
Já fundi o OHC uma vez, por ter entrado água. Todos motores à gasolina ou álcool são potencialmente sensíveis à água.
Os melhores motores para encarar água, são os diesel.
Motores com injeção eletrônica podem ser melhores que os carburados para encarar água, pois podem ter todos os componentes eletrônicos isolados, até mesmo fora do cofre do motor.
No OHC, vc tem que vedar a vareta do óleo, verificar se o respiro do motor está ligado ao filtro (originalmente é assim), isolar a distribuição com uma "panela de pressão", passar silicone na junção do motor de partida, vedar a capa-seca (entra água pelo virabrequim). No meu jeep também tinha colocado uma mangueira no respiro da bomba de gasolina, que teoricamente fica isolada, mas tinha água nela quando desmontei...
Não esqueça dos diferenciais e câmbio.

No mais é só saber como entrar, andar e sair da água. Tem uns tópicos falando disso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=297
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11802
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13607
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