x
Convex Datacenter
Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 100
  • #13
    Usuário
    Entrada
    12/03/2003
    Idade
    55
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por flaviovs
    Valeu pela dica do bujão. Era por ali que eu ia medir, e agora vou mais na maciota, para evitar problemas de quebra.

    A propósito, por falar em bujão...

    Abaixo está a foto no meu motor recém montado. Ele tem um outro bujão no cabeçote (seta azul), que ninguém soube me dizer pra quer serve. Você ou alguém sabe pra que serve aquele bujão?
    Flávio e Leopoldo

    Se não me falhe a memória, esse bujão misterioso é óleo da canaleta que abastece a flauta de comando. É um furo de usinagem que é tampado depois com esse bujão.

    Abraços

  • #14
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Valeu Mauricio, mas não entendi uma coisa... então ele é pra ficar tampado mesmo ou é pra eu encaixar alguma magueira (óleo) alí? Se for pra conectar, aonde fica a outra ponta?

    Pior que logo que o Leopoldo falou que não sabia pra que servia aquele bujão, surgiu na oficina um CJ com BF161, fui lá olhar e tinha lá, também, o mesmo raio do furo... tampado com o mesmo bujão "originalzinho de fábrica", igual meu motor!

  • #15
    Usuário
    Entrada
    12/03/2003
    Idade
    55
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por flaviovs
    Valeu Mauricio, mas não entendi uma coisa... então ele é pra ficar tampado mesmo ou é pra eu encaixar alguma magueira (óleo) alí? Se for pra conectar, aonde fica a outra ponta?

    Pior que logo que o Leopoldo falou que não sabia pra que servia aquele bujão, surgiu na oficina um CJ com BF161, fui lá olhar e tinha lá, também, o mesmo raio do furo... tampado com o mesmo bujão "originalzinho de fábrica", igual meu motor!
    Olá Flávio.

    Esta abertura fica tampado mesmo. Ele existe em função da necessidade de se fazer um canal que leva o óleo desde o "cotovelo" onde entra aquele tubinho de lubrificação que você deveria trocar , até o pé do suporte da flauta dos balancins de válvula. Como não dá para fazer furo "em curva" abre-se este buraco e usina-se o furo, tapando o início da abertura com o bujão... Carburadores normalmente possuem várias dessas aberturas de usinagem que são depois tapadas com um pequeno tampão, geralmente de chumbo ou uma de suas ligas.

  • #16
    Acho que esse bujão é da água...quando esse motor era instalado no Aero Willys, tinha uma tomada de água quente para o sistema de aquecimento do interior do carro.
    É apenas uma possibilidade, não tenho certesa...já faz muito tempo...

  • #17
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    regulagem com relogio comparador

    Bom, pode e dá muito mais trabalho, mas fiz a regulagem com um rologio comparador. Primeiro colocamos o relogio sobre o parafuso (ao lado da fenda) para achar a abertura maxima da válvula (digamos no cilindro 6)
    Depois transferimos o relogio para a "corcunda" do balancim da válvula 1 bem em cima do pé da válvula, escolhemos uma partezinha mais reta, do detalhe da fundição do balancim. Neste momento utilizei o relogio para encontrar o ponto em que a valvula esta sem regulagem alguma, ou seja não chega-se a deixa um pouquinho solta nem apertar a mola da válvula.
    Pronto, agora começo a soltar o parafuso de regulagem sempre apertando a chave de fenda para baixo, assim ia aumentando a folga entre a valvula e o balancim até marcar exatamente 0,458mm. Dificil é apertar a porca depois do ajuste...qualquer mexidinha desrregula tudo...tambem o 0,008mm é um pouco no olho ja que ai tem que ser no olhometro.
    Assim escapo de possivei calos e desgastes

    Ai na primeira foto é minha ajudante de mecanico (minha filha)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imag0001_397.jpg  

  • #18
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    Regulando a válvula

    Veja bem embaico o relogio apalpando a corvoca do balancim
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imag0004_153.jpg  

  • #19
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    Regulagem da abertura

    Neste ponto (na cabeça do parafuso) que apoiei o relogio para ajustar o zero (regulagem nenhuma) etambem a altura maxima do parafuso, consequentemente a abertura maxima da válvula.


    Bom fica fazendo telec telec até o motor esquentar, uns 5 minutos depois baixa bastante, mas não para.
    Antes não fazia barulho, mas verifiquei que o ajuste original era em torno de 0,15mm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imag0006_184.jpg  

  • #20
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Salve Edgar.

    Obrigado por compartilhar suas experiências.

    Realmente com o relógio não tem erro, mas você tocou em um ponto que eu também notei... difícil mesmo é apertar a porca-trava sem mover uns míseros centésimos para lá ou para cá (mesmo com o relógio).

    Agora, só pra atualizar o tópico: estava lembrando do momento que regulei e me lembrei que tinha dado umas voltas com o carro cedo, dado umas aceleradas (afinal ele tava falhando) etc. Ou seja, o motor devia estar quente na hora, e pelo que sei, a regulagem deve ser com o motor totalmente frio. Talvez por isso eu tenha deixado com folga demais, daí o tléc-tléc.

    Estou para refazer o serviço mas tou com a tcase desmontada, caixa sem óleo etc. e a viatura está encostada. Assim que refizer mando aqui como ficou.

  • #21
    Usuário Avatar de toyotafoz
    Entrada
    03/04/2005
    Local
    Foz do Iguaçu/PR
    Idade
    50
    Posts
    417
    Agradecimentos: 0
    Boa noite, aproveitando a deixa: no meu jeep o mecânico regulou em 0,30 as válvulas superiores, notei pelo texto que foi regulado com mais aperto do que devria, isso pode afetar? ele está falhando um pouco em baixa, parece que o quarto e o quainto cilindro estão falhando, o que pode estar ocorrendo? o que posso colocar no tanque para fazer uma limpeza das válvulas "na marra"?? e continua esquentando, troquei a junta de cabeçote pois tinha queimado e a temperatura continua subindo. Agradeço desde já a colaboração dos amigos, abraços a todos

  • #22
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Claro que a regulagem que seu mecânico fez pode afetar o funcionamento do motor. Afinal, está fora do especificado...

    Agora, Rodrigo, não sei se é isso ou não. Mas a No.2 ficava também falhando antes da regulagem. Aliás, falhando é apelido... o 2o. cilindro nem queimava...

    Depois da regulagem grosseira, ficou show. Neste fds pretendo refazer a regulagem as válvulas de admissão e regular as de escape. Vamos ver como vai ficar.

    Esta regulagem não tem nada a ver com limpeza das válvulas. Assim, acho que não há nada que você possa botar no tanque que vá resolver o problema (claro, se for de regulagem).

    Para seu problema de aquecimento, como "mexânico semi-amador" comecaria verificando se há água , se ela está circulando (bomba d'agua morta? válvula termostática travada?), se o radiador está bom... Depois verificaria o ajuste de mistura no carburador (mistura muito pobre aquece e também causa falha).

    Se não conseguisse resolver, voltaria no fórum pra pesquisar onde mais futucar, porque esta assunto já foi muito tratado por aqui...

  • #23
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por flaviovs Ver Post
    Refiz meu BF161 há pouco tempo. Não devo ter rodado nem 100km com ele ainda. O mecânico me entregou ele meio "xôxo" e resolvi eu mesmo ir acertando.

    Fui devagar... reparo do carburador, folga do platinado, aperto da tubulação do avanço (estava frouxo, dando entrada de ar!), acerto da mistura e do ponto. O desempenho foi melhorando, até que, de uma hora para outra, (pelo menos) o cilindro 2 passou a não queimar de jeito nenhum (estava centelhando). Eu já desconfiava que tinha cilindro falhando, mas a partir daquele momento deu pra ter certeza.

    Abri a tampa das válvulas neste fim de semana para obter alguma luz e, para minha surpresa, vi que estava tudo sem regulagem. Tinha válvulas sem folga alguma!

    Fiz a regulagem de acordo com o manual, posicionando os cilindros e passando a lâmina de 0,45mm (o manual manda 0,46mm, mas o conjunto de lâminas que usei não tinha esta precisão -- e não tentei compensar para não fazer besteira).

    Que espetáculo ficou o carro!

    Não embola mais, desenvolve bem, marcha-lenta e aceleração regulares... Maravilha!

    Só que...

    ...ficou um tléc-tléc de batida de tucho de dar nos nervos! Quando acelera parece uma máquina de costurar...

    Perguntas:

    Até que ponto este barulho e normal?

    Pensei em deixar ele rodar assim por mais uns dias (rodo pouco) e depois reabrir e conferir/regular as folgas novamente. Pode dar algum xabú neste meio tempo?
    Galera,

    a uma semana fui conferir a regulagem das valvulas de admissão do BFão!!

    O Jeep não tá falhando nem nada, só fui conferir de curiosidade!!

    Pois bem, elas estavam tudo na casa dos 0,30!! Como tenho cálibre de laminas em casa, passei tudo pra 0,45, de acordo com o manual!! Mas agora tá uma bateção de valvulas do carai, igual o flaviovs disse que tava acontecendo com o dele!!

    Antes de regular, ela dava umas batidinhas na marcha lenta, mas em alta rotação parava! Agora bate em qualquer rotação, tec tec tec adoidado!!

    Lembro que na ultima vez q troquei a junta do caabeçote (7 meses atras), o balancim estava com aquele calo, mas o meca passou tudo no esmeril e ficou zero..sem calos!

    Mas mesmo assim ainda tem os batidinhos! Será que deixo como está ou volto tudo pra 0,3???

    Regulo pelo barulho ou pelo manual??



    Abrs...
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #24
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Ilustres moderadores ! Tem como achar as fotos ? perdi ela e como tem uma forto da ilustre filha.....
    obrigado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade