x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 100
  • #1
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0

    Regulagem de válvulas (BF161)




    Refiz meu BF161 há pouco tempo. Não devo ter rodado nem 100km com ele ainda. O mecânico me entregou ele meio "xôxo" e resolvi eu mesmo ir acertando.

    Fui devagar... reparo do carburador, folga do platinado, aperto da tubulação do avanço (estava frouxo, dando entrada de ar!), acerto da mistura e do ponto. O desempenho foi melhorando, até que, de uma hora para outra, (pelo menos) o cilindro 2 passou a não queimar de jeito nenhum (estava centelhando). Eu já desconfiava que tinha cilindro falhando, mas a partir daquele momento deu pra ter certeza.

    Abri a tampa das válvulas neste fim de semana para obter alguma luz e, para minha surpresa, vi que estava tudo sem regulagem. Tinha válvulas sem folga alguma!

    Fiz a regulagem de acordo com o manual, posicionando os cilindros e passando a lâmina de 0,45mm (o manual manda 0,46mm, mas o conjunto de lâminas que usei não tinha esta precisão -- e não tentei compensar para não fazer besteira).

    Que espetáculo ficou o carro!

    Não embola mais, desenvolve bem, marcha-lenta e aceleração regulares... Maravilha!

    Só que...

    ...ficou um tléc-tléc de batida de tucho de dar nos nervos! Quando acelera parece uma máquina de costurar...

    Perguntas:

    Até que ponto este barulho e normal?

    Pensei em deixar ele rodar assim por mais uns dias (rodo pouco) e depois reabrir e conferir/regular as folgas novamente. Pode dar algum xabú neste meio tempo?

    Outro detalhe. É a primeira vez que vejo um BF161 funcionando sem a tampa de válvulas (não sou mecanico!). Quando coloquei ele pra funcionar com a tampa aberta, esperava ver o óleo subindo nos balancins na lenta, e um chafariz ao acelerar.

    Nem preciso dizer que não foi isso que vi. Somente depois de um tempo começou a molhar o eixo, mesmo depois de algumas aceleradas...

    Perguntas:

    Não é normal este comportamento, certo?

    Deveria sujar tudo (e todos em volta) de óleo ao acelerar, não é?

    Será esta falta de óleo em cima a causa dos barulhos de tucho que me referi acima (falta óleo para "preencher" a folga das válvulas e amortecer a batida do balancin)?

    Antes que perguntem: minha bomba de óleo não foi trocada quando refiz o motor.

    Antes que me xinguem : acontece que não tem mais bomba igual a minha à venda. Podem colocar todas as lojas via Internet ai que nenhuma delas tem. É possível encontrar a "pequena", mas a minha é a "grande". Eu mesmo cai nesta armadilha e comprei uma bomba "pequena" que, só depois, vi que não serviu (esta bomba está zerada e à venda -- detalhes em minha assinatura).

    Outro detalhe é que ainda não medi a pressão da bomba. Devo fazê-lo neste fim de semana. Mas, como disse, já rodei quase 100km e o motor não apresenta barulho (fora o tléc-tléc que começou depois da regulagem que fiz). A cebolinha do óleo é nova, e a luz apaga normalmente. O motor não esquenta nem um pouco, mesmo depois de horas rodando embaixo dos 40°C que tem feito aqui no Rio.

    Por último, fiz só a regulagem das válvulas de admissão. Neste FDS encaro as de escapamento, e já imagino o que me espera...

  • #2
    Olá amigo,
    Será que vc regulou na sequência certa ?
    Primeiro de tudo arrume uma lâmina na medida correta, 0,018" ou 0,46mm
    O 1º cilindro é o do radiador, depois que tirar a tampa, gire o virabrequim até que a válvula do 6º pistão fique aberta, daí regule a válvula do 1º cilindro. Depois gire o virabrequim até a válvula do 5º ficar aberta, e regule a do 2º. a do 4º pra regurar o 3º. A do 3º pra regular o 4º. a do 2º pra regular o 5º, e a do 1º pra regular o 6º.
    As de baixo (escape) é a mesma sequência...
    Já que cê tá com a mão na massa aproveita e vê se não tem vareta empenada, se os furos estão limpos, comprimento...etc...
    A bomba, confira a pressão entre 50/ 65 libras por polegada a 2000 RPM
    Tem uma válvula de alívio na bomba, mas essa eu nunca ví como é que funciona...só sei que tem uma mola onde se pode dar mais ou menos pressão, o seu mecânico deve saber mexer alí...
    Ah ! lembrei agora...vê nos balanceiros, se naquela pontinha de contato com as válvulas está redondinho, (se não formou calos)...se tiver calos vc não consegue regular direito e daí vai bater...
    abraços

  • #3
    Usuário Avatar de Sergião
    Entrada
    27/09/2005
    Idade
    50
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Boa!!! Vou tentar fazer isso no meu que também bate um pouco de valvulas em marcha lenta. O mecanico disse que tenho que trocar o "varão", mas não custa tentar uma regulada.

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    1º - certifique-se de regular as válvulas do motor (a frio) como o manual manda:

    = 0.016" (0,41 mm){BF - 161}
    = 0.018" (0,46 mm){3.0 - 184}

    ..... e se tudo foi feito certo,

    2º - tec tec é esperado, pois o tucho não é hidráulico, assim é normal o ruido característico.

    3º - se o motor estiver quente, respinga óleo pelas buchas, mas não é como a chuva de óleo na regulagem com tuchos hidráulicos onde óleo vem pelas varetas.

    Não vamos descartar um possível acúmulo de borra dentro da flauta. Para limpá-la, será necessário remover os tampões na frente - pressão de ar (cuidado com o tiro .... calçe com pano as extremidsades da flauta) e atrás e depois pode ser varetada com escova para canos de espingarda calibre 12 + querozene e/ou thinner. Depois, é só rebater os selos.

    Não vamos descartar uma perda de eficiência devido ao caninho que transporta o óleo estar amassado - aquele caninho que sobe por trás do coletor de escape...... ou também acúmulo de borra: para limpá-lo, será necessário removê-lo e jatear com ar e querozene e/ou thinner.

    Não vamos descartar uma pressão baixa por problema de bomba, embora seja muito incomum.... pressão baixa normalmente está associada com folga demaisada nos mancais ..... verificar com um manômetro instalado na posição do sensor de pressão de óleo, a pressão do óleo a frio e a quente.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Salve pessoal. Obrigado pela atenção e por responderem...

    Arnaldo:

    O processo foi feito exatamente como você falou (como no manual).

    Não discuto que a lâmina na medida exata era ideal. Mas será que aquele 0,01mm é que tá fazendo a diferença? Será que o próprio mecanismo de fixação manual (chave de fenda, chave de bocas, mãos trêmulas depois de umas cervas debaixo do sol etc.) garate uma precisão assim? Além disso, faltou 0,01mm, ou seja, deixei com menos folga, o que significa menos barulho, não?

    Vou dar uma olhada na ponta dos balancins, sim, pra ver se estão calejados. Valeu pela dica!

    Leopoldo:

    Se não me falha a memória, no BF161 a folga nas válvulas de admissão é de 0,018" (~0,46mm) e as de escape 0,016" (~0,40mm). Não sou craque em regulagem, mas estou com estes números frescos na cabeça.

    A propósito, fui consultar o MMW e as folgas são estas mesmo em polegadas, mas os valores em milímetros não são especificados. Fui calcular e veja onde chegamos:

    0,018" x 2,54 = 0,04572mm
    0,016" x 2,54 = 0,04064mm

    Ou seja, acabei descobrindo que meu erro foi alguns pentelhézimos de mm menor...

    Mas... voltando ao assunto.

    É verdade. Pensando bem, estou acostumado a ver tuchos hidráulicos. Eles realmente fazem uma lambança. Relendo o MMW, vi que o próprio fala sobre a lubrificação do balancins, e que o mesmo é feito através do canal desencontrado no comando de válvulas. Se for só isso (e a mim, em minha humilde ignorância, só cabe aceitar que é... ), realmente não é pra jorrar óleo mesmo.

    De qualquer forma, não descarto mesmo acumulo de borra na flauta. Vou checar isso pessoalmente.

    O caninhos de óleo amassados não estão, mas podem estar entupidos. Vou verificar também. Não custa nada...

    Medir a pressão da bomba já estava nos meus planos. Virou peso na consciência... Agora, curiosidade: por que medir a pressão no furo da cebolinha, não naquele bujão específico para esta função?

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Verifique o manual de manutenção do jeep na seção de downloads.

    é 0.016 BF (ambas) e 0.018 (ambas) para o 3.0

    o bujão na bomba é a válvula de alívio.

    outro bujão ...... qual ? no motor tem a cebola e a saída para a filtragem parcial .... também pode colocar um T lá e medir.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Salve Leopoldo...

    Será que estamos falando do mesmo manual? Do mesmo motor?

    Regulagem das válvulas (tem as medidas):



    Bujão para teste de pressão da bomba de óleo:


  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    1- Vc é que está certo.

    Eu é que sou cabeça de bagre e não olhei direito o manual do BF e ví só o escape.

    Assim fica BF: 0.016" escape e 0.018" admissão.

    No motor 3.0 é que são ambas as válvulas em 0.018"


    2- Sim tem esse bujão no bloco ........ SE vc conseguir soltar, dá para medir lá.

    Mas é um parto soltar o bujão e normalmente ele espana ou quebra a cabeça .
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Valeu pela dica do bujão. Era por ali que eu ia medir, e agora vou mais na maciota, para evitar problemas de quebra.

    A propósito, por falar em bujão...

    Abaixo está a foto no meu motor recém montado. Ele tem um outro bujão no cabeçote (seta azul), que ninguém soube me dizer pra quer serve. Você ou alguém sabe pra que serve aquele bujão?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc02097_567.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    nunca havia aberto um bujão nessa posição, mas vc tem 2 chances:

    ou óleo da caneleta que abastece a flauta do comando(+provável),

    ou água do cabeçote.


    e por falar em tubo de óleo.... esse tubo do cabeçote tá na hora da morte !

    parece que até solda tem
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Rapaz, se você nunca viu um bujão ali, eu não sei mais...

    É um bujãozinho/furo que não parecem caseiros não. Parece com o do vácuo que fica embaixo do carburador.

    Enquanto o motor estava igual ao da foto, tava até fácil de ver. Agora tá tudo montado e o acesso ali é ruim... Mas vou tentar descobrir o que passa ali.

    Quanto ao tubo de óleo, sim, está em fim de vida mesmo. Sim, tem uma solda . Não tá entupido, mas não tá 100%. Vou ver se troco por um novo. Você sabe qual a bitola original daquele tubo?

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    é o mesmo do freio

    tem coisas que a gente nunca acaba mexendo ou porque está fora de acesso ou porque nunca precisamos e então .... nem notamos.

    Por exemplo, no motor 3.0, tem abaixoe um pouco à direita desse bujão, um selo de água (no BF que eu tenha visto é tapado, mas tem a marca no corpo fundido do bloco .... olha lá na foto ) que eu só descobri porque um dia vazou ..... e eu escasquetei em descobrir como podia vazar em cima da caixa seca ....... foi um parto trocar sem tirar o motor do jeep !

    Mas deu certo

    bons tempos em que meu problema era só com 6 cilindros
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade