x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/06/2003
    Idade
    50
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0

    Arqueamento de molas, qual o problema?




    Olá pessoal,
    ...tenho visto nos tópicos que pesquisei, a maioria do pessoal desaconselhando o arqueamento de molas bem como o uso de jumelos mais altos. Quais o problemas de se arquear o feixe de molas e usar jumelos mais altos?

  • #2
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    molas...

    Fala Gente...

    Arquear molas não resolve o problema, pois elas arriam muito rápidamente.

    As minhas ficaram arqueadas até a primeira trilha... depois arriaram e estão retas hoje.... só que meu jeep agora é SPOA.

    Jumelo maiores segue a explicação de um amigo.

    Muitos usam Jumelos Grandes sem saber qual(is) a(s) sua(s) desvantagens...

    O problema é geométrico...

    A função do jumelo é permitir que o feixe altere seu tamanho entre os pontos de fixação.
    Com jumelo maior o feixe vai trabalhar na posição errada e com os pontos de fixação do feixe em alturas diferentes... ai o que acontece... para o mesmo deslocamento do feixe o curso vertical vai ser menor (e o horizontal maior)... tente imaginar ou desenhar uma suspensão com jumelo realmente grande... algo 50 a 100 cm (isso mesmo 1 metrinho...) fica mais fácil de entender...

    Quer um exemplo radical... e se o jumelo for tão grande que o feixe fique em pé (90 graus da posição original)... o que acontece... o feixe pode trabalhar muito que praticamente a suspensão não trabalha na vertical... só na horizontal...

    O problema é a torção...

    Um Jumelo Grande pode permitir uma torção do feixe que um Jumelo menor não permite...com inúmeras conseqüências...
    Isso deixa o eixo mais "bobo" lateralmente.
    Força o pino ou parafuso de fixação da outra extremidade.
    Quebra do feixe por torção... etc...



    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #3
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    SE quiser levantar o veículo, use pneus maiores e, se for o caso, SPOA
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #4
    Usuário
    Entrada
    01/06/2003
    Idade
    50
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    essa quebra de feixe por torção ocorre com frequencia?...e pelo jeito eu vou perder bastante em estabilidade, certo?

  • #5
    O problema do jumelo, acho q já tá respondido, né? A solução neste caso é SPOA - esta solução é tão boa q todas Cherokee já são assim de fábrica (pode conferir).

    Arqueamento de mola: o problema não é visível, o q acontece é q o material da mola perde completamente suas propriedades físicas (coeficiente de elasticidade, etc.). Eu tinha dois Willys, um arqueado e outro não. Andando em um e depois em outro dava para sentir nítidamente a diferença: arquear DESTRÓI as molas (pode-se dizer q viram pedaços de ferro comum...).

    []'s,
    Eduardo Furlan
    http://caminho4x4.com

  • #6
    As molas do meu jeep estavam ariadas tambem.... primeiro sugeriram que eu mandasse rebate-las (arquer) mas ai meu mecanico recomendeu que eu adaptasse molas esperiais em cima do feixe de molas... fiz isto é ficou muito bom... as proprias molas arquearam o feixe, agora só vou ter que tirar algumas das molas do feixe para que ele não fique tão "saltador"... meu mecanico fez isto no jeep dele tambem das 10 laminhas trou 05 e ficou muito bom.. estabilidade exclente...

  • #7
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    As molas do meu jeep estavam ariadas tambem.... primeiro sugeriram que eu mandasse rebate-las (arquer) mas ai meu mecanico recomendeu que eu adaptasse molas esperiais em cima do feixe de molas... fiz isto é ficou muito bom... as proprias molas arquearam o feixe, agora só vou ter que tirar algumas das molas do feixe para que ele não fique tão "saltador"... meu mecanico fez isto no jeep dele tambem das 10 laminhas tirou 05 e ficou muito bom.. estabilidade exclente...
    Eu não faria isto de jeito nenhum.
    Os feixes de mola tem duas funções, a primeira é obvia e todo mundo entende que é de suspender( por isso suspensão) o peso do Jeep, a segunda é a de "localizar" (manter em local determinado) o eixo do Jeep.
    Num 4x4 com molas helicoidais existem links que fazem o serviço de localizar o eixo enquanto as molas somente suspendem o peso podendo então ser mais moles.
    No caso de feixe podemos tirar laminas para deixar ele mais macio mas temos que colocar algo para manter o eixo no lugar e principalmente sem girar em torno de si mesmo, já que as molas com menos laminas não serão suficientes para a tarefa.
    Ai é que entra as barras de tração ja discutidas aqui.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #8
    Blz. Sandro...???? Valeu pelo conselho.... afinal de contas você que vive no meio Off Road com certeza sabe e conhece o que é bom ou não....

    O que você acha que seria a solução já que arquear as molas (ou rebater) não seria uma boa, e como coloquei as molas por cima do feixe de molas para deixar ele mais macio...

    Outra coisa.... Você vai participar do Transparaná...???


    Valeu... obrigado...

  • #9
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Joselito
    ... meu mecanico fez isto no jeep dele tambem das 10 laminhas tirou 05 e ficou muito bom...
    Olá Joselito !!!

    De acordo com o que o Sandro falou, eu tbm acho que 05 lâminas é demais! Se vc quer retirar lâminas, retire apenas aquelas pequeninas, acho que são duas (ou no máximo três). Essas lâminas são aquelas que ficam antes da primeira lâmina que tem os grampinhos em "U" em suas pontas. Não retire esta que tem os grampinhos em "U"
    Se vc quer deixar seu jipe mais macio mesmo, coloque tiras de radiografia (ou outro material resistente) entre cada lâmina do feixe, tudo com graxa em cada camada. Meu amigo, meu jipe ficou outra coisa. Não achei ainda outro cj com feixes originais mais macio que o meu!!! Éverdade. Vá ao tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=515 que lá se explica melhor!!!

    Mesmo assim, caso vc queira retirar mais lâminas do feixe, vc deverá instalar uma ou duas barras anti-torção, para evitar que o eixo gire (assim como disse o Sandro), e tbm seria uma boa uma boa a instalação de uma barra panhard, para segurar o eixo lateralmemte, evitando que esse trabalho seja feito pelo feixe, que ficará fraco. :P

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #10
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Blz. Sandro...???? Valeu pelo conselho.... afinal de contas você que vive no meio Off Road com certeza sabe e conhece o que é bom ou não....

    O que você acha que seria a solução já que arquear as molas (ou rebater) não seria uma boa, e como coloquei as molas por cima do feixe de molas para deixar ele mais macio...

    Outra coisa.... Você vai participar do Transparaná...???
    Desculpe a demora em responder, eu não arquearia as molas se fosse voce pois elas vão ceder rapidamente, é como fazer a barba, quanto mais voce corta mais ela cresce.
    Não vou participar do Transparana, ja fiz alguns raids mas não tenho mais paciência.
    ...e tbm seria uma boa uma boa a instalação de uma barra panhard, para segurar o eixo lateralmemte, evitando que esse trabalho seja feito pelo feixe, que ficará fraco.
    Valeu Mauro, esqueci de mencionar a panhard que sem duvida é muito importante para quem usa feixe macio demais.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #11
    Valeu novamente pessoal pelas dicas.....

    Como sou iniciante no ramo, as coisas as vezes são complicadas para mim, minha experiencia até agora se resumia a participar do 3º Transparaná/1997 como navegador (sem navegar direito) então já viu né.

    Agora que adquiri o Bender é que comecei a me aventurar com o pessoal por ai... então qualquer dica é muito bem vinda.... valeu...

    Encaminho fotos de uma trilha que fizemos com os jeep da forma que falei para vocês... o meu com as 10 molas do feixe e mais a mola em espeiral e o meu mecanico com o dele... sem 05 molas.... mas o dele é bruto.... esta com motor AP 2000, caixa C10 e Direção hidraulica... o dele esta com as luzes acessas


    Sds a todos

  • #12
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Joselito
    ... o meu com as 10 molas do feixe e mais a mola em espeiral
    Fala Joselito !!!

    Cara, que mola espiral (helicoidal) vc colocou na sua suspensão??? As da frente e de trás são iguais??? Vc tem fotos???

    []'s curiosos...
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade