x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1

    pleeease, ajuda urgente !!! problemas com roda dianteira




    Boa tarde pessoal, preciso muito da ajuda de vocês... Primeiramente desculpem a minha ignorância, não sei quase nada de mecânica e se por um acaso eu escrever alguma bobagem, por favor consertem o meu erro.
    Um dia desses fui para a oficina e ao fazer uma vistoria nas rodas dianteiras, o pessoal viu que estavam com um pouco de folga. O mecânico então, sem tirar as ditas, desmontou a tal roda livre e apertou uma porca que, se não me engano, prende o cubo de roda. Se eu andasse com o carro daquele jeito (com as folgas), certamente a ponta de eixo, o cubo e uma ou outra peça qualquer do sistema iria para o além. Batata que com o aperto, a folga foi para o saco. A roda estava bem ajustada.
    Mas não deu nem uma semana eu percebi uma ziczira nos freios. De vez em quando eles funcionavam muito mal ou mal funcionavam. Sorte que não tinha nenhuma Mercedes ou BMW na minha frente e que foi dar esse problema no meio de um engarrafamento...
    Ontem a noite eu descobri o problema ou parte dele... A roda estava torta e o disco de freio estava pegando em um terminal de direção.
    Eu não sei o que pode ter acontecido, mas como eu acompanhei o mecânico apertando aquela porca sem tirar a roda, desmontando apenas a roda livre, lá fui eu fazer isso hoje. Tudo para tentar chegar até a porca e dar um novo reaperto, caso tenha sido esta a "questã".
    Como eu andei um bom percurso com a roda torta, detonou parte da roda livre (havia limalha, pedacinhos de ferro retorcido dentro do "copinho") e o pneu estava forçando a ponta de eixo. Verifiquei isso quando tirei o "copinho" e uma parte da engrenagem da roda livre.
    A minha dúvida é a seguinte: como fazer para tirar uma pecinha circular de metal para poder chegar até a porca que, aparentemente está com folga ??? (foto anexa)
    Caso não seja folga na porca, alguém saberia o que poderia ser ? Será que tem como eu mesmo arrumar essa bagaça ??? Será que o cubo de roda, a ponta de eixo ou outra peça qualquer foi danificada ?
    Muito obrigado pessoal e um ótimo final-de-semana para todos !!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos pleeease, ajuda urgente !!! problemas com roda dianteira-roda_188.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0
    Olá,
    Esta peça que você vê é uma espécie de contra-porca de uma outra porca que vai embaixo. Algumas tem um parafusinho do tipo allen (acho que é 2mm), para soltar dos dois lados; daí ela sai batendo uma ponteira nos outros dois furos (para o sentido anti-horário). Depois é só ajustar a porca de baixo (acho que é com um cachimbo 52mm, no sentido horário), e encostar novamente a contra-porca em cima e fixar os parafusinhos allen...

  • #3
    jeep4x4podre

    Em alguns casos o parafusos são de fenda mesmo, é só soltar os dois e girar a peça redonda, que também é uma porca (contra-porca, para ser exato...)
    Pelos que voce escreveu, provavelmente o rolamento do cubo foi pro vinagre, só desmontando para saber. Será que o meca não apertou muito para tirar a folga? Se na hora de regular a folga vc apertar demais, vai estourar os rolamentos rapidinho, até mais rápido que se tiver uma pequena folga.
    Acho melhor voce desmontar o cubo ao invés de só regular a folga, assim dá pra checar os rolamentos e trocar a graxa e o retentor.

    [ ]'s

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Claudio e Leoni

    "O rolamento é mais em baixo"

    Muita calma nessas horas.

    Leia o tópico de cima à baixo antes de você ( ou melhor....seu vechanico)arrumar uma bela encrenca:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...?p=15974#15974

    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Leopoldo

    A "aula" do tópico acima está perfeita!!!

    O problema do nosso amigo jeep4x4 provavelmente ocorreu porque o mexanico não respeitou as regras básicas na regulagem da pré-carga e deve ter detonado com os rolamentos. Exatamente por isso eu recomendei que ele desmontasse o cubo para ver o tamanho da encrenca, desmontagem que inclusive era a dificuldade momentânea dele.

    Quanto a montagem, infelizmente são poucos os Mecânicos (assim mesmo, com M maiúsculo....) que sabem o que deve ser feito e possuem o mínimo de recursos para a tarefa (balança, chave para a porca do cubo, calços para regulagem da pré carga do munhão, etc...) que por mais simples que pareçam, dão lugar ao martelo e talhadeira nesse nosso Brasilzão. Tive o mesmo problema com o meu Engesa a alguns dias, quando fui verificar o eixo dianteiro (revisão básica, pois ele foi comprado recentemente), e em primeiro lugar encontrei as porcas do cubo semi destruidas, pois foram montadas e desmontadas diversas vezes na talhadeira, rolamentos de origem meio duvidosa, os rolamentos do munhão ( no Engesa são 3 de cada lado) montados sem um protetor metálico,e mais um monte de caca que se eu fosse relatar ficaria um mês escrevendo...

    Vamos esperar o nosso amigo desmontar o cubo e aí, com certeza, torcer para que ele monte conforme suas ótimas instruções.

    [ ]'s na pré carga correta!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade