x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 47
  • #13
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    bobina esquentando




    espertinhos.

    hehehe.

    sem querer defender qualquer orelha seca.....

    elétrons positivos são os pósitrons...

  • #14

    Duvida na ligação

    Olá pessoal, desculpem estar desenterrando este tópico, mais surgiu uma duvida na minha ligação do + da minha bobina que esta esquentando muito. Ela esta ligada da seguinte forma:

    No lado positivo dela vem um fio da IGN, um fio do regulador de Voltagem, e um fio do modulo. Pelo que ja li pelos topicos, vi que precisa colocar um resistor no fio que vem da IGN da chave para a bobina trabalhar com uma voltagem menor certo?? porém agora que vem a duvida, a bobina vai receber uma voltagem menor do fio da chave, mais o fio que vai para o regulador de voltagem, não tem que receber 12v ???
    Pelo manual da bosch o fio que vem da chave passa com 12v para o modulo e a saida do modulo que vai para a bobina que tem o tal resistor.

    Alguem poderia dar uma aula disso ????


    []s a todos.
    4X4 Brasil

  • #15
    Segui um desenho do que estou falando, o fio azul é como esta no meu jeep.
    O que faz a bobina esquentar ??? Imagens Anexas

  • #16
    Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Idade
    67
    Posts
    401
    Agradecimento: 1
    Repetindooo........

    Vou transcrever alguns trechos do Manual de Ignição Bosch:

    Bobinas:

    Existem dois tipos de bobinas; Asfalticas e Plasticas.
    As asfalticas são bobinas cilindricas, com isolante de resina asfaltica e revestimento externo em aluminio (é a bobina tradicional).
    Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, necessitam de sistemas de ignição mais potentes. Para estes motores foram desenvolvidas novas bobinas com formas geometricas diferentes das tradicionais, e são conhecidas como bobinas plasticas.

    A ideia falsa que se tem é de que se a bobina é de 28.000 V (tensão maxima), ela tem que fornecer os 28.000 V.
    Entretanto sabe-se que o valor de potencia de uma bobina é o valor máximo que ela pode fornecer, e não a tensão maxima de trabalho.
    Sabe-se, ainda, que um motor com o sistema eletrico de ignição em perfeitas condições ( cabos de vela, velas, distribuidor, tampa, rotor modulo de ignição etc..) necessita somente de 10.000 V para produzir a centelha na vela.

    A Bosch fornece 3 modelos de bobinas asfalticas, a saber:

    Modelo E-12 (aluminio) 24.000 V e 13.000 centelhas por minuto. Geralmente aplicada em veiculos de 4 cilindros, a platinado e gasolina.

    Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.

    Modelo KW-12 (vermelha) 28.000 V e 18.000 faiscas por minuto. Para motores com exigencias maiores, mais rotações, maior quantidade de cilindros e maior compressão.

    Alem da identificação E, K e KW, estampadas no fundo da bobina, na etiqueta frontal possui um numero de tipo como por exemplo: 9 220 081 039, o que facilita sua identificação via catalogo.

    As bobinas E, K e KW existem em varios tipos e com resistencia dos enrolamentos primarios e secundarios de diferentes valores o que diferenciam conforme o numero de tipo. Para uma aplicação correta será necessário uma consulta ao manual do fabricante do motor.

    Resistor:

    Para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve-se instalar um resistor para diminuir a corrente da bobina de 8A para 4A.

    Portanto, se temos a bobina KW com valor de resistencia do enrolamento primario em torno de 1,5 Ohmns, adiciona-se um resistor de 1,5 Ohmns, sendo então o valor total de resistencia do circuito primario de 3 Ohmns.

    12V / 3 Ohmns = 4 A.

    Com 3 Ohmns de resistencia do primario e a tensão da bateria de 12V a corrente será de 4A.

    Mas......

    MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.

    Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
    Ex.: 9 220 087 004

    Esquema de ligação:

    Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 3: Vago
    Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
    Pino 5: Terra.
    Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.

    ATENÇÃO.......

    Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
    Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.

    Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 7 conectores.
    É a segunda geração do sistema TSZ-I e possui diferença do sistema anterior.
    Ex: 9 220 087 011 ou 9 220 087 013

    Esta unidade possui um conector de 7 terminais o que torna impossivel a inversão com o sistema anterior.

    Nesta unidade de comando foi incorporado o CCR. Que significa corte de corrente em repouso. Este sistema corta a alimentação da bobina se a chave de ignição estiver ligada por mais de um minuto e o motor não estiver funcionando.

    Esquema de ligação:

    Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 2: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado no pino 4 (+) da bobina.
    Pino 3: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 4: Terra.
    Pino 5: Vago
    Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina
    Pino 7 : Vago

    ATENÇÃO.......

    Neste sistema foi ELIMINADO o pré-resistor e utiliza a bobina 9 220 081 077, QUE NÃO É INTERCAMBIAVEL com bobina 9 220 081 067.


    Na terceira geração deste sistema a unidade de comando diminuiu de tamanho mas manteve as mesmas funções do sistema anterior e foi denominado "mini-TSZ-I", e utiliza a bobina 9 220 081 091. E por exemplo equipou alguns modelos do Chevette presa na lataria do motor, ou presa diretamente no distribuidor de alguns modelos Fiat. E não utiliza pré-resistor

    Na quarta geração, surgiu o sistema TZ-H, que utiliza no distribuidor o sistema Hall.

    Ai já é outra historia.

    (se alguem interessar posso pesquisar este sistema)

    Abraços,
    4X4 Brasil
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #17
    OK, esta parte eu entendi, é como esta na foto que eu postei, mais a duvida é sobre o fio que vai para o regulador de tensão externo do alternador. Do jeito que esta hoje ele´vem ligado por um fio que sai sa bobina, mais quando eu fizer a ligação correta(com a resistencia) onde vou ligar ele ? em um 3 fio ligado no pino 4 ? EX.:

    Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
    ***E MAIS UM FIO PARA A REGULADOR DE VOLTAGEM **** ????

  • #18
    Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    45
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    Segui um desenho do que estou falando, o fio azul é como esta no meu jeep.
    WCas, eu acho que este desenho seu está errado. No que montei em meu jeep, não coloquei fio nenhum vindo do regulador de tensão na bobina, até porque a tensão que vem dele é 12 volts, e não os 8 volts que a bobina precisa. Por isso que a resistencia fica entre o fio que vem da chave de ignição e a bobina, pra baixar a tensão. Vou colocar a figura "certa", ao qual eu liguei no meu jeep, e não esquenta nada. Acho que não tem outra fonte de energia que liga a bobina no positivo. Acredito que seja isso que está esquentando sua bobina. Falow!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos O que faz a bobina esquentar ???-esqtransistorizadaze3.jpg   O que faz a bobina esquentar ???-ignicaocompletaub2.jpg  
    4X4 Brasil

  • #19
    Então, o meu tem aquele regulador externo e o fio que sai dele esta la bobina, como ja estava funcionando assim e eu não sei como funciona este regulador eu não mexi nele ainda, o seu é interno? Voce sabe me explicar como funciona o regulador externo ?


    []s

  • #20
    Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    45
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    Então, o meu tem aquele regulador externo e o fio que sai dele esta la bobina, como ja estava funcionando assim e eu não sei como funciona este regulador eu não mexi nele ainda, o seu é interno? Voce sabe me explicar como funciona o regulador externo ?

    Veja aí o esquema de regulador externo. Falow!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos O que faz a bobina esquentar ???-carga.jpg  

  • #21
    A figura desse regulador é diferente do meu, mais deu pra entender, e é ai que vem a duvida, nesse desenho vem um fio da ignição para o regulador, no meu esse fio esta saindo da bobina, acho que o cara queria cortar caminho e fez assim, então eu tiro esse fio e ligo direto da chave ?
    4X4 Brasil

  • #22
    Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    45
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    A figura desse regulador é diferente do meu, mais deu pra entender, e é ai que vem a duvida, nesse desenho vem um fio da ignição para o regulador, no meu esse fio esta saindo da bobina, acho que o cara queria cortar caminho e fez assim, então eu tiro esse fio e ligo direto da chave ?
    Este fio que sai da caixa do regulador de tensão tem que passar antes da resistencia que vai para a bobina. Falow!

  • #23
    Usuário Avatar de William_NATAL
    Entrada
    21/07/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    66
    Posts
    212
    Agradecimentos: 0
    Pelo que vi existe muita confusão por aí , visto que os "eletrecistas" não entendem nada, e fazem ligações tabajara, cada qual a sua maneira, pergunto, no caso do cj com motor opala, alcool , taxado, qual seria o melhor sistema (produção de uma faisca melhor)

    e também no caso de utilizar bobina plastica (gol mi) qual seria o modulo indicado?

    william

  • #24
    Usuário Avatar de William_NATAL
    Entrada
    21/07/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    66
    Posts
    212
    Agradecimentos: 0
    pelo que vi existe muita confusão por aí , visto que os "eletrecistas" não entendem nada, e fazem uma ligação cada qual a sua maneira, pergunto, no caso do cj com motor opala, alcool , taxado, qual seria o melhor sistema (produção de uma faisca melhor)

    e também no caso de utilizar bobina plastica (gol mi) qual seria o modulo indicado?


    william natal

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade