x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de felps
    Entrada
    09/03/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Mangueira do Respiro do óleo - Jeep OHC




    Pessoal,

    Comprei meu jeep mas o dono anterior fez uma gambiarra que está no mínimo feia.

    O OHC - corrijam-me se eu estiver falando besteira - tem uma mangueira que sai do carter, passa por uma válvula PCV e vai pro filtro de ar e para o carburador.

    O dono anterior me fez o favor de arrancar isso tudo fora (devia ter achado que era enfeite ). Agora não acho a peça para reposição em lugar algum.

    O que queria pedir a vocês é:
    1) Onde posso achar essa mangueira?
    2) Existe alguma mangueira do respiro de outro veículo que dê para substituir?
    3) Alguém que possua esse motor e essa mangueira pode postar fotos de como ela fica? Até para servir de base na hora de procurar nas auto-peças.

    Obrigado

    Seguem anexas fotos da "Mecânica orientada a gambiarras"...

    O motor está assim (em laranja destacada a mangueira "vedada")

    -img-20150428-wa0017.jpg
    Esta é a mangueira que chega ao carburador (está tampada com um parafuso, afinal, de que servem parafusos senão para tampar mangueiras??)
    -img-20150428-wa0019.jpg

    Teoricamente eu acho que ela chega aqui (fica ali mais ou menos abaixo do distribuidor)
    -img-20150428-wa0025.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Mário RED JEEP
    Entrada
    02/03/2011
    Local
    Rio das Ostras/ Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    46
    Posts
    187
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo!
    Tenho um Jeep com motor OHC exatamente como o seu!
    Neste suspiro funciona uma válvula PCV, ele alivia a pressão do cárter impedindo que o óleo passe pelo retentores. Ela envia esse ar aquecido para o coletor de admissão e filtro de ar auxiliando a queima do composto ar+combustível. Vc pode colocar uma válvula corta-fogo ou anti-chamas do corcel e conectar na entrada e saídas (2) com o filtro de ar ou coletor de admissão. Posso te passar uma foto por whatsap amanhã. Deixe o seu contato.
    Curiosamente alguns motores tem a tampa de abastecimento de óleo na tampa das válvulas com mangueira que alivia a pressão pro filtro de ar, em outros esses tampa é fechada, usando somente a saída da válvula PCV. Mas assim acho que fica cospindo óleo pela vareta de óleo quando tira a vareta com o motor trabalhando.
    Jeep 1981 OHC/2.3 cc+caixa original 4 marchas+DH+Ignição Eletrônica+Pneus 31"x10,5"+Freio à disco nas 4.
    Ford Ranger XLT 2014 Flex 2.5

  • #3
    Usuário Avatar de leocmoreira
    Entrada
    27/01/2010
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    48
    Posts
    29
    Agradecimento: 1
    Boa noite Felps,

    A mangueira que sai do filtro de ar é ligada à tampa de abastecimento de óleo na tampa de válvulas:
    -img_20150501_190413.jpg-tampa.jpg

    A que sai do cárter é ligada à base do carburador:

    -img_20150501_183551.jpg-carter.jpg

    Pelas fotos você pode ver as válvulas e mangueiras. Mesmo que não ache as originais, não deve ser difícil encontrar outras que sirvam.

    Abraço!

  • #4
    Usuário Avatar de felps
    Entrada
    09/03/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Leo e Mário,

    Primeiramente obrigado pelo retorno. Vou procurar as peças aqui (auxiliado pelas fotos) e depois comento do resultado final.

  • #5
    Usuário Avatar de felps
    Entrada
    09/03/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Desculpem a demora mas apenas para que eu fique de consciência tranquila que "fechei o tópico"...

    Acabei conseguindo uma válvula PCV de um mecanico aqui. Negociei para ela sair de brinde na troca da bomba d'água que deu prego.

    Deu quase certo. Só que ele colocou uma que não é essa do amigo leocmoreira (que até onde sei é a original) mas uma "linear" ao invés de ser em "L". Nada trágico...

    Obrigado a todos pela ajuda!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/06/2021
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    57
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Mangueira do respido do óleo - Jeep OHC / Reabrindo o tópiro... Dúvida básica aqui

    Citação Postado originalmente por felps Ver Post
    Pessoal,

    Comprei meu jeep mas o dono anterior fez uma gambiarra que está no mínimo feia.

    O OHC - corrijam-me se eu estiver falando besteira - tem uma mangueira que sai do carter, passa por uma válvula PCV e vai pro filtro de ar e para o carburador.

    O dono anterior me fez o favor de arrancar isso tudo fora (devia ter achado que era enfeite ). Agora não acho a peça para reposição em lugar algum.

    O que queria pedir a vocês é:
    1) Onde posso achar essa mangueira?
    2) Existe alguma mangueira do respiro de outro veículo que dê para substituir?
    3) Alguém que possua esse motor e essa mangueira pode postar fotos de como ela fica? Até para servir de base na hora de procurar nas auto-peças.

    Obrigado

    Seguem anexas fotos da "Mecânica orientada a gambiarras"...

    O motor está assim (em laranja destacada a mangueira "vedada")

    -img-20150428-wa0017.jpg
    Esta é a mangueira que chega ao carburador (está tampada com um parafuso, afinal, de que servem parafusos senão para tampar mangueiras??)
    -img-20150428-wa0019.jpg

    Teoricamente eu acho que ela chega aqui (fica ali mais ou menos abaixo do distribuidor)
    -img-20150428-wa0025.jpg


    Boas a todos!!!
    Desculpem estar reabrindo o tópico, mas estou com uma dúvida, certo que por demais amadora, mas dependendo de ajuda de vocês!!!

    Esta peça da última foto: a minha está SOLTA! apenas encaixada, girando no próprio eixo base, apenas com um pequeno movimento de mão...
    É isso mesmo!?
    Não posso crer que essa peça não tenha um fixador em sua base... talvez um "o ring" ou algo similar, para dar um encaixe mais firme...
    Alguém pode me dar uma luz aqui, por favor?

    Abraços a todos!!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/07/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    27
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Luiz Damasceno Ver Post
    Boas a todos!!!
    Desculpem estar reabrindo o tópico, mas estou com uma dúvida, certo que por demais amadora, mas dependendo de ajuda de vocês!!!

    Esta peça da última foto: a minha está SOLTA! apenas encaixada, girando no próprio eixo base, apenas com um pequeno movimento de mão...
    É isso mesmo!?
    Não posso crer que essa peça não tenha um fixador em sua base... talvez um "o ring" ou algo similar, para dar um encaixe mais firme...
    Alguém pode me dar uma luz aqui, por favor?

    Abraços a todos!!
    Olá Luiz, minha pequena contribuição: essa peça que você se refere, esse bojo, é apenas encaixada mesmo. Se a sua está solta, tente trocar o o-ring como você mesmo imaginou. Se ela ficar bem presa, beleza

  • #8
    Usuário
    Entrada
    22/06/2021
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    57
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Fpontes79!!! Gde abç

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvida respiro óleo OM 364
      Por Fe_jipeiro no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 23
      Última resposta: 18/10/2021, 21:19
    2. Respiro oleo pajero gls-b 2.8 soprando!!!
      Por luis Eugenio no fórum Mitsubishi
      Respostas: 23
      Última resposta: 08/01/2020, 10:30
    3. fumaça de oleo pelo respiro ohc
      Por chinelao4x4 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 22/10/2010, 19:26
    4. Refugo de óleo pelo respiro
      Por mir000 no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 07/04/2008, 23:36
    5. FILTRO DO RESPIRO DE OLEO
      Por wladimircapelo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/03/2006, 07:16

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade