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Bom, não fui eu que perguntou de velocidade cruzeiro !
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Bom, não fui eu que perguntou de velocidade cruzeiro !
Hehehe eu achei que voce tava se referindo ao Alexandre Magno... :P
Eu li nesse trecho:
Retirado de: http://www.planetaoffroad.com.br/p03o.htmCitação:
O bloqueio de diferencial funciona exatamente para fechar, ou seja, anular o funcionamento do diferencial, equalizando o torque para ambos os semi-eixos e possibilitando que a roda que está em contato com o solo também possa girar e mover o veículo. Conforme descrito acima, o diferencial é utilizado para auxiliar o veículo a realizar uma curva, sendo assim é importante deixar claro que o blocante de diferencial nunca deva ser usado em terrenos de aderência plena, como no asfalto, concreto e estradas de terra em boas condições. Com o diferencial bloqueado as rodas não terão mais a compensação para fazer curvas, com isto a roda do lado de dentro irá derrapar dificultando a manobra e até causando danos aos componentes da transmissão. Neste caso a tendência do veículo é seguir em linha reta e quando em [b]velocidade de cruzeiro[b], em uma estrada com aderência plena, você poderá correr sérios riscos de um acidente.
Eu ja li isso em outros lugares também.
Na minha opinião, o uso da frase "velocidade cruzeiro" (velocidade cruzeiro - a máxima velocidade a ser alcançada com o mínimo consumo) é infeliz, pois assume-se velocidade cruzeiro numa trajetória reta (ou aproximadamente).
Nas curvas, é mais comum não estar em cruzeiro, pois na MAIORIA das vêzes, fazêmo-la reduzindo ou, como alguns gostam, aceleramos.
No primeiro caso aí:Citação:
Postado originalmente por Ramone
205 significa que o pneu tem 205 mm de largura
75 significa que a altura dele é 75% da largura, ou seja 154 mm
15 significa o diâmetro da roda de 15 polegadas, ou 381 mm
pra calcular o diâmetro total desse pneu do exemplo teriamos que somar:
154 + 381 + 154 = 689 mm
No outro padrão de medida onde se tem 30 x 9.5 x 15 é um pouco diferente:
30" é o diâmetro total do pneu (ou 762 mm)
9.50" é a largura (ou 241 mm)
15" é o diâmetro da roda
Caro Leopoldo,Citação:
Postado originalmente por leopoldo
Pegue uma trena e meça um pneu 600X16 que vc verá que ele tem 60 cm de diâmetro externo e, é óbvio, deve ser montado em aro de 16 polegadas.
Quis somente explicar de forma clara, sem tecnicismos, o sistema de medidas para um colega que já estava confuso.
Também discordo da tua explicação sobre essa, que é uma das forma de apresentação das medidas de pneus norte-americanas, senão vejamos:
segundo a tua explicação, um pneu 900X16, por exemplo, teria 9,0 polegadas de largura de seção e deveria ser montado em aro de 16 polegas. Pergunta: onde ficaria a medida do diâmetro externo?
:stop:
Não fica !
não teime sem pesquisar !
:shock:
Simplesmente é assim que os pneus são classificados. Olha a lateral do pneu. :pensativo:
Não fui eu que inventei.
Os pneus podem ser classificados assim:
1- Apenas pelo diâmentro externo, por ex: 8.00", 27", etc....
2- Pela largura da seção e o diâmetro do aro, por ex: 6.00"x16", 9.00"x16" ------ nosso caso.
3- Pelo diâmetro externo e pela largura do aro, por ex: 40"x14", 24x7.7"
4- Pelo diâmetro externo, largura da seção, e diâmetro do aro, por ex: 33"x12.5"x15", etc...
5- A classificação que o Arnaldo mostrou.
6- As sopas de letrinhas e números que os fabricantes resolvem normatizar.
veja:
http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyre...ages/udp07.gif
http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyre...ages/udp08.gif
http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyre...ages/udp09.gif
http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyre...ages/udp10.gif
http://www.br.pirelli.com/pt_BR/tyre...ages/udp11.gif
Não estou teimando :discordo: !
Como já expliquei anteriormente: é a forma mais fácil de explicar para um leigo.
Sabemos que existem as medidas norte-americanas (em polegadas, como quase tudo por lá) e a utlilizada na europa.
De qualquer forma, se vc está em dúvida: faça o referido teste da trena.