x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14

Tópico: CJ Preparado

CJ Preparado

Ae pessoal, estou querendo dar uma "preparada" no motor original 2.300cc 4cil. do meu CJ5 1982. Uma coisa simples que não vá alterar a vida útil do meu motor. Faço trilhas pesadas e viagens, passando por terra pavimentada e asfalto.
    Me falaram em colocar: Bobina especial (me indiquem alguma, por favor), cabos de vela Accel de silicone, carburador de corpo duplo solex progressivo, e retrabalho do cabeçote.
    Vocês acham uma boa? Tem alguma idéia?
    Qualquer opinião será bem vinda.
    Abraços, Pedro.

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Aee Pedro !!!

Cara, a primeira coisa que eu faria seria colocar uma ignição eletrônica própria deste motor, sem frescura. Depois eu aumentava a taxa de compressão dele em um(1) ponto através do rebaixamento do cabeçote. Isso é o básico mas já ia dar uma boa melhorada no seu motor. Agora, se vc quer "debulhar" mesmo, vá no site http://www.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm ....

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Valeu mauro, obrigado pela dica.

Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    E ae chará?

eu acho que todas as modificações citadas ficam boas, mas o carb de corpo duplo ou 2 carburadores aumentam a cavalaria mas diminuem o torque, que no off- road é o mais importante.
    O melhor jeito de aumentar(e muito) a potência e o torque é turbinando
    flw 8)

E ae chará, tudo certo?
    Eu até estive pensando na hipótese de turbinar meu jipe. Até tenho a "receita" aqui em casa. Mas meu grande medo é o desgaste do motor, que mesmo sendo pouco, sempre preocupa.
    Mas de qualquer jeito eu vou pensar na sua idéia.
    Um grande abraço, Pedro.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    blz chará?
    Eu acho que desgasta, pq quem turbina um carro que é meter pau(opa!!! ), ai vc anrando no talo é claro que o mtr desgasta mais rápido. Como é essa receita ai? Me passa ela!!!

flw 8)

Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Pedros,

Desculpa me intrometer na conversa...

O turbo reduz muito a vida do motor, por menor que seja essa compressão. Num motor antigo como o 4 cil. do Willys pode resultar num estouro nas partes vitais do motor se não houver uma preparação na parte de baixo. Além de que a preparação que envolve turbo, requer muitas outras "coisinhas" que muita gente esqueçe: cabos de velas melhores, bobina mais potente, um ótimo sistema de refrigeração, além do sistema de embreagem, que vai "patinar" feito patins no gelo se não for dimensionada.
    Não esqueça também que a turbina puxa muito ar (geralmente é instalada na parte inferior do motor, próximo ao sistema de exaustão) o que pode acabar sugando poeira, água, lama, terra para dentro do motor. É bom avaliar tudo isso.

[s] aspirados e orginais,

Grande Marcelo e Pedro, é exatamente com isso que eu estava preocupado, sendo assim me indicaram a seguinte receita:
    .Turbina Garret T25 (até 0,8 kg/cm2)
    .Carburador corpo duplo Solex 3E progressivo
    .Ignição eletrônica
    .Bobina mais "potente"
    .Cabos de Vela Accel de silicone
    .Troca da embreagem por uma de mais resistência
    .Colocação de freio à disco (o bicho vai ficar brabo!)
    Fica com cerca de 170 cv
    Me disseram que se eu fizer uma boa revisão no motor antes de adaptar alguma coisa, e realizar as adaptações com elementos de boa qualidade, eu não terei maiores prolemas...
    Mesmo assim fico com a pulga atrás da orelha...Aguardo opinião dos amigos...
    Abraços, Pedro

Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Grande Pedro!!

Acho que a lista não para por ai...
    Com toda essa cavalaria, o câmbio original vai agüentar o tranco? E as peças para esse motor, principalmente a embreagem preparada, onde vai conseguir uma de confiança?

Na minha humilde opinião acho que investir tudo isso num motor do Willys não é negócio. Talvez seja melhor opção um 4.1 do Opala, aspirado mesmo. É um motor com um projeto mais novo, peças de fácil reposição e ótima durabilidade. Além de conseguir ótimas potências e torques em baixa rotação...

[s] aspirados,

Entrada
    12/03/2003
    Local
    blz?
    pô, com todos esse argumentos do Marcelo, acabei concordando, turbo não compensa compensa mais colocar um mtr mais moderno, e para ter o barulhinh do turbo é só colocar helices de plástico, algumas D-20 nem são turbinadas, mas como tem helices de plastico fazem aquele barulhão

flw

É...acho que vocês tem razão....a conta vai acabar saindo alta demais
    Vou analisar a hipótese de trocar o motor por um 4.1 do Opala, ou até mesmo por um 4.1 injetado da Silverado, onde eu vou gastar um pouco mais de dinheiro mas vou ter um motor mais moderno e confiável...
    Obrigado...Abraços, Pedro

Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Pessoal,

Não estou querendo desanimar ninguém... apenas acho que tudo isso deve ser levado em conta quando se mexe no motor, principalmente se ele ainda estiver fôlego. 8) Talvez seja o caso de usar o que tem até abrir o bico e dai então partir para uma adaptação.

[s]

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem