x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    CAÇAPAVA/SP
    Idade
    59
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Unhappy CÂMBIO CJ5 com barulho




    Boa noite colegas,

    Estou precisando de ajuda. O meu CJ-5 é um 66 com motor opala 4cc e o restante original, com câmbio 3 marchas 1ªseca.

    Acontece que semana passada, numa estrada de terra começou a fazer um barulho estranho, como um "tec" "tec""tec""tec""tec" em 1*, 2* e ré. voltei pra casa de terceira reduzida. O que voces acham que quebrou?
    Paulo ®ocha

  • #2
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por JACARE05 Ver Post
    Boa noite colegas,

    Estou precisando de ajuda. O meu CJ-5 é um 66 com motor opala 4cc e o restante original, com câmbio 3 marchas 1ªseca.

    Acontece que semana passada, numa estrada de terra começou a fazer um barulho estranho, como um "tec" "tec""tec""tec""tec" em 1*, 2* e ré. voltei pra casa de terceira reduzida. O que voces acham que quebrou?

    É o seguinte... todo câmbio tem uma característica basicamente igual de construção... eixo de prisma, que é o que traz a força do motor, esse eixo normalmente acaba imediatamente dentro da caixa onde se conecta ao que chamamos de eixo carretão (tem um nome técnico que eu não sei agora), e outro eixo alinhado com o de prisma onde tem as engrenagens de velocidade, no caso primeira e segunda juntas e a terceira no seu caso é o próprio eixo conectado diretamente ao eixo de prisma, ou seja ele não passa pelo carretão... isso porque seu câmbio é de 3 marchas, no restante dos câmbios (4 ou 5) a 4ª marcha é quem é conectada direto, isso quando o câmbio de 5 marchas é overdrive... enfim deixando de baboseira vc pode ter quebrado dois ou mais dentes do eixo carretão (já aconteceu comigo duas vezes, mas não com o câmbio original) e o barulho é esse mesmo tec tec tec... ou no eixo de prisma... mas mais provavelmente no eixo carretão... então se o mecânico vier com outra história troque de mecânico, é lógico que quando o mecânico abrir ele vai fazer uma revisão, então coisas pequenas podem aparecer no orçamento, eu ia dizer sincronizador, mas sua primeira é seca.. enfim...

    Abração!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    CAÇAPAVA/SP
    Idade
    59
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Pablo. Acho que o eixo que vc está falando é este:



    Paulo ®ocha

  • #4
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Trem de engrenagens, ou eixo intermediário de engrenagens.
    Pablo, me desculpe discordar do amigo, mesmo sabendo que quando o jacare abrir a caixa saberemos da verdade, mas analisando as informações veja que acontece na 1ª, 2ª e ré, minha opinião: é no sincronizado da 3ª marcha, e por falta ou nível baixo de óleo. Ao engatar a 3ª o barulho cessa devido o engate. Sendo o problema que mencionou aconteceria em todas as marchas.
    Abraços.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #5
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Trem de engrenagens, ou eixo intermediário de engrenagens.
    Pablo, me desculpe discordar do amigo, mesmo sabendo que quando o jacare abrir a caixa saberemos da verdade, mas analisando as informações veja que acontece na 1ª, 2ª e ré, minha opinião: é no sincronizado da 3ª marcha, e por falta ou nível baixo de óleo. Ao engatar a 3ª o barulho cessa devido o engate. Sendo o problema que mencionou aconteceria em todas as marchas.
    Abraços.


    Impressionante mesmo... amigo digo que é o carretão (chamo de carretão aquele eixo inteiriço com 4 engrenagens nele) porque já me ocorreu duas vezes... o fato da minha 4ª e da 3ª do amigo não fazer o tec tec tec é devido ele não usar como força o carretão, ele continua girando (sempre), mas a última marcha ou a marcha de relação 1:1 ela não usa o carretão para força... pode acreditar...

    Quando o amigo abrir a caixa veremos o que quebrou!!!

    O fato do sincronizador estar quebrado a marcha não engata ou fica travada dentro.

    Forte abraço!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    CAÇAPAVA/SP
    Idade
    59
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Por enquanto, só tirou a tampa com a alavanca e já é possível ver engrenagens quebradas. Segundo o meca, as peças não ficam baratas.

    Me aconselhou comprar um cambio 5M do chevette.

    Estou procurando um 3 marchas, se não achar, vou comprar um revisao clarkete, so tenho medo de a alavanca ficar muito para trás. Alguém tem o 5marchas?
    Paulo ®ocha

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    CAÇAPAVA/SP
    Idade
    59
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Colegas,

    aberto o câmbiio. Foi possível verificar Várias engrenagens com dentes quebrados e o carretem também. Hah, também tinha umas engrenagens mais finas, parecem de bronza, quase sem dentes.

    Eu comprei um câmbio 3 marchas, agora com a 1ª sincronizada, só tive que comprar uma engrenagem que liga na transmissão/tração (a oroginal é grossa e do novo câmbio é fina), custou 265 mangos. Agora é esperar mais alguns dias.
    Paulo ®ocha

  • #8
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por JACARE05 Ver Post
    Colegas,

    aberto o câmbiio. Foi possível verificar Várias engrenagens com dentes quebrados e o carretem também. Hah, também tinha umas engrenagens mais finas, parecem de bronza, quase sem dentes.

    Eu comprei um câmbio 3 marchas, agora com a 1ª sincronizada, só tive que comprar uma engrenagem que liga na transmissão/tração (a oroginal é grossa e do novo câmbio é fina), custou 265 mangos. Agora é esperar mais alguns dias.
    Perfeito amigo... o que aconteceu com o seu jeep é que alguma engrenagem quebrou, provavelmente o carretão e os pedaços dele levaram a quebra dos outros componentes... as engrenagens finas de cobre são os sincronizadores... por seu câmbio ser antigo, eles seriam com certeza trocados...

    O câmbio do chevette seria uma boa opção, mas como vc mesmo falou, as alavancas irão mais pra trás... mas nada que um acordo com o motor e novas bases de motor, aliviando o radiador também, não resolvam, e é claro que em 100% dos casos haverá de fazer uma nova furação de piso para as alavancas... abre-se para a nova posição e fecha-se para a antiga posição... assim não ficará com um buraco maior que o necessário ...

    Abraços!

    PAblo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Barulho no câmbio.
      Por fabiano r no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 13
      Última resposta: 01/07/2013, 13:54
    2. barulho cambio
      Por victor dircksem no fórum Jeep Willys
      Respostas: 13
      Última resposta: 10/09/2011, 01:32
    3. Barulho no cambio do CJ5
      Por Tiquara no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/03/2011, 12:36
    4. Barulho no Cambio
      Por DougBRSP no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 05/05/2004, 10:45

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade