x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2

    Como fixar ventilador elétrico ao radiador original do BF ?




    Boa noite prezados ! estou com a intenção de instalar um ventilador elétrico no radiador do BF, já vi em fotos ventilador fixado diretamente ao radiador, sem suportes, como é feito isso ? fico agradecido por qualquer dica !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #2
    Jacimar, primeiro escolha um que seja proporcional ao tamanho de seu radiador, teste antes, vá com calma e leve a uma casa de radiadores que eles entregam ja pronto para instalar não se preocupe com o preço é bem barato .Não esqueça de colocar uma chave de comando no painel ,em trilha pode ser util.
    abraço
    Luis Bastos

  • #3
    Usuário Avatar de Ricardo MG
    Entrada
    20/07/2010
    Local
    Interior/MG
    Posts
    190
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Boa noite prezados ! estou com a intenção de instalar um ventilador elétrico no radiador do BF, já vi em fotos ventilador fixado diretamente ao radiador, sem suportes, como é feito isso ? fico agradecido por qualquer dica !
    Jacimar,

    O eletroventilador que vc viu foi interno ou externo? Eu tentei colocar pelo lado interno todos os modelos disponivéis(FV), acabei optando pelo eletroventilador do Astra "Belga" pelo lado externo fixado diretamente na "aba" que fixa o radiador. Ficou muito bom, mas não o ideal.

    abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    -foto-0407.jpg-foto-0408.jpg

    Boa tarde prezados ! Luis e Roberto, obrigado pelas dicas e sugestões ! o ventilador na realidade já tenho, comprei na Crestana através do ML, eles tem fama de careiros mas estava com preço bom, R$60,00, os FV daqui costumam ser exorbitantes . . . esse ventilador pode ser usado antes ou depois do radiador, apesar de não ser o correto estou com intenção de colocá-lo antes do radiador, conforme comentei antes já vi esse tipo de ventilador ser fixado diretamente no radiador, não sei como é feito, fiz algumas medições hoje e posso fixá-lo na grade do Jeep, pensei em "chumbar" parafusos com durepóxi para não ter que furá-la, mesmo porque ficaria muito feio ! um abraço !

    Em tempo : continua difícil enviar fotos, desculpem a desorganização !
    4X4 Brasil
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
    Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Idade
    41
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Boa noite Jacimar,

    o meu Jeep já possuía este ventilador qdo comprei, note que estava instalado logo na frente (antes) do radiador.
    Há umas hastes de alumínio que são parafusadas no eletroventilador e também são parafusadas na borda do radiador no mesmo buraco onde o radiador é preso na lataria do Jeep.....
    Veja se consegue ampliar a foto. Não sei se é o modo correto, mas sei que ajuda no resfriamento, pois qdo ligo este eletroventilador e o jeep está sendo exigido vejo o marcador diminuindo....
    Outra coisa que faço também é dar uma paradinha com o Jeep, aproveito para abrir uma gelada e deixo o ventilador ligado com motor do jeep desligado.... ajuda também.
    Só não pode abusar para não arriar a bateria...
    Desculpe a foto, mas foi a melhor que consegui nos arquivos...
    -iphone-027.jpg

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por NMiller Ver Post
    Boa noite Jacimar,

    o meu Jeep já possuía este ventilador qdo comprei, note que estava instalado logo na frente (antes) do radiador.
    Há umas hastes de alumínio que são parafusadas no eletroventilador e também são parafusadas na borda do radiador no mesmo buraco onde o radiador é preso na lataria do Jeep.....
    Veja se consegue ampliar a foto. Não sei se é o modo correto, mas sei que ajuda no resfriamento, pois qdo ligo este eletroventilador e o jeep está sendo exigido vejo o marcador diminuindo....
    Outra coisa que faço também é dar uma paradinha com o Jeep, aproveito para abrir uma gelada e deixo o ventilador ligado com motor do jeep desligado.... ajuda também.
    Só não pode abusar para não arriar a bateria...
    Desculpe a foto, mas foi a melhor que consegui nos arquivos...
    -iphone-027.jpg

    Bom dia prezado ! excelente sugestão, no seu motor ainda tem o ventilador mecanico acoplado à bomba d'agua ? estou pensando em retirar o meu para aliviar peso, abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #7
    Usuário Avatar de Edjr
    Entrada
    10/09/2010
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    41
    Posts
    123
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! excelente sugestão, no seu motor ainda tem o ventilador mecanico acoplado à bomba d'agua ? estou pensando em retirar o meu para aliviar peso, abraço !
    Acho que retirar as hélices do ventilador mecânico não é uma boa ideia. Pelo o que eu entendo, a ventoinha elétrica seria uma auxiliar. Ela sozinha não daria conta.

    Estou instalando uma ventoinha igual a essa que vc comprou, vou tentar fotografar hoje (o jeep está na oficina). Mais tarde tento mostrar como foi fixada.

  • #8
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! excelente sugestão, no seu motor ainda tem o ventilador mecanico acoplado à bomba d'agua ? estou pensando em retirar o meu para aliviar peso, abraço !
    Jacimar não tem segredo para instalar... seu ventilador já tem a furação, é só pegar uma barra chata fina seja de inox, alumínio ou ferro mesmo, e passar atravessando de um lado para outro e fixar em algum suporte já existente (tem que ver se o suporte do radiador serve)... agora essa de instalar tanto por dentro ou por fora é algo que não dá certo, pois numa posição ele empurra e na outra ele chupa o ar, então não dá certo... e na verdade eu poria somente por dentro e faria um teste, tirava a hélice mecânica, instalava a elétrica, colocava a cebolinha pra atuar com uma temperatura menor, como fiz, acho que a minha cebolinha é de 77°C, já evitando de esquentar pois os pontos de leitura de temperatura do painel é diferente do ponto onde está a cebolinha... não sei se estou me fazendo entender... enfim... testaria só com a elétrica e veria como reage, mas lembrando que todo jeep quando anda, o fato do vento estar entrando em grande quantidade por arrasto, então facilita a troca de calor, tanto que minha ventolinha só funciona quando estou no engarrafamento, andando sempre a ventulinha nunca entra... então faça o teste parado mesmo e acompanhe a temperatura no painel... Agora lembre-se toda ventulinha instalada entre o radiador e o motor deve soprar para dentro, ou seja, em direção ao motorista (é claro)... e toda ventulinha instalada entre o radiador e a grade de faróis também deve soprar pra dentro, por isso existem ventulinhas específicas para instalar entre o motor e entre a grade, pois o desenho da palheta é diferente, não basta inverter a polaridade da alimentação (fazendo com que o motor gire noutro sentido)!!!

    Desculpe o tamanho do texto... e se tiver alguma dúvida que eu possa sanar... é só perguntar!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #9
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Edjr Ver Post
    Acho que retirar as hélices do ventilador mecânico não é uma boa ideia. Pelo o que eu entendo, a ventoinha elétrica seria uma auxiliar. Ela sozinha não daria conta.

    Estou instalando uma ventoinha igual a essa que vc comprou, vou tentar fotografar hoje (o jeep está na oficina). Mais tarde tento mostrar como foi fixada.

    Boa terde prezados ! Edjr, ficarei muito grato com suas fotos, nada urgente ! abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Jacimar não tem segredo para instalar... seu ventilador já tem a furação, é só pegar uma barra chata fina seja de inox, alumínio ou ferro mesmo, e passar atravessando de um lado para outro e fixar em algum suporte já existente (tem que ver se o suporte do radiador serve)... agora essa de instalar tanto por dentro ou por fora é algo que não dá certo, pois numa posição ele empurra e na outra ele chupa o ar, então não dá certo... e na verdade eu poria somente por dentro e faria um teste, tirava a hélice mecânica, instalava a elétrica, colocava a cebolinha pra atuar com uma temperatura menor, como fiz, acho que a minha cebolinha é de 77°C, já evitando de esquentar pois os pontos de leitura de temperatura do painel é diferente do ponto onde está a cebolinha... não sei se estou me fazendo entender... enfim... testaria só com a elétrica e veria como reage, mas lembrando que todo jeep quando anda, o fato do vento estar entrando em grande quantidade por arrasto, então facilita a troca de calor, tanto que minha ventolinha só funciona quando estou no engarrafamento, andando sempre a ventulinha nunca entra... então faça o teste parado mesmo e acompanhe a temperatura no painel... Agora lembre-se toda ventulinha instalada entre o radiador e o motor deve soprar para dentro, ou seja, em direção ao motorista (é claro)... e toda ventulinha instalada entre o radiador e a grade de faróis também deve soprar pra dentro, por isso existem ventulinhas específicas para instalar entre o motor e entre a grade, pois o desenho da palheta é diferente, não basta inverter a polaridade da alimentação (fazendo com que o motor gire noutro sentido)!!!

    Desculpe o tamanho do texto... e se tiver alguma dúvida que eu possa sanar... é só perguntar!!!

    Pablo
    Olá Pablo, o ventilador que comprei é de pás simétricas e segundo o fabricante pode ser usado nas duas funções, ventilador e exaustor, pretendo colocar na frente por uma questão de durabilidade do mesmo, imagino que atrás do radiador ele sofre muito . . . e se for colocar atras do radiador terei obrigatoriamente que retirar o ventilador mecanico . . . vou fazer os testes que sugeriu, obrigado e abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #11
    Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Idade
    41
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! excelente sugestão, no seu motor ainda tem o ventilador mecanico acoplado à bomba d'agua ? estou pensando em retirar o meu para aliviar peso, abraço !
    Olá!
    ainda há o ventilador mecânico sim!
    esta ventoinha é somente auxiliar e ligo em um interruptor que fica no painel do Jeep.
    Adianto que normalmente só é necessária quando há maior esforço/exigência do motor do Jeep. Quando estou andando em ordem de marcha e deslocamentos rápidos, descidas a temperatura do motor fica na normalidade e entendo que não há necessidade de acionamento deste ventilador auxiliar.
    abç.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Olá Pablo, o ventilador que comprei é de pás simétricas e segundo o fabricante pode ser usado nas duas funções, ventilador e exaustor, pretendo colocar na frente por uma questão de durabilidade do mesmo, imagino que atrás do radiador ele sofre muito . . . e se for colocar atras do radiador terei obrigatoriamente que retirar o ventilador mecanico . . . vou fazer os testes que sugeriu, obrigado e abraço !
    Jacimar seu problema é simples.

    Em relação a ventoinha, é isso mesmo, ela funciona das duas formas, é só inverter a polaridade dos fios que ela muda o sentido do giro (pelo menos a minha é assim).

    Para fixar direto no radiador vendem umas presilhas próprias, ela entra de um lado do radiador - entre as colméias - e sai do outro, ai encaixa a ventoinha na presilha e prende com uma trava que vem com ela. (para prender cada ventoinha usam 4)

    Nessa foto ai tem a presilha instalada, são aqueles quatro pontos pretos redondos no radiador... só tenho essa foto mesmo.

    Eu acho que não deveria prender nada nas colmeias se não for com essas presilhas próprias porque elas não aguentam, só de apertar com o dedo já amassam.

    Procure essas presilhas nas lojas que vendem material de carro de arrancada etc - tipo a crestana mesmo, liga lá que os caras são gente boa...

    Dessa forma a instalação é rápida, barata e fácil.

    []´s e boa sorte na busca

    -frente.jpg

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L200 GL 2007 - Ventilador do radiador.
      Por drosssor51 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 18/08/2013, 00:33
    2. Idéias p/ fixar radiador no Chassi
      Por Elmer_Jeep no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 04/03/2009, 15:46
    3. Como fixar snorkel como o original ?
      Por Floko no fórum Troller
      Respostas: 13
      Última resposta: 18/07/2008, 22:15
    4. Ventilador elétrico no Samurai
      Por Murilo no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/02/2007, 06:36
    5. Ventilador do Radiador da SW4
      Por Júlio César do Nascimento no fórum Toyota
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/12/2004, 08:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade