Vavá... seu caso tá no motor que é de torque e baixa rotação e motor de baixa rotação... se vc não pretende mecher no motor futuramente, pode pensar sim em trocar a relação... mas acho que o ideal mesmo seria o amigo migrar pra motorização AP... por um único motivo, simplicidade de manutenção... e o velho opala saiu de linha há bastante tempo!!!! daqui a pouco vai ficar igual ao motor original do jeep, difícil de achar peças e quem o conserte!
Ao amigo de SLZ posso te dizer uma coisa... conforto não tem preço, quando falamos em família... vou encher um pouco o seu tópico com minha história...
Ando nesse meu jeep desde os 5 anos de idade... então praticamente nasci dentro do jeep... hoje o adotei (não é meu de veras)... mas meus 3 filhos cresceram andando de jeep, e se hoje eu falar em vender eles dão um pinote, que não e que não!!! mas hoje eu tenho uma grand cherokee, pois pro que fazia de jeep os filhos estavam ficando de fora porque não cabiam mais, são tres filhos e não cabem no jeep...
Porém o jeep hoje está pra trilhas, motor AP 1.8 câmbio do niva (equivalente ao do chevette 5M em suas relações) e pneus 33", antes usava pneus 255/70R15 e posso te dizer o jeep muda da água pro vinho... pneu 33 é top na areia, flutua muito mais e o jeep anda mais solto... fica mais pesado pra subir dunas, é verdade, mas dá certo sim!!! Mas minha relação é 8x43!!! (tá aqui o segredo do sucesso)!
Quanto ao conforto posso te dizer uma coisa, nunca deixei de andar de jeep por causa de filho pequeno, é lógico que não é todo dia que se anda de jeep com os filhos, mas nunca deixei de ir a um passeio do grupo 4x4 por causa de filho pequeno... e acredito que com 6 meses (quando o garoto(a) ficar durinho, já possa frequentar o ramo 4x4)... mas fica a critério da família... e é lógico que o primeiro filho(a) é sempre o mais caprichado, não pode isso e não pode aquilo... alguns aqui vão me chamar de louco... imaginem se souberem que meu jeep nunca teve santo antônio!!!
Sobre as modificações... ia de caixa de direção VW hidráulica (santana, gol) é só tirar uma e colocar a outra, já que a sua já é do gol... os bancos (tem que ser confortável mesmo)... capota por causa do sol (eu já aboli a minha, será só no teto)... freios a disco com pedaleira suspensa, e a questão do motor primeiro eu sentiria com os pneus 33" mas se depois vc sentir que o motor não dá conta.. iria escolher com calma outro motor!!!
Ah e compre pneus de qualidade... antes eu usava recapes nas medidas 255/70R15... tremia tudo, não podia chegar em 80km/h...só faltava desmontar o jeep inteiro... agora de pneus 33" BF goodrich (originais - não recapes) balanceia direitinho e anda na boa sem tremer nada...
Boa sorte !!! E Parabens Papai!!!
Pablo