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  • #1
    Usuário Avatar de Adrian Rueckl
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    Dúvida - Tampa de válvulas motor Maverick 6cc BF184




    Saudações Senhores.
    Uma Dúvida..Qual é a real função da mangueira que sai da tampa de válvulas do Maverick 6cc e vai diretamente abaixo do carburador na admissão? Reaproveitamento de gases ou o que?
    Da tampa de óleo vai para o filtro de ar e essa segunda saída vai na admissão. Diferente do BF-161 que só tem a tampa de óleo com feltro para respirar.
    Quando coloquei o motor no meu jeep eliminei, mas a curiosidade continua.
    Abraços
    -teste.jpg
    Jeep Willys 1962 6cc 3000 "Nervosinho" - Trovão Azul

  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
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    -images.jpg foto de consulta ao Google. Não sei a autoria.... .......


    Esta mangueira que sai da tampa de válvulas , não vai para a conexão abaixo do carburador....
    Ela vai no purificador de ar..(original do maverick filtro seco) tem ligação direto ao carburador tem por baixo do filtro de ar uma entrada (tubo de ferro) por dentro do filtro de ar direto ao carburador.... Esta mangueira tem uma válvula entre a tampa e a mangueira ....
    e da tampa de óleo é ligada ao purificador de ar pelo lado de fora do filtro de ar
    Onde está a mangueira ligado abaixo do carburador (cabeçote) é a entrada de vácuo quando este tem o hidrovácuo..
    O motor do maverick ( bF 184.) não tem o respiro do carter pela lateral da tampa de válvulas. ( tem duas tampas ) como no BF 161 para o respiro do cárter de óleo.... Por fim quero dizer que esta mangueira é ligado ao purificador de ar....
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  • #3
    Usuário Avatar de Ricardo MG
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    -images.jpg foto de consulta ao Google. Não sei a autoria.... .......


    Esta mangueira que sai da tampa de válvulas , não vai para a conexão abaixo do carburador....
    Ela vai no purificador de ar..(original do maverick filtro seco) tem ligação direto ao carburador tem por baixo do filtro de ar uma entrada (tubo de ferro) por dentro do filtro de ar direto ao carburador.... Esta mangueira tem uma válvula entre a tampa e a mangueira ....
    e da tampa de óleo é ligada ao purificador de ar pelo lado de fora do filtro de ar
    Onde está a mangueira ligado abaixo do carburador (cabeçote) é a entrada de vácuo quando este tem o hidrovácuo..
    O motor do maverick ( bF 184.) não tem o respiro do carter pela lateral da tampa de válvulas. ( tem duas tampas ) como no BF 161 para o respiro do cárter de óleo.... Por fim quero dizer que esta mangueira é ligado ao purificador de ar....
    Adrian e Antonio,

    Somente uma observação, quando retirei o meu BF 184 de um Maveco para colocar no meu Willys, a mangueira da tampa de valvulas estava ligado no coletor com uma válvula PCV e o da tampa de oleo no filtro de ar, não sei se o sistema era original do veiculo, mas no meu Willys eu montei da msm forma.

    abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Ricardo MG Ver Post
    Adrian e Antonio,

    Somente uma observação, quando retirei o meu BF 184 de um Maveco para colocar no meu Willys, a mangueira da tampa de valvulas estava ligado no coletor com uma válvula PCV e o da tampa de oleo no filtro de ar, não sei se o sistema era original do veiculo, mas no meu Willys eu montei da msm forma.

    abs
    Está correto. Tampa de óleo no filtro de ar, respiro válvulas no coletor. Há a possibilidade (como fiz no meu) trocar a tampa de óleo por um filtro de ar pequenho desses de moto para não utilizar mais a mangueira até o filtro. Eu fiz esta opção pois uso weber idf com filtro marmita e não tem como colocar mangueira da tampa de óleo até o filtro de ar.

  • #5
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    A tampa de válvulas está invertida poré as saídas são as mesmas.

    Anexo 511945

  • #6
    Usuário Avatar de Ian Jeep
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    Mangueiras

    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    foto de consulta ao Google. Não sei a autoria.... .......


    Esta mangueira que sai da tampa de válvulas , não vai para a conexão abaixo do carburador....
    Ela vai no purificador de ar..(original do maverick filtro seco) tem ligação direto ao carburador tem por baixo do filtro de ar uma entrada (tubo de ferro) por dentro do filtro de ar direto ao carburador.... Esta mangueira tem uma válvula entre a tampa e a mangueira ....
    e da tampa de óleo é ligada ao purificador de ar pelo lado de fora do filtro de ar
    Onde está a mangueira ligado abaixo do carburador (cabeçote) é a entrada de vácuo quando este tem o hidrovácuo..
    O motor do maverick ( bF 184.) não tem o respiro do carter pela lateral da tampa de válvulas. ( tem duas tampas ) como no BF 161 para o respiro do cárter de óleo.... Por fim quero dizer que esta mangueira é ligado ao purificador de ar....


    Antonio,

    Essa ligação da foto abaixo, está certa? Me refiro a mangueira q sai da tampa de válvula até a entrada de vácuo da admissão

    -capturar.jpg

    Grato

  • #7
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Antonio,

    Essa ligação da foto abaixo, está certa? Me refiro a mangueira q sai da tampa de válvula até a entrada de vácuo da admissão

    -capturar.jpg

    Grato
    Pela ilustração da foto. esta parte é a parte do arrefecimento do motor... Mangueira de água. pelo que entendi nos circulos.

    Nesta mesma foto. a manqueira que sai da parte de cima traseira da tampa de válvulas e está conectado no cabeçote abaixo do carburador, é no cabeçote a entrada de vácuo para o hidrovácuo.. Na verdade esta mangueira não é ligada ao cabeçote e sim no purificador de ar (filtro seco).. Ok.
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  • #8
    Usuário Avatar de Ian Jeep
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Pela ilustração da foto. esta parte é a parte do arrefecimento do motor... Mangueira de água. pelo que entendi nos circulos.

    Nesta mesma foto. a manqueira que sai da parte de cima traseira da tampa de válvulas e está conectado no cabeçote abaixo do carburador, é no cabeçote a entrada de vácuo para o hidrovácuo.. Na verdade esta mangueira não é ligada ao cabeçote e sim no purificador de ar (filtro seco).. Ok.
    Boa noite,

    Então, a ilustração parece de um manual de época. Assim como essa outra ilustração.
    -whatsapp-image-2016-11-16-15.03.07.jpeg

    Todas q eu vejo aparentam estar ligada na entrada de vácuo.
    -hqdefault.jpg

    -images.jpg

    E a entrada da tampa do respiro do óleo ligada ao purificador de ar.

    -whatsapp-image-2016-11-16-15.03.08.jpeg

    O meu filtro tem apenas uma entrada. Onde seria ligada no respiro do óleo. ai ficaria sobrando uma entrada, q seria a entrada da tampa de válvula.

    -345434d6-7813-49a5-90a9-32c862046a23.jpg

    Porem, é estranho essas diferenças de instalação.


    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Boa noite,

    Então, a ilustração parece de um manual de época. Assim como essa outra ilustração.
    -whatsapp-image-2016-11-16-15.03.07.jpeg

    Todas q eu vejo aparentam estar ligada na entrada de vácuo.
    -hqdefault.jpg

    -images.jpg

    E a entrada da tampa do respiro do óleo ligada ao purificador de ar.

    -whatsapp-image-2016-11-16-15.03.08.jpeg

    O meu filtro tem apenas uma entrada. Onde seria ligada no respiro do óleo. ai ficaria sobrando uma entrada, q seria a entrada da tampa de válvula.

    -345434d6-7813-49a5-90a9-32c862046a23.jpg


    Nesta foto... esta entrada por baixo do purificador de ar do Maverick. é por onde a mangueira que está na tampa na parte traseira vai ligada....


    Observe que esta entrada vai por dentro do filtro de ar (depois que o ar é filtrado)...
    Ok.. abraços





    Porem, é estranho essas diferenças de instalação.


    Abraços
    Não estou conseguindo enviar a mensagem
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  • #10
    Usuário Avatar de Adrian Rueckl
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    Dúvida - Tampa de válvulas motor Maverick 6cc BF184

    Vcs tem foto do seu motor com a weber? Tenho uma idf que quero colocar, no entanto ti me batendo pra fazer o pé para ela.
    Jeep Willys 1962 6cc 3000 "Nervosinho" - Trovão Azul

  • #11
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    Citação Postado originalmente por adrian.jose Ver Post
    Vcs tem foto do seu motor com a weber? Tenho uma idf que quero colocar, no entanto ti me batendo pra fazer o pé para ela.
    Segue a foto

  • #12
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    Mais uma e respondi sua mp

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