/04/2006, 17:15

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade