x
Convex Datacenter
Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 145

Tópico: Cambio 3 marchas

  • #25
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por valmor
    e uma 1º marcha mais reduzida c/ cambio 4 m .
    Valmor, teríamos que ver a relação de engrenagens de cada uma pra saber qual a diferença entre as duas 1ª marchas.....que existe, existe sim....... apenas a última marcha de ambos é igual (mesma relação) 1:1, tornando a velocidade final a mesma.

    Por histórico e pela construção, o câmbio de 3M deve possuir a 1ª marcha mais reduzida que o câmbio de 4M, neste caso se você engatar a redução (que é a mesma em ambos os casos), a relação continua mais reduzida no câmbio de 3M .......e o de 4M pelo fato de possuir uma marcha a mais, a força é mais "desmembrada" rsrsrs.....

    Espero ter ajudado,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #26
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Vc ta bom Raphael ?

    Conforme pesquisa , daqui do forum:

    3m: 1=2,80 , 2=1,55 , 3=1,00
    4m: 1=3,57 , 2=2,38 , 3=1,53 , 4=1,00...


    A 1º do cambio 4m , segundo pesquisado , é mais reduzida .

    []´s

    Valmor

  • #27
    Usuário Avatar de fernandão
    Entrada
    01/02/2005
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,649
    Agradecimentos: 0
    Conforme pesquisa , daqui do forum:

    3m: 1=2,80 , 2=1,55 , 3=1,00
    4m: 1=3,57 , 2=2,38 , 3=1,53 , 4=1,00...


    A 1º do cambio 4m , segundo pesquisado , é mais reduzida



    praticamente vc ganha 2 marchas mais curtas que a primeira do 3 marchas
    3 marchas 1 = 2,80
    4marchas 1 =3,57 e 2 =2,38

    []´s
    "o coisa" CJ5 37,4.9 i ,Pronto pra trilhas pesadas ..
    Troller 3.0 pra passeios e dia a dia
    Discovery 4 da Esposa


  • #28
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    E aí pessoal,

    É isso aí, tiramos todas as nossas dúvidas.....agora fica mais fácil poder escolher o melhor câmbio para a nossa necessidade.....

    Realmente tem sentido o câmbio de 4 marchas ter a 1ª mais reduzida, pois com o aumento de mais uma marcha, teve-se que escalona-las de forma que não houvesse "buracos" ou "degraus" (como disse nosso amigo fernandão) entre elas.....com isso, o de 4M acabou ganhando a 1ª e a 2ª em substituição a 1ª do 3M.....

    É isso aí galera, é por isso que esse forum é o melhor do Brasil... Uma informação vai complementando a outra e todos acabam sabendo mais......

    [ ]s a todos,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #29
    Salve, Luciano meu xará.
    Passei pelo seu dilema, optei pelo clark 3m de C10, depois de fazer duas vezes meu câmbio original 3m 1ª sincronizada.
    Não sei quanto gastei na adaptação, nem quero saber para não chorar, mas até hoje estou no cheque especial.
    Quanto ao resultado, só tenho que criticar a adaptação da alavanca de marchas no assoalho, pois esse câmbio originalmente tem alavanca na coluna da direção. Primeiro usei a tampa original do clark, cortando-a e adaptando a alavanca com peças de c20, não gostei do resultado, a base da alavanca ficava atrapalhando o calcanhar do pé direito, um saco para acelerar. Tem que colocar calço de carroceria alto para resolver esse "detalhe".
    Depois troquei a tampa adaptada, por outra tampa original, só que com um trambulador adaptado. É feito para câmbio de C10, mas precisou de adaptação devido ao acoplamento com a cx. de transferência.
    O resultado final é que estou rodando diariamente com esse câmbio, uma pequena dificuldade para engatar a 1ª (talvez uma boa regulagem no trambulador melhore), e nem uma gota de óleo vazando.
    Se pudesse, gastava o dobro (talvez o triplo), instalava o clark 5m com kit DEEP-TECH, que não tem gambiarra, e com a vantagem da 5ª ser over-drive.
    Lembrando ainda, que todo câmbio sofre desgaste, e se ficou parado muito tempo, pode ter oxidado as engrenagens.Encontrar um câmbio perfeito em ferro-velho, acho que é lenda.
    Instalar engrenagens novas em câmbio de jipe, é paliativo, pois são muito ruins de qualidade.
    Se suas carcaças estão ruins (onde assentam os rolamentos), não tem mais jeito de aproveitá-las.
    O ponto fraco do jipe é o câmbio, e se insistir no original, cedo ou tarde, terá que fazê-lo novamente.
    Boa sorte.
    Lula Luciano

  • #30
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luciano de Castro
    Instalar engrenagens novas em câmbio de jipe, é paliativo, pois são muito ruins de qualidade.
    O ponto fraco do jipe é o câmbio, e se insistir no original, cedo ou tarde, terá que fazê-lo novamente.

    Tudo bem Luciano ?

    E vc , ou alguem , saberia dizer se esta baixa qualidade das peças se deve a um material de má´ qualidade ou tratamento termico deficiente ???
    Minha duvida é : se pegarmos estas engrenagens ( novas mas meia boca ...) e dermos um tratamento térmico eficiente , não melhorariamos a peça ???
    ou mesmo se fabricarmos as engrenagen c/ um material melhor..

    Alguem , algum engenheiro da area , podew explicar de qual material é feito uma boa engrenagem e qual o tratamento térmico que ele deve receber .

    []´s

    Valmor

  • #31
    Usuário
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    133
    Agradecimentos: 0
    Olá Luciano Rodrigues,

    Você tem fotos da adaptação da Alavanca no Cambio da C 10, esta que não faca na lateral, você comprou pronto ou mandou fazer? a peça. tbem adaptei no meu Jeep e peguei no último Sabado, achei que ficou muito bom, a alvanca no começo é meio estranho a posição do lado, mas tudo bem.
    Só por curiosidade gostaria de ver como ficou a sua ultima adaptação.

    Abraços.

    Furlan

  • #32
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por valmor
    Alguem , algum engenheiro da area , podew explicar de qual material é feito uma boa engrenagem e qual o tratamento térmico que ele deve receber .

    []´s

    Valmor
    Amigo Valmor, para sabermos que material foi feito as engrenagens, teríamos que fazer uma análise da estrutura (análise de grãos) para daí estipular o tratamento térmico mais adequado.

    Normalmente estas engrenagens são feitas de aço ABNT 1020 e recebem uma camada superficial de carbono (Cementação) em forno (condições controladas), aumentando assim a dureza superficial, porém a "alma" da engreangem (miolo) continuará "mole", caracterísitica dos aços 1020. Esta característica (superfície dura e alma flexível) é essencial para uma boa vida útil de engrenagem.....

    O que costuma acontecer nessas fabriquetas que produzem as engrenagens, é que nem sempre o aço é um 1020 e nem sempre a camada de cementação é feita adequadamente no tempo certo, utilizando os produtos e condições adequandas para isso, e aí, dá no que dá.....engrenagens de m@#$%&*da .

    O que se pode fazer , é você mesmo comprar o material (tarugo de aço ABNT 1020), com qualidade comprovada, mandar usinar a engrenagem e enviar para uma boa empresa que realiza tratamento térmico (cementação), aí sim você terá uma peça de qualidade, porém isso tudo não compensa se você for fazer apenas uma peça, teria que fazer várias, para compensar o custo...entendeu?

    Bom, espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas......

    [ ]s com reduzida Spicer (engrenagens forjadas) e câmbio 3M revisado.
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #33
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Grande Raphael !

    Negocio é o seguinte:
    Trabalho com chapa de aço sae1020 e sae1045. ( certificada)
    Então tenho facilidade c/ a materia prima. A idéia seria fornecer o material , mandar usinar e temperar adequadamente.

    Precisaria saber exatamente :
    -> O material utilizado e o tratamento térnico especifico. (Alias vc esta certo quanto ao material 1020 ??? Pois pelo que sei ele não "pega" muita tempera...Um sae1045 não seria mais adequado ???)
    -> quais peças são tradicionalmente mais " quebraveis" ??

    Muito obrigado e Gde abraço

    Valmor

  • #34
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Grande amigo valmor,

    O tratamento térmico não é Têmpera (que é outro tipo de tratamento térmico) e sim "Cementação" que é a "injeção" de carbono na superfície da peça....isso é feito em forno com temperatura controlada e com a adição de um "Gás" ou névoa com carbono.....esse carbono que está no forno vai se depositando na superfície da peça tornando-a (a superfície) extremamente dura (ideal para o trabalho de uma engrenagem). O meio (miolo) da engrenagem continuará com as características do SAE 1020 "flexível", para poder absorver os "trancos" e esforços sofridos no engrenamento. Quanto mais tempo a peça ficar no forno, maior será a camada de cementação

    Portanto, quanto mais "Flexíel" for o aço em seu centro, melhor......neste caso o 1020 é superior (para a aplicação) ao 1045 que é um aço que já tem mais carbono e por isso é mais duro.

    Com toda a certeza, um aço que pode ser usado para essa aplicação é o SAE 1020 e o tratamento é a Cementação. Mas uma coisa é importante, a empresa que fará o tratamento tem que ter experiência com isso e equipamento adequado, pois pode comprometer todo o trabalho de usinagem ja realizado.

    grande abraço,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #35
    Salve, Furlan,
    Não tenho fotos do trambulador, quem me vendeu foi um caminhoneiro que disse ter trazido 10 ou 12 dessas peças, e a minha era a última. Parece que é fabricada no Espírito Santo.
    Não me deu problemas até agora, só ficou meio duro o engate da 1ª, tem manha...
    Mas achei melhor que a tampa original cortada e adaptada. E não atrapalha o calcanhar.
    Já vi um câmbio de c10 3m onde a alavanca foi adaptada na parte de cima do câmbio, parecia muita gambiarra.
    Ficou satisfeito com seu câmbio?
    Boa sorte.
    Lula

  • #36
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Raphael Diniz
    Com toda a certeza, um aço que pode ser usado para essa aplicação é o SAE 1020 e o tratamento é a Cementação. Mas uma coisa é importante, a empresa que fará o tratamento tem que ter experiência com isso e equipamento adequado, pois pode comprometer todo o trabalho de usinagem ja realizado.
    Grande Raphael !!!
    Otima explicação. Agora ficou claro.

    Vou vefificar com uns clientes e pegar indicação de uma boa empresa que faça CEMENTAÇÃO aqui em SP. E ver se vale a pena ...é claro.
    Pelo que vc falou , na pior das hipoteses ( uma cementação mal feita ...) a peça vai desgastar .. ou mesmo quebrar mais rápido , não é ?

    E se eu pegar as peça e engrenagens do cambio e mandar CEMENTA-LAS numa empresa de confiança ? Ou seja considerando que já foram cementadas , meio nas coxas mas foram , cementa-las novamente numa empresa confiavél ???

    Tudo para dar uma sobrevida ao velho e bom cambio 3m / 4m original ...

    Mais uma vez obrigado e

    []´s

    Valmor

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cambio 5 Marchas - Dúvidas Instalação
      Por Barba Ruiva no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 102
      Última resposta: 08/02/2015, 18:07
    2. Cambio 5 marchas em A20 4x4 qual a maelhor opção ??
      Por overtraining no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 5
      Última resposta: 29/03/2010, 19:05
    3. Câmbio de 5 marchas para 6cc - URGENTE ! ! ! !!!
      Por EduardoLang no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/12/2004, 09:56

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade