x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
    Usuário Avatar de POPEYE MIT
    Entrada
    10/08/2010
    Local
    Pirapora/MG
    Agradecimento: 1

Jeep willys: uma breve pesquisa na historia

JEEP WILLYS:Uma breve pesquisa na história

Surgido em 1941,os primeiros Jeep Willys eram os Bantom BRC 40,os Ford GP e os Willys MA, sendo que estes últimos são os precursores do conhecido Jeep “42”.
    Em Fevereiro de 1942,a montadora Willys autorizou a Ford a também produzir o Jeep devido à grande procura do Exército Americano pela entrada na 2ª Guerra Mundial.
    São chamados de “42” devido ao Brasil ter recebidos tais Jeep’s a partir deste ano,dos EUA.
    O primeiro Jeep saiu com a grade frontal apelidada de “grade de grelha”(Slatt Grill).
    Muitos Jeep’s chegaram ao Brasil juntos com equipamentos de guerra absoletos,que foram comprados dos EUA,no fim dos anos 40 e início dos anos 50.Quando a 2ª guerra terminou,os EUA tinham grande estoque de Jeep’s MB (WILLYS) e GPW(FORD),mais conhecidos como “42”,e foram vendidos aos milhares para todo o mundo.
    Porém,nem todo “42” foi produzido em 1942.Existiam algumas diferenças sutis nos Jeep’s produzidos pela Willys e pela Ford na primeira metade dos anos 40.
    A partir de Dezembro de 1943, os Jeep’s Ford e Willys,passam a ter a mesma carroceria,chamada “composite”.A diferença entre elas eram os parafusos marcados com a letra “F” e outros pequenos detalhes.
    Os primeiros Willys “puros” tinham os suportes da carroceria com cinco furos e vinham com o nome do fabricante estampado em alto relevo na tampa traseira.
    O Jeep “42” foi remodelado,recebeu um “traje militar” e chamado de M-38. Os Jeep’s MB e GPW receberam uma versão melhorada e civilizada,sendo chamados de CJ-3A( onde na versão militar é o M-38).O CJ-3A possui faróis para fora da grade com aros cromados e sete aletas na grade frontal contra nove dos antigos.
    Projetado para servir as forças armadas dos EUA,os militares não estavam satisfeitos com O M-38 e então criou-se o novo motor,o “Hurricane” de 4cc.Mas como o motor era muito grande,a Willys ampliou o capô do CJ-3 A e mudou as laterais deixando-as mais retas,aumentando os pára-lamas para frente.Tudo isso mantendo a blindagem nas partes elétricas,criando-se então o M38A1 ,onde ocasionou aumento no comprimento do chassi e distância entre-eixos.

Antes do CJ-3A ,a Willys produziu o CJ-2 A(entre 1945 e 1949) onde era um modelo militar sem os equipamentos de guerra.A diferença mais visível era o pára-brisas partido ao meio do CJ-2 A.O CJ-3 A foi produzido entre 1948 e 1953.E em torno de 1951 é que chegaram ao Brasil,daí equivocadamente apelidados de “51”.Vinham com motor “Go devil” de 60 hp e 3 marchas.
    O CJ-3B ( “CARA-DE-CAVALO”) foi produzido pela Willys Overland entre 1953 e 1954,e posteriormente pela Kaiser-Fraser Corporation até 1968.E posteriormente pela Mitsubishi.
    O M606 é o mesmo que “cara-de-cavalo”,só que a produção era pela Kaiser-Fraser Corporation.
    Em 1951 foi entregue ao Exército dos EUA o M38A1 com motor hurricane e pelo sucesso,a Kaiser(proprietária da Willys desde 1953) decidiu produzir em 1955 a versão civil,nascendo então em Outubro de 1954 o C-J5.
    O M38A1,também deu origem ao M-170 que tem na sua versão militar o C-J6 ,apelidado no Brasil como “Bernadão”,que eram Jeep’s com chassi pouco mais alongado de que o M38A1.O M-170 foi criado para ser ambulância,sendo produzido entre 1953 e 1962.Adiferença entre eles é que o farol do M170 é mais para dentro da grade,porta-luvas no lado esquerdo,caixa de rodas traseiras arredondadas e vão no capô para intalação de snorkell.O motor era um hurricane,4cc de 74hp.
    Quando o M38A1 foi transformado em C-J5 , houve mudanças nos faróis,lanternas e sistema elétrico.
    No Brasil, o C-J5 foi produzido até 1969,quando foi comprado pela Ford e a partir daí ganhou a designação de U50,sendo fabricado até 1983.
    Jeep Willys 1982, o "HELLBOY"
    Triton V6, a "Minha Dama
    New Troller

Usuário Avatar de ZEQUINHA8100
    Entrada
    18/08/2010
    Local
    Sorocaba/SP
    Só acrescentando o jeep CJ5 foi fabricado ate 1982 e as ultimas unidades foram comercializadas no começo de 1983, sendo que o U50 era a versão militar e o CJ5 a versão civil, em final de 1968 a Ford comprou a Willys nesse mesmo ano o Cj5 passou a se chamar JEEP FORD Willys ate o final de 1968, já em 1969 passou a se chamar somente JEEP FORD, então o CJ5 foi fabricado ate 1982 mas pela montadora FORD e neste ultimo ano de fabricacão ainda saiu alguns veículos a alcool. Só um acréscimo a titulo de curiosidade.

Abraços.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Agradecimentos: 26
    Citação Postado originalmente por ZEQUINHA8100 Ver Post
    So acrescentando o jeep CJ5 foi fabricado ate 1982 e as ultimas unidades foram comercializadas no comeco de 1983, sendo que o U50 era a versao militar e o CJ5 a versao civil, em final de 1968 a Ford comprou a Willys nesse mesmo ano o Cj5 passou a se chamar

JEEP FORD Willys

ate o final de 1968, ja em 1969 passou a se chamar somente JEEP FORD, entao o CJ5 foi fabricado ate 1982 mas pela montadora FORD e neste ultimo ano de fabricacao ainda saiu alguns veiculos a alcool so um acrescimo a titulo de curiosidade abracos
    Corrigindo o amigo Zequinha...

Jeep se chamava Jeep Willys. e não Jeep Ford Willys...

ok.
    abçs
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

Pickup Willys F 75 1966, e 1976

Entrada
    18/08/2010
    Local
    Sorocaba/SP
    Bom dia Umino, descordo totalmente de vc meu amigo,no ano que a FORD comprou a Willys que foi em final 1968 somente naquele ano e apartir da compra pela FORD ate o termino do ano 1968 no documento vinha Jeep Ford Willys, antes da compra era jeep willys e depois de 68 passou a vir no documento Jeep Ford isso me foi dito por Dono de consecionaria Ford antiga e tb ja vi em documentos de jeeps de conhecidos meu e tb ja li em literatura essa historia mais de uma vez, a historia do jeep as vezes e um pouca confusa e ate mesmo os proprios documentos do veiculo se contradizem como ja foi debatido aqui varias vezes
    Tem um Senhor conhecido meu que tem um jeep que nunca foi emplacado ele comprou o jeep zero tem a nota fiscal ate hoje como maquinario agricola e ele anda ate hoje com ele sem placa, ta certo q antigamente a policia nem se importava com isso
    mas hoje em dia pode lhe trazer problema, mas como ele ja e um senhor de bem idade e a cidade inteira o conhece e tb e uma cidade de 5000 mil habitantes ele anda tranquilo com seu jipinho e diga se de passagem entende muito de jeep ja reformou varios e ficaram um primor, abracos a todos

Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Agradecimentos: 26
    Citação Postado originalmente por ZEQUINHA8100 Ver Post
    Bom dia Umino, descordo totalmente de vc meu amigo,no ano que a FORD comprou a Willys que foi em final 1968 somente naquele ano e apartir da compra pela FORD ate o termino do ano 1968 no documento vinha Jeep Ford Willys, antes da compra era jeep willys e depois de 68 passou a vir no documento Jeep Ford isso me foi dito por Dono de consecionaria Ford antiga e tb ja vi em documentos de jeeps de conhecidos meu e tb ja li em literatura essa historia mais de uma vez, a historia do jeep as vezes e um pouca confusa e ate mesmo os proprios documentos do veiculo se contradizem como ja foi debatido aqui varias vezes
    Tem um Senhor conhecido meu que tem um jeep que nunca foi emplacado ele comprou o jeep zero tem a nota fiscal ate hoje como maquinario agricola e ele anda ate hoje com ele sem placa, ta certo q antigamente a policia nem se importava com isso
    mas hoje em dia pode lhe trazer problema, mas como ele ja e um senhor de bem idade e a cidade inteira o conhece e tb e uma cidade de 5000 mil habitantes ele anda tranquilo com seu jipinho e diga se de passagem entende muito de jeep ja reformou varios e ficaram um primor, abracos a todos
    Vc está enganado.... Pela compra da Ford Motor.. em 1968 da Willys Overland do Brasil a Ford deu continuidade fabricando todos os modelos da WOB.
    com o nome da Willys Overland do Brasil.
    no documento como Jeep Ford... Sòmente no ano de 1970...... até então o Jipe... era Jeep Willys.....
    Neste ano... de 1967 a Wob. lançou o Jeep com trava na direção. e na era Ford foi retirado a trava e passou a se denominar Jeep Ford...
    A Rural passou a se chamar Ford Rural em 1972.
    como Também a Pickup Willys, que passou a se chamar de F 75...
    Ok..
    abçs
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

Pickup Willys F 75 1966, e 1976

Entrada
    18/08/2010
    Local
    Sorocaba/SP
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Vc está enganado.... Pela compra da Ford Motor.. em 1968 da Willys Overland do Brasil a Ford deu continuidade fabricando todos os modelos da WOB.
    no documento como Jeep Ford... Sòmente no ano de 1970...... até então o Jipe... era Jeep Willys.....
    Neste ano... de 1967 a Wob. lançou o Jeep com trava na direção. e na era Ford foi retirado a trava e passou a se denominar Jeep Ford...
    Ok..
    abçs
    Umino isso da muita discucao mas vamos la, tenho muito respeito por vc, uma que, vc e uma pessoa q tem bem mais idade do que eu por isso ja vivenciou muitas coisas sobre JEEP, outra e que vc ja me ajudou varias vezes me provando que entende mesmo dos nossos willys, mas o que eu falei e repito e sobre o JEEP WILLYS,Rural e Pickup eu num sei te falar, em 1968 depois da compra pela Ford no documento vinha escrito JEEP FORD WILLS, ja em 1969 ou 1970 como vc falou passou a se chamar JEEP FORD isso no documento Umino, tanto que o incristro na tampa traseira Willys foi ate 1969 sendo q em 1970 saiu com o inscrito FORD que somente durou 1 ano depois sumiu a inscricao eu tenho um conhecido que tem um jeep 1968 com o documento assim "JEEP FORD WILLYS" e dificil eu encontrar com ele mas a hora q nos encontramos vou tirar o Xerox do documento pra te mostrar e tb tenho muita literatura sobre JEEP e ja li tb sobre isso q to relatando vou tentar achar e vou te mandar pra vc ver que eu num to enganado,pois eu num so tenho JEEP,eu na verdade sou um verdadeiro amante do JEEP WILLYS desde de pequeno, por isso tenho varias revistas, livros, tudo q e referente a JEEP procuro ler e ter por isso vou procurar aonde li e te mando abracos a todos

Entrada
    18/08/2010
    Local
    Sorocaba/SP
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Ok..
    abçs
    Umino depois vc entra no GOOGLE e coloca la, Historia do jeep Willys no Brasil, vc vai ler q no ano 1968 o jeep era fabricado pela FORD WILLYS ainda vou achar mais artigos sobre isso pra te mostrar abracos

Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 69
    Vejam como está no documento do meu Jeep 1965.Jeep willys: uma breve pesquisa na historia-documento-jeep.jpg

Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Agradecimentos: 0
    Xibiu ,documento de jeep não conta... é uma bagunça só , o meu é 71 (ou seja, ford) e no documento está modelo: willys/Aero willys .
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 69
    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Xibiu ,documento de jeep não conta... é uma bagunça só , o meu é 71 (ou seja, ford) e no documento está modelo: willys/Aero willys .
    Olá amigo Willian.

Sei que não conta , mas só participei por ter lido comentários dos amigos Zequinha e Antônio Umino sobre constar a marca dos Jeep's nos documentos.
    Aliás Quero parabenizar o amigo Zequinha8100 pelo seu aniversário hoje.
    Aliás esse negócio de documento é mesmo uma bagunça,com alguns documentos dizendo que jipe é para 2 passageiros , 3 e até 5 passageiros.

Existiu sim um período de transição entre a compra da Willys pela Ford até a empresa se firmar como somente FORD, neste período os jeeps eram chamados Jeep Ford/Willys. Deem uma olhada nos relatos dos links abaixo.
    Nesta época meu avô já tinha uma revenda de peças somente para jeep no centro de São Paulo e os relatos tanto dele como do meu Pai batem com esta explicação dos links

Ford para todos
    Ford para todos
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de eder martins
    Entrada
    23/10/2013
    Local
    Guaçui/ES
    Agradecimentos: 0

...

Citação Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post
    Olá amigo Willian.Sei que não conta , mas só participei por ter lido comentários dos amigos Zequinha e Antônio Umino sobre constar a marca dos Jeep's nos documentos.Aliás esse negócio de documento é mesmo uma bagunça,com alguns documentos dizendo que jipe é para 2 passageiros , 3 e até 5 passageiros.
    E o meu e 64 ou seja willys no documento diz Ford/jeep e para 5 passageiros
    cj5 64 100% original na família desde 22/05/1979 (um membro da família) O||||||O

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. História do jeep Willys ( dublado)
    Por funakoshi no fórum Jeep Willys
    Respostas: 7
    Última resposta: 22/10/2012, 16:54
  2. [HISTÓRIA - RAZÃO x EMOÇÃO] Willys uso diário
    Por TiAgUiNhO no fórum Jeep Willys
    Respostas: 36
    Última resposta: 16/07/2012, 18:53
  3. História dos 4x4... História do JEEP...
    Por Murillus no fórum Jeep Willys
    Respostas: 6
    Última resposta: 29/05/2008, 17:08
  4. A história de um Jeep 54
    Por Cacá no fórum Jeep Willys
    Respostas: 0
    Última resposta: 23/05/2007, 12:47
  5. PESQUISA VEICULOS 4X4 ..................EXCETO FORD E WILLYS
    Por turbera no fórum Geral Off-Topic
    Respostas: 21
    Última resposta: 17/12/2005, 01:10

Permissões de Postagem