Pessoal, desculpe se o assunto vai parecer batido ou repetido, eu até encontrei algumas citações sobre o projeto de adaptação que estou desenvolvendo, mas como o foco dos outros tópicos era outro, ia ser impossível reunir tudo e desenvolver a ideia, então...
O negócio é o seguinte, atualmente uso eixos (dianteiro e traseiro) da F.75 do meu CJ3A, mas anda tenho os eixos traseiros antigos completos, na bitola original do Jeep. Olhando para aquela peça no canto da minha garagem, pensei em montá-lo com um kit flutuante, aproveitando algumas peças sobressalentes que eu tenho em casa (manga de eixo dianteira, cubos de roda, etc...)
Ao medir tudo, pensei em montar um "kit" com um espaçador entre o final do tubo do eixo traseiro e a manga de eixo que receberá o cubo da roda dianteira (no eixo traseiro). Até aqui nenhuma novidade, não fosse o fato de que eu penso em montar um espaçador de 10,8cm de espessura útil, para colocar a bitola do eixo traseiro do CJ igual à bitola do eixo traseiro da Rural, pois esta medida de 10,8cm é a diferença entre a bitola do eixo original do CJ e a bitola do eixo traseiro da Rural (que é mais estreito que o eixo da F.75 cerca de 8cm).
(as medidas, eu peguei daqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-de-dados.html (Bitola de Eixos / Furação de Rodas- Banco de Dados) )
Pela espessura do espaçador, penso em fazer furos alternados entre os lados, todos com rosca interna, de maneira que ele seja fixado de um lado independente do outro lado (fixa-se o espaçador na ponta do tubo do eixo traseiro, coloca-se os parafusos no sentido interno e pronto. Depois, coloca-se a tulipa dianteira do outro lado, e em seguida os parafusos para fixa-la). Vejam no desenho que eu anexei que existe um rebaixo no corpo do espaçador, para que tanto a tulipa, quanto a ponta do tubo do eixo traseiro encaixem-se perfeitamente, ajudando a prevenir micro-movimentações.
Não pretendo usar parafusos passantes, pois a peça é muito espessa.
A montagem do conjunto de freios e o semi-eixo são outra história. No caso, gostaria de discutir com os amigos sobre a resistência do conjunto, pois creio ser mais seguro que usar espaçadores de roda, e sacrificar os rolamentos, conforme já dissemos várias vezes aqui no fórum...
Também penso ser mais viável do que cortar os meus eixos de F.75 e encurta-los "na solda", para ficar com a mesma bitola do eixo dianteiro, apenas colocando a tulipa da ponta de eixo dianteiro na ponta do tubo do eixo traseiro...
Estou anexando uma foto de como ficaria (embora na foto o espaçador seja mais "fininho"), e um desenho em corte para vocês entenderem melhor.
Aguardo a colaboração de vocês!
Grande abraço!!