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  • #1

    Question Como montar um distribuidor para ignição eletrônica para BF161?




    Alguém tem idéia de Como montar um distribuidor para ignição eletrônica para BF161?

    Tem como adaptar o do opala 6 cil.

    Lembro que o problema é o sentido de rotação!
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #2
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    Se for meter a cara pra fazer isso, o que não acho um bicho de sete cabeças (basta achar um torneiro com paciencia e com imaginação pra inventar tal mecanismo), coloca logo um com sensor hall, pra facilitar futuramente a instalação de uma injeção!

  • #3
    Parece que o vendido por aí é feito com a carcaça de um distribuidor de fusca.

    E o que vai dentro? É do opala 6 cil? Não serve o do próprio opala, porém mudando o sentido de rotação? Como fazer a gambiarra?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Parece que o vendido por aí é feito com a carcaça de um distribuidor de fusca. E o que vai dentro? É do opala 6 cil? Não serve o do próprio opala, porém mudando o sentido de rotação? Como fazer a gambiarra?
    Cara, é o seguinte: meu motor não é o BF, mas quando pensei em colocar uma injeção eletronica no motor do meu jeep (GM151), o cara que ia fazer o serviço logo falou no distribuidor. Não poderia ser o indutivo (tipo aranha) teria que ser um com sensor hall. O com sensor hall pra opala é caríssimo e raro de se encontrar. Bem, logo pensei numa adaptação ao qual eu colocaria a parte inferior do distribuidor do opala com uma superior de um outro carro, com sensor hall. Teria que ser feita por um torneiro e bem feita mesmo, por questões de ponto do motor, etc.... Ele disse que já tinha fieto isso, mas que ficaria trabalhoso e um pouco mais caro. Bom, respondendo sua pergunta aí de cima, o ideal seria vc conhecer o distribuidor de alguem que possui ignição eletronica pra ver a engrenagem da parte inferior do distribuidor, o sentido dos dentes, o tamanho dela, etc etc. Se tiver paciencia, e respeitar alguns itens importantes de encaixe, fixação do distribuidor e marca do ponto, acho que ficará bom. E outra: não fale gambiarra. Não se faz gambiarra em coisa que é pra nós, ou um dia a casa cai, rs.... o minimo que devemos ter é paciencia, porque se ninguem ainda fez, é porque dá trabalho, o que realmente precisa de paciencia pra fazer. Calma que aparecerá muitas dicas aqui, espero....e observe de alguem, veja como funciona, e dê um jeito de vc fazer um pra vc. Abração!

  • #5
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Alguém tem idéia de Como montar um distribuidor para ignição eletrônica para BF161?

    Tem como adaptar o do opala 6 cil.

    Lembro que o problema é o sentido de rotação!

    O que eu temho no meu BF é de opala a carcaça, e o eixo é feito outro no torneiro na medida para o BF, comprei na paulista 4x4, ja discutimos isso bastante por aqui, o mestre Sukys monta alguns modulos que não me recordo o nome pra uma regulagem dessa parte eletrica, procura aqui por CDI ou RDI que voce acha o que estou falando.

    []s

  • #6
    Blz,

    Já falei com o Sukys a respeito, porém não ficou claro que não necessita mais dos avanços à vácuo e centrífugo.

    O meu também é de opala, mas foi montado de forma que gira ao contrário, portanto gostaria de saber exatamente esta parte, o que é trocado dentro dele para girar para o lado certo?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #7
    Usuário Avatar de eniomurara
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    D.i.s.

    Caros Colegas ...

    Vcs ja virão esse produto instalado em algum JEEP ???

    D.I.S. (ignição digital)

    Deem uma espiada no site: www.motorspice.com.br
    Fiquei impressionado com as imagens.

    Aguardo algum comentário.
    Abraço...ENIO

  • #8
    Usuário Avatar de eniomurara
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    Complementando

    Penso ser uma possibilidade para aqueles que ainda tem seu Jeep no sistema antigo e estão pensando em trocar do platinado para ignição.

    Quem ja tem ignição talves não seja interessante fazer outra alteração que aparentemente tem um resultado parecido.

    Abraço.

  • #9
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Segundo constatado por um colega jipeiro, o DIS melhora a resposta de aceleração, economia, regulagem das velas, faz o avançode distribuição para quem usa GNV, podendo regular o motor para melhor rendimento em gasolina ou alcool, como combustível básico e quando da seleção de GNV, automaticamente, altera-se a regulagem do avanço (variador de avanço), além de tornar o motor bem mais resistente à água, podendo fazer travesias mais arriscadas e profundas !!!!
    Rogério
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

  • #10
    Usuário Avatar de Dic3
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    Usa-se a propria carcaca do distribuidor Willys mas com toda parte interna do Opala, para isto basta pedir a um torneiro que faca um retrabalho na parte interna da carcaca do distribuidor para que o eixo do opala entre sem problemas. Na ponta do eixo corta-se a original e solda-se a ponta da Willys.

    Nao tem mt segredo nao

    Quando eu for fazer, seguirei esse esquema aqui, a ideia é bem interessante

    http://www.planetabuggy.com.br/eletr...sensorhall.htm



    ..

    .

    s
    4X4 Brasil
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #11
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
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    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Blz,

    Já falei com o Sukys a respeito, porém não ficou claro que não necessita mais dos avanços à vácuo e centrífugo.

    O meu também é de opala, mas foi montado de forma que gira ao contrário, portanto gostaria de saber exatamente esta parte, o que é trocado dentro dele para girar para o lado certo?
    Olha, so pra ajudar, tem dois topicos que falaram varios detalhes a respeito disso, Um deles é

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=41071


    No caso do Avanco Centrifugo e á Vacuo nos distribuidores é o seguinte:
    Como no caso do BF-161, onde o sentido de giro é anti-horario, a mesa do distribuidor possue o mesmo sentido, oq em caso de adaptacao sem observar esses detalhes, acaba por anular esses mesmos avancos.
    Pra se resolver esse problema, existem tres possibilidades:
    1° Adaptar um distribuidor q seja de um carro onde o sentido de giro seja o mesmo do BF;
    2° Que requer um pouco mais de conhecimento, seria fazer a troca da mesa do distribuidor original, por uma q utilize o mesmo sentidode giro 8 em virtudo dos avancos) , so q para ignicao eletronica (com sensor indutivo ou Hall),
    3° Utilizar um distribuidor para a distribuicao eletronica (como o desses kits que sao vendidos por ai), anular os avancos existentes que sao inoperantes e instalar um RCI (ou algum que possua as mesmas propriedades do RCI)!

    * Nota: Nem comentei a respeito da adaptacao do eixo do distribuidor pois é um detalhe obvio.


    O que o Grande Sukys explica é o seguinte, no caso do RCI nao havera mais a necessidade dos avancos, pois o mesmo possui uma curva de avanco que esta programada dentro dele em um microprocessador. Ou seja, de acordo com a rotacao do teu motor, esse circuito processado do RCI lhe da o ponto de faisca ideal. Digo ideal, pois no ponto de faisca q o RCI vai lhe passar, ja vem calculados os fatores de avanco atualizados, onde a grande diferenca é q nessa curva programada levasse em conta, a mistura de combustivel q temos hoje em dia ( 26 % alcool).
    Trocando por miudos, oq os avancos antigos lhe forneciam, o RCI lhe fornece agora.
    Existe um detalhe a ser observado tbm, qualquer distribuicao mesmo com a instalacao do RCI, exige a necessidade de que o avanco mecanico esteja devidamente ajustado.

    O RCI lhe permite ainda, em cima desses novos pontos de faiscas, atraze ou adiante o ponto atravez de um Potenciometro, pra q vc tenha a possibilidade para um eventual ajuste, quando por exemplo exista uma mudanca de pressao atmosferica absoluta( quando se sobe uma serra por exemplo).

    Com a observacao das necessidades atuais de alteracao do ponto de faisca, vc estara simplismente retirando a devida energia do combustivel q vc alimenta o motor. Resultado:

    ECONOMIA!!!!!!
    4X4 Brasil

  • #12
    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    Existe um detalhe que a distribuicao depende mesmo com a instalacao do RCI, que o avanco mecanico esteja devidamente ajustado.
    Giovani, Não entendi esta parte. Tem que estar funcionando o avanço mecanico ou não?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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