x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/09/2013
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    41
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    duvida na utilização da reduzida




    Acabei de comprar um jeep cj5 65 6cc e sou iniciante no assunto off-road. Já pesquisei sobre como utilizar a reduzida e obtive 2 respostas diferentes. Alguns dizem que preciso ligar a tração antes da reduzida pra evitar problemas mecânicos e outros já dizem que não é necessário, alguém sabe me dizer qual o correto? E caso esteja ligado a tração e em seguida ligue a reduzida, a força da reduzida é jogado nas 4?

    Obrigado pela ajuda...

  • #2
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Diogo,

    A reduzida só liga se vc ligar a traçao (acionar a alavanca da tracao). Se nao mudar a alavanca de tracao de posicao a da reduzida nem mexe.

    Quando mudar a posição das alavancas (tanto tracao quanto posicao), as rodas dianteiras serao acionadas se as rodas livres estiverem travadas, ou se o carro for roda livre automatica.

    A groço modo, acionando rodas livres (no caso das manuais), mudando as posicoes das alavanas de tracao e reducao de posicao, a força é jogas para as 4 rodas sim.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por diogojs Ver Post
    Acabei de comprar um jeep cj5 65 6cc e sou iniciante no assunto off-road. Já pesquisei sobre como utilizar a reduzida e obtive 2 respostas diferentes. Alguns dizem que preciso ligar a tração antes da reduzida pra evitar problemas mecânicos e outros já dizem que não é necessário, alguém sabe me dizer qual o correto? E caso esteja ligado a tração e em seguida ligue a reduzida, a força da reduzida é jogado nas 4?

    Obrigado pela ajuda...
    Se eu entendi bem, você tá se referindo à borboleta da roda livre manual, para engate da reduzida não se faz necessário travar "lock" em 4x4, já para andar em 4x4 "normal" precisa travar "lock"

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Êita língua portuguesa complicada , mas vamos lá tudo o que falaram aí em cima esta correto , mas lá vai eu tentando ajudar , mas posso estar complicando mais ainda :

    Seu jipe deve ter roda livre manual , se vc não mexer na roda livre manual que fica no cubo da roda dianteira deixando ela livre ( FREE ) , vc pode mudar a alavanca dentro do carro passando para tração nas 4 rodas , MAS NÃO TERÁ TRAÇÃO NAS 4 RODAS PQ A RODA LIVRE ESTA NA POSIÇÃO LIVRE , e se vc mexer na alavanca da reduzida , o seu jipe estará reduzido mas em 4X2 pq q roda livre esta na posição LIVRE .

    Se vc colocar a borboleta da roda livre na posição LOCK ( ligada ) e se vc mexer na alavanca de tração dentro do caro seu jipe funcionará com tração nas 4 rodas mas em velocidade normal , e se vc acionar a alavanda de reduzida , AÍ SIM VC TERÁ TRAÇÃO NAS 4 RODAS COM REDUZIDA , ou seja : COM A FORÇA QUASE QUE DOBRADA , commuita força e pouca velocidade .

    Não sei se compliquei mais ainda ou ajudei em alguma coisa .

    ABRAÇO

  • #5
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,463
    Agradecimentos: 114
    Em condições normais de condução, o jipe roda com tração apenas nas duas rodas traseiras.Também é comum a presença de um dispositivo de "roda livre" (acionamento automático ou manual), que poupa os componentes da tração adicional quando a mesma não está sendo utilizada. No momento em que necessita de maior capacidade de tração do jipe, o condutor aciona o sistema por meio da alavanca dentro da cabine.
    Devido a uma diferença de rotação, que ocorre entre as rodas dianteiras e traseiras, durante a execução de curvas ou manobras, a tração 4x4 deve ser utilizada apenas em pisos de baixa aderência e com velocidade limitada. Essa diferença de velocidade cria esforços internos no sistema, que podem vir a prejudicá-lo seriamente, caso as condições de utilização previstas pelo fabricante não sejam respeitadas!

    Abraço;
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Ricardo MG
    Entrada
    20/07/2010
    Local
    Interior/MG
    Posts
    190
    Agradecimento: 1
    Diogo, todos amigos foristas responderam muito bem a sua dúvida. No meu caso, devido a retirada da trava da CT eu consigo reduzir sem "traçar", pois quando estava com o BF161 "cansado" não conseguia subir a rampa de casa sendo necessário reduzir.

    abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/09/2013
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    41
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Obrigado a todos pelas respostas. Pior que as vezes o português é dificil de interpretar, ainda mais pela internet. Na vdd uma resposta foi completando a outra e fiquei menos leigo no assunto..kk
    Abraço!
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/09/2013
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    41
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Guilhermeabreu, essa era minha duvida maior....posso optar pela reduzida apenas nas duas traseiras e não necessariamente nas 4, sem ter possiveis problemas na mecânica, em forçar ou algo do tipo.

    Abraço.

  • #9
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por diogojs Ver Post
    Guilhermeabreu, essa era minha duvida maior....posso optar pela reduzida apenas nas duas traseiras e não necessariamente nas 4, sem ter possiveis problemas na mecânica, em forçar ou algo do tipo.

    Abraço.
    Até onde sei, existe uma trava que impede de se reduzir sem estar traçado... agora há uma forma que eu não sei qual é, mas que meu mecânico fez no meu, ou seja, se eu quiser reduzir sem traçar eu posso... é só você testar, se a alavanca da reduzida entrar beleza... se não, é porque a trava ainda está lá!!!

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #10
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    Diogo estas dúvidas suas são comuns no inicio, o ideal é você conversar com quem tem jeep e faz trilha, aí perto de você na Avenida Erasto tem duas lojas e sempre tem jeep lá na própria avenida tem a jipepar e pouco antes (sentido centro bairro) logo depois do quartel tem o zezo é numa rua transversal à avenida mas a loja é visível da avenida que também sempre tem jeep visite as lojas fale com o pessoal de lá peça dicas e para que te mostrem com o jeep andando aí você vai tirar todas as dúvidas na pratica que a melhor aula.

  • #11
    Usuário Avatar de Ander Som
    Entrada
    20/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0
    Diogo, qual seria o objetivo de utilizar a reduzida em apenas 4x2? tendo em vista que a reduzida vc aumenta muito a força e reduz drasticamente a velocidade...
    Se for no uso do dia-a-dia 4x2 "normal" é suficiente, em caso de trilha, 4x2 reduzida não faz muito sentido....
    Jeep CJ5 - 1978 - Azulão - Motor GM 2.4 injetado Pandoo - Clarck5 - Pneus 35" Trepador - Guincho 12,5k plus

  • #12
    Usuário Avatar de Ricardo MG
    Entrada
    20/07/2010
    Local
    Interior/MG
    Posts
    190
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Ander Som Ver Post
    Diogo, qual seria o objetivo de utilizar a reduzida em apenas 4x2? tendo em vista que a reduzida vc aumenta muito a força e reduz drasticamente a velocidade...
    Se for no uso do dia-a-dia 4x2 "normal" é suficiente, em caso de trilha, 4x2 reduzida não faz muito sentido....
    Ander Som,


    Como relatei no meu post anterior, eu e mias alguns que conheço, devido a topografia aqui na nossa cidade/região, na época que estava com o BFão cansado eu não consegui sequer subir a rampa da minha garagem, por isso retirei a trava da CT e utilizar 4X2 reduzida, tb uso o 4x2 red quando estaciono em grandes aclives/declives na áera urbana.

    Abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvida Caixa e Reduzida
      Por rafael_tapejara-rs no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 15/03/2013, 12:46
    2. NIVA - Dúvida específica de utilização.
      Por Trilhoteiro no fórum Niva
      Respostas: 67
      Última resposta: 12/05/2011, 20:41
    3. Duvida na utilizaçao f75 ohc no dia a dia
      Por Luciano Mariussi no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 3
      Última resposta: 30/01/2010, 14:06
    4. Reduzida! Dúvida
      Por Wagner Lavos no fórum Niva
      Respostas: 29
      Última resposta: 06/03/2008, 00:12
    5. Dúvida na utilização do 4x4
      Por Miranda no fórum Picapes
      Respostas: 40
      Última resposta: 22/06/2006, 13:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade