x
Convex Datacenter
Página 1 de 53 123456789101151 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 632

Tópico: Caroço, A Saga

  • #1

    Caroço, A Saga




    Boa Tarde Amigos,
    Após um longo tempo sem mexer no Caroço (CJ5 1973) enfim, há duas semanas consegui colocar ele no estaleiro. Já havia arrumado o local para ele mas aí o meu Polinho deu pau e tive que usar o "Box".
    Mas, enfim, ele está aqui na minha frente.
    Vou fazer um breve relato na nossa história.
    Sou apaixonado por jipes desde criança. Escutando as histórias do meu velho Pai (79 anos) sobre suas viagens para a Bahia com um 53 do meu Tio. Sobre como o usavam para fazer entregas, meu tio possuía um armazém na Vl. Califórnia/SP. Alia-se isto a robustez do "bicho", sua fama, e, não pode deixar passar, sua simpatia natural, temos mais um ser (eu) apaixonado por esta "caixa de sapato".
    Adquiri o meu há uns 04 anos. Foi amor a primeira vista...
    Andei com ele algumas vezes, fiquei parado algumas vezes e atolei uma única e infeliz vez. Mas não desanimei.
    Há questão de dois anos o velho Bfão deu seu último suspiro...como não encontrava mecânico fui pegando um aqui, outra ali...comprei um Kit de Ignição Eletrônica novinha, está na caixa até hoje...mas não teve jeito..era motor.
    Pesquisei e decidi que não valia a pena investir mais em um motor antigo. Não que o motor não seja bom, é, mas já não é tarefa fácil encontrar peças e quem dirá os valores.
    Como alguns sabem possuo uma loja de Auto Peças Novas e Usadas (famigerado desmanche).
    Comprei um Opala 4cc que doará seu coração para o Caroço.
    Hoje consegui com um primo um câmbio 5 marchas do Chevette (estas coisas estão desaparecendo).
    Agora começa a Saga...
    Vou tentar fazer tudo o que eu conseguir. Gosto do "Do It Yourself" - Faça vc mesmo.
    O VavaRusso está me ajudando, aliás, preciso aqui publicamente agradecer à ele a paciência e prontidão com que tem me ajudado. Muito Obrigado meu Amigo!
    Ontem já desmontei a frente do Caroço. Tirei Capô, Paralamas e Grade. Já estava sem motor e tal....
    Segunda-Feira quero começar a mexer no câmbio mas aí já começam as dúvidas.
    Vou colocá-las em outro post.
    Abços,
    Matraka

  • #2
    Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Idade
    53
    Posts
    2,404
    Agradecimento: 1
    Seja bem vindo e boa sorte e paciencia.Estou aqui para ajudar sempre que for preciso e possível pois também passo por isso.
    Valeu

  • #3
    Fotos do Cambio
    Pelo que entendi:
    Retiro a capa seca do cambio do chevette, tiro a moringa (não sei se é este o nome, rolamento). Pego a capa seca do Opala (é esta que está solta nas fotos) uso a moringa do Opala (embora eu coloquei lado a lado e são bem parecidas com detalhe que o "pescoço" da peça do chevette é mais comprida que a do Opala) c/ rolamento do próprio Opala.
    Terei que fazer uma cava no eixo piloto do Chevete, pois, ao que entendi, o rolamento do Opala vem mais pra frente.
    Estou com dúvidas se preciso tirar o eixo piloto para fazer esta cava.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2013-10-07-13.53.35.jpg   -2013-10-07-13.54.15.jpg   -2013-10-07-13.55.01.jpg   -2013-10-07-13.55.11.jpg  
    4X4 Brasil

  • #4
    Mais fotos. A caixa que peguei está com a Coroa (não sei se é o nome) com um dente quebrada. Vou trocar a caixa mas, até quinta, vou desmontar esta para ir aprendendo.
    Estou me matando tentando tirar o eixo primário.
    Ah! Tb. estava me esfolando tentando tirar o rolamento do eixo primário do Opala...o trem tá travado...mas quero tirar para fazer medições.
    P.S - Os rolamentos da parte traseira do câmbio tem umas travas que desafiam a física. Não sei como entraram ali e não consigo imaginar como eles vão sair....kkkkk
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2013-10-08-14.32.39.jpg   -2013-10-08-14.34.32.jpg   -2013-10-08-14.34.43.jpg   -2013-10-08-14.35.24.jpg  

  • #5
    Agora desmontado dá para ter idéia do serviço a ser feito. Principalmente no que tange a flange de ligação com a reduzida do Willys.
    O ruim é que para tirar o eixo primário tem que desmontar a caixa inteira. Peguei a "Manja", como diz meu filho. Daquele eixo que fica atrás do eixo primário, aonde tem os anéis sincronizadores, aquilo tem que tomar cuidado pq voa tudo assim que retira da caixa...aí tem uma travinhas que é um inferno para colocar....são 4 travas, parecem uns balancins bem pequenos, 4 anéis sincronizadores...montei mas não sei se fiz certo.
    Aliás se alguém tiver um manual da sequência de montagem vai ajudar bastante.

  • #6
    Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Idade
    30
    Posts
    581
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Agora desmontado dá para ter idéia do serviço a ser feito. Principalmente no que tange a flange de ligação com a reduzida do Willys.
    O ruim é que para tirar o eixo primário tem que desmontar a caixa inteira. Peguei a "Manja", como diz meu filho. Daquele eixo que fica atrás do eixo primário, aonde tem os anéis sincronizadores, aquilo tem que tomar cuidado pq voa tudo assim que retira da caixa...aí tem uma travinhas que é um inferno para colocar....são 4 travas, parecem uns balancins bem pequenos, 4 anéis sincronizadores...montei mas não sei se fiz certo.
    Aliás se alguém tiver um manual da sequência de montagem vai ajudar bastante.
    Fala Matrakaum, blz?

    Tenho esse manual aki, foi bem útil pra mim ja não sei se vai servir pra vc. ai vai!

    Acompanhando
    Arquivos Anexos

  • #7
    Ian Jeep,
    Valeu! Tenho certeza de que será útil. Vai depender da minha capacidade de entendimento e destreza....rs
    Vc. montou uma caixa de cheva no motor do Opala?

  • #8
    Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Idade
    30
    Posts
    581
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Ian Jeep,
    Valeu! Tenho certeza de que será útil. Vai depender da minha capacidade de entendimento e destreza....rs
    Vc. montou uma caixa de cheva no motor do Opala?
    Matrakaum, no meu caso foi Câmbio do chevette 5m no Bf!

    Pq vc nao usa o piloto do próprio opala tmb? assim nao iria precisar fazer a cava?! ou nao?


    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Idade
    53
    Posts
    2,404
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Agora desmontado dá para ter idéia do serviço a ser feito. Principalmente no que tange a flange de ligação com a reduzida do Willys.
    O ruim é que para tirar o eixo primário tem que desmontar a caixa inteira. Peguei a "Manja", como diz meu filho. Daquele eixo que fica atrás do eixo primário, aonde tem os anéis sincronizadores, aquilo tem que tomar cuidado pq voa tudo assim que retira da caixa...aí tem uma travinhas que é um inferno para colocar....são 4 travas, parecem uns balancins bem pequenos, 4 anéis sincronizadores...montei mas não sei se fiz certo.
    Aliás se alguém tiver um manual da sequência de montagem vai ajudar bastante.
    Matraka1 vc está desmontando para revisar? Montar nao é nada fácil. Eu conseguir com um colega de um FV um eixo primário para fazer os experimentos

  • #10
    Ian,
    O Eixo primário do Opala Serve? Será que as engrenagens casam? Se servir será bem mais fácil. Pq. eu tb. tenho o eixo primário do Opala aqui.

    Vava,
    Desmontei pq. o câmbio já estava quebrado. Fui tirar o óleo e só saiu água..e pedaço de metal. Como vou pegar outro decidi desmontar para aprender.... Vi que realmente montar não é fácil, até pq., pelo que me informaram, preciso de um gabarito, pois, o sistema de sincronização tem um jeito certo para montar.

    De qualquer forma o eixo primário do chevette já está fora. Estou tentando, até agora sem sucesso, retirar o rolamento do eixo primário do Opala para fazer medições. Agora, se o eixo primário do Opala servir aí vai ficar chique.
    Já aproveitando o gancho... Será que tem jeito de retirar o eixo primário sem ter de desmontar o câmbio inteiro?

    abços,

  • #11
    Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Idade
    30
    Posts
    581
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Ian,
    O Eixo primário do Opala Serve? Será que as engrenagens casam? Se servir será bem mais fácil. Pq. eu tb. tenho o eixo primário do Opala aqui.

    Vava,
    Desmontei pq. o câmbio já estava quebrado. Fui tirar o óleo e só saiu água..e pedaço de metal. Como vou pegar outro decidi desmontar para aprender.... Vi que realmente montar não é fácil, até pq., pelo que me informaram, preciso de um gabarito, pois, o sistema de sincronização tem um jeito certo para montar.

    De qualquer forma o eixo primário do chevette já está fora. Estou tentando, até agora sem sucesso, retirar o rolamento do eixo primário do Opala para fazer medições. Agora, se o eixo primário do Opala servir aí vai ficar chique.
    Já aproveitando o gancho... Será que tem jeito de retirar o eixo primário sem ter de desmontar o câmbio inteiro?

    abços,
    Então, até onde eu sei os eixos são muito semelhantes, so muda mesmo o rolamento e talvez o estriado. Isso do piloto do opala 5m moderno. Não digo com certeza, mas pelo q eu ja li nesse fórum serve sim.

    Inclusive tem um relato no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...tml#post465646 , onde um usuário relata a seguinte experiencia;

    Citação Postado originalmente por Carolos ZN
    No caso da capa seca do Opala não precisa ajustar o rolamento do Chevette, use o conjunto eixo piloto, moringa e rolamento do Opala 5 marchas, cabe como uma luva e sem nenhuma adapitação.
    Obs. a capa seca tem que ser do Opala 5 marchas!!!
    Citação Postado originalmente por Carlos ZN
    Sou um dinossauro nesta adapitação.
    No caso de colocar o cambio no motor do Opala não quebre cabeça!!!
    E abra o cambio coloque capa seca, eixo piloto e rolamento do Opala 5 marchas que cabe como uma luva e de tabela já respondi a embreagem.
    Deve ter alguma maneira de tirar esse piloto sem ter q desmontar a caixa toda. No meu caso tive q retirar o piloto duas vezes ou seja desmontar a caixa duas vezes ou seja 2 vezes mais $

    O Rodrigo Baratti montou o cambio dele com o eixo do opala. Quem sabe ele nao aparece por aki pra dizer o caminho das pedras.
    -207386d1263057113-cj3a-1951-mula-mecanica-cambio-008.jpg

    Abraços

  • #12
    Pelo que vi não tem jeito pois aquela engrenagem mais final, a última do eixo primário, pega na engrenagem de baixo...mas ainda não desisti.
    Já desci o câmbio antigo do Jeep agora estou tentando retirar a reduzida....tem algum segredo? Já retirei todos os parafusos que fixaçavam junto a caixa de marchas, abriu até um certo ponto, saiu todo óleo mas ela não solta dali..parece que tem alguma coisa prendendo em algum eixo....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. A Saga de um GV 1.6
      Por mfjunior no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 02/09/2013, 13:25
    2. Compra da PKP - A Saga
      Por JuniorScartezini no fórum Picapes
      Respostas: 117
      Última resposta: 29/09/2010, 08:14
    3. A saga NIVAHUFF
      Por ANDRÉHUFF no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 6
      Última resposta: 15/01/2008, 10:05
    4. A Saga do COTOCO
      Por nzardo no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 17/10/2007, 14:21
    5. O caroço da manga
      Por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO no fórum Humor
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/06/2007, 16:34

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade