x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/03/2014
    Local
    Ibiúna/SP
    Idade
    33
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0

    (imagens) Óleo estragado. Misturando. Como resolver?




    Boa Tarde pessoal.
    Vou ilustrar meu problema com meu JEEP Motor Hurricane.
    O óleo esta misturando (não tenho certeza se com gasolina ou com água).


    A foto abaixo mostra a tampa do cabeçote com o aspecto viscoso e esbranquiçado. (Pode-se observar uma gotinha de água, é normal?)
    -img_0960.jpg-img_0959.jpg
    A foto abaixo mostra a vareta e o tubo de óleo com o aspecto viscoso e esbranquiçado. (já esteve em situações piores, porém, a pouco tempo havia limpado.)
    -img_0963.jpg-img_0962.jpg



    - Me falaram para trocar a junta do cabeçote. (estou providenciando, porem, preciso de ajuda de como trocar)
    - Me falaram do diafragma da bomba de combustível. (Contudo, o nível de óleo não subiu tanto no carter)

    Estimados Jeepeiros,
    O que pode estar causando esse problema? Como posso dar o primeiro passo para tentar resolver?

    Obrigado!
    (socorro)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0963.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Não acredito que no seu caso aí seja bomba de combustível com diafragma zuado. Ta mais com jeito de junta de cabeçote queimada, mas apenas trocando a junta, seu problema só será resolvido momentaneamente, com o tempo a junta vai tornar a queimar e o problema retornará. O correto é retirar o cabeçote, levar em uma retificadora e mandar fazer uma plaina nele. Se não tem facilidade com mecânica de motores, recomendo procurar alguem que entenda, pois na montagem vai precisar de algumas ferramentas especiais (torquímetro, calibre de lâminas) e um certo conhecimento para fazer. No entanto, se tiver paciência, ferramentas na mão e disposição para pelo menos consultar algum material sobre o tema, pode conseguir fazer o serviço na boa. Não sei se tem algum material especifico do motor hurricane 4 aqui no fórum, mas acredito que pegando algum manual do mecânico do motor BF161, por serem muito semelhantes, embora um tenha 4 e outro 6 cilindros, poderá ajudar algo na montagem.

  • #3
    Usuário Avatar de engenheiro01
    Entrada
    07/03/2011
    Local
    piracicaba/SP
    Idade
    52
    Posts
    82
    Agradecimentos: 0
    Vanão, tive o mesmo problema no meu bf184 e era junta do cabeçote. Troque e verás a diferença de comportamento do bichinho. Abs
    Jeep CJ5 1963, motor 3000 maverick,

  • #4
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    sendo sincero pra ti: retira o motor, faca uma lavagem quimica inteira, retifica no motor, remonta td e seja feliz.

    Teu motor nao tem uma simples junta queimada nao, certeza q tem pontos de vazamento (furos no bloco ou cabecote) que esta enviando agua pra dentro.

    Nao eh soh contaminacao, a lubrificacao esta condenada e provavelmente o cabecote e pistoes e outras coisas devem estar bem fora do padrao, a bomba dagua condenada, assim como o sistema de refrigeracao. Certamente havera ferrugem e sujeira em lugares escondidos e o motor ja deve estar comecando a cansar.

    Resumindo, troca a junta vai ajudar momentaneamente, mas vai continuar com problemas em outros lugares os quais irao se transformar em prejuizo maior depois. Leva num bom mecanico, retira td, limpeza quimica, troca o que precisa, retifica o que precisar, remonta td, vareta o radiador , limpa td sistema de refrigeracao, troca a bomba de agua, revisa td , fecha o motor e recoloca pra andar, pronto, vai ter um prejuizo de uns 1500 a 2500 reais e problema resolvido. Se deixar assim ou ficar arrumando coisa pela metade, em 1 ano o prejuizo sera de pelo menos o dobro ou mais.

    Ou se preferir, retira o motor, coloca um outro e seja mais feliz ainda.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    21/03/2014
    Local
    Ibiúna/SP
    Idade
    33
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0

    Valeu Jeepeiros!

    Galera, valeu pelas dicas!
    Nada melhor do que ouvir as experiências de quem já passou por situação parecida e sabe o que é melhor fazer.
    Considero a possibilidade de retificar o motor, ou melhor ainda, trocar tudo. Mas pro momento não tenho grana.
    Então gostarei de trocar a junta do cabeçote e ver no que da. Na verdade já até encomendei no Jipebras.

    Bom, é muito difícil abrir o cabeçote para que eu mesmo a troque? (sou curioso e queria aprender mexer nesse trem). Alguém sabe de um manual ou post?

    Ou seria melhor levar pro mestre mecânico fazer o serviço?

    Valeu pessoal!

  • #6
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Da uma olhada nesse tópico abaixo, as páginas sobre o motor estão disponíveis para download do post #27 em diante.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-do-cj-3b.html (MANUAL DE INSTRUÇÕES DO CJ-3B)
    Até mais.

  • #7
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Eu não conheço este motor e num sei direito como funciona, mas aconteceu já comigo do sistema de respiro do carter não estar funcinando e não retirar os vapores de dentro do motor, ai acaba condensando vapor dagua e misturando ao óleo, mas isso é pequna quantifdade, o óleo fica só turvo e forma umas borras brancas aqui e ali. no seu caso creio que seja junta de cabeçote mesno pela quantidade de agua que está ai misturada ao óleo.

    o motor tá com funcionamento bom apesar disso ou tá ruim?

  • #8
    Usuário
    Entrada
    21/03/2014
    Local
    Ibiúna/SP
    Idade
    33
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    -8505084542.jpg

    [Reslima] Obrigado pelo direcionamento, o manual já passa um panorama legal do motor.

    [Dodger]O Motor ta que uma beleza, anda pra cima e pra baixo. Quando notei esse condensado na vareta do óleo fiquei cautelo e parei de andar um pouco com o Jeep, porém o motor funciona normalmente.
    O que você falou faz sentido, já que as borras branca se acumulam sempre na parte superior do tubo de óleo e da tampa do cabeçote (e sei la mais aonde), porém o óleo muda um pouco o aspecto mas não chega a apresentar essa característica.

    Como você solucionou o problema do respiro? andei lendo sobre esse assunto e notei que o processo envolve a expulsão de vapor de água que podem misturar com óleo e condessar-se.
    -respiro_1.jpg
    Topico sobre o assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-do-motor.html (Respiro do Motor)


    Hoje chega a junta do do cabeçote. Vou tentar trocar sozinho, caso eu não consiga vou procurar ajuda de alguém que sabe fazer essas coisa.
    Se alguém tiver alguma dica sobre o procedimento é bem vida.

    Obrigado galera!
    Ate mais !



    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Eu não conheço este motor e num sei direito como funciona, mas aconteceu já comigo do sistema de respiro do carter não estar funcinando e não retirar os vapores de dentro do motor, ai acaba condensando vapor dagua e misturando ao óleo, mas isso é pequna quantifdade, o óleo fica só turvo e forma umas borras brancas aqui e ali. no seu caso creio que seja junta de cabeçote mesno pela quantidade de agua que está ai misturada ao óleo.

    o motor tá com funcionamento bom apesar disso ou tá ruim?

  • #9
    Usuário Avatar de engenheiro01
    Entrada
    07/03/2011
    Local
    piracicaba/SP
    Idade
    52
    Posts
    82
    Agradecimentos: 0
    Cara eu não trocaria sozinho se fosse vc... As vezes o cabeçote pode ter empenado e seria preciso dar um passe...
    Jeep CJ5 1963, motor 3000 maverick,

  • #10
    Usuário
    Entrada
    21/03/2014
    Local
    Ibiúna/SP
    Idade
    33
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Tem razão. Já desisti da ideia, isso é coisa pra profissional!
    Vou levar a maquina na oficina do luizão aqui em Ibiúna.
    Daí conto o que foi resolvido.

  • #11
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    cabeçote era bom pelo menos levar pra conferir se num deu empeno antes de montar, mas se tá funcionando ok provável num ter empenado nada não.. se der pra não aplainar melhor ainda, pq tem retifica de cabeçote lambona que sem conhecer o motor tira muita coisa e tu perde o cabeçote.

    quanto ao respiro eu refiz a tubulação que sai da tampa de valvulas e mudei a localização da entrada da mangueira no filtro de ar para o vácuo do carburador conseguir puxar melhor os gases. assim os vapores de óleo, gasolina e agua são queimados no funcionamento do motor. antes tava com pouca ou nenhuma sucção pela mangueira e ficava o vapor todo dentro da tampa de valvulas...ainda mais com esa gasolina nossa cheia de alcool, agua e outras M...forma muito vapor dagua

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Willys 52 oleo misturando com gasolina
      Por Caxias00 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 16
      Última resposta: 15/10/2013, 22:37
    2. Como resolver isso
      Por Igor Nobre no fórum Nissan
      Respostas: 11
      Última resposta: 06/08/2013, 18:30
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 15/10/2010, 20:43
    4. Misturando óleo e combustível
      Por marcosmoscz no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 07/06/2006, 22:20
    5. Respostas: 5
      Última resposta: 08/09/2004, 09:34

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade