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  • #1
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Polia magnética Jeep 4cc OHC




    Pessoal a polia magnética do ventilador era oferecida como opcional no jeep ford, ela acoplava o ventilador quando a temperatura aumentava, encontrei uma nova para vender mas achei o preço caro.
    Alguem aqui possui um jeep com essa polia? Como ela dispara? É pelo sensor da temperatura original ou existe uma cebolinha no radiador?
    Vale a pena instalar uma?
    Grato.

  • #2
    Usuário Avatar de Robertux
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    Eu tive diversos veículos Ford com essa ventuinha na década de 80. A ford colocava em toda a linha dela, Corcel, Del Rey, F-100, Jeep. O Escort não utilizava porque o motor era montado transversalmente.
    Funcionava com um sensor de temperatura que ligava a polia. Normalmente ela ficava desligada e a hélice ficava "boba" virando como um catavento com o vento externo, quando chegava a uma determinada temperatura ela ligava e a polia travava então a hélice começava a girar tocada pela correia, como se a polia fosse fixa.
    Uma coisa que me lembro é que tinha algo que precisava de mautenção constante, senão a polia não travava e o motor fervia. Acho que não deu muita prova porque a Ford abandonou o sistema e hoje usa ventuinha eletrica como as demais montadoras.
    Eu também procurei para colocar em meu Jeep mas só achei uma no Mercado Livre mas muito cara. Acho que vou colocar uma ventuinha eletrica.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #3
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Polia magnetica

    Valeu mais uma vez amigo Roberto. Foi no ML mesmo que a vi, estão cobrando um preço salgado mesmo. É que pensei em fazer poucas modificações já que se tratava de um item original, ela direta como a minha, a temperatura não é tão bem controlada como num sistema desses, afinal a válvula termostática só atua com o motor ainda frio, depois é só o radiador mesmo.
    Agradeço pelas informações, se você lembrar que cudado era esse para ela funcionar bem é só me responder, ainda não abandonei a ideia por completo.
    Abs.

  • #4
    Usuário Avatar de Dodger
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    Acho que era um sistema interessante quando ainda não se usava ventoinha elétrica. Agora que agente tem este recurso bem barato, não vejo porque utilizar este sistema. Quem tem Fords da decada de 80 vive reclamando disso por causa da manutenção e falta de peças. Já vi muito Del Rey com ela travada direto. Só deixaria isso se fosse um carro de coleção 100% original.

    Np meu OHC coloquei ventoina elétrica do Marea 80,00 reau + sensor da ventoinha 12,00 e nunca mais me encomodei.

    A valvula termostática funciona na faixa dela, abaixo fica fechada e acima ela abre. Pro motor ficar sempre na faixa ideal de trabalho. o que ferra é motor sem valvula e helice ligada direto no motor. Ai custa demais pro motor chegar na temperatura de trabalho.

  • #5
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    Essa polia se não me engano funciona com um fluido dentro, que quando atinge uma certa temperatura trava o funcionamento da ventoinha, mas esse sistema não é nada eficiente, muito melhor colocar uma eletrica de vez...
    'that don't kill me, can only make me stronger'

  • #6
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Acho que era um sistema interessante quando ainda não se usava ventoinha elétrica. Agora que agente tem este recurso bem barato, não vejo porque utilizar este sistema. Quem tem Fords da decada de 80 vive reclamando disso por causa da manutenção e falta de peças. Já vi muito Del Rey com ela travada direto. Só deixaria isso se fosse um carro de coleção 100% original.

    Np meu OHC coloquei ventoina elétrica do Marea 80,00 reau + sensor da ventoinha 12,00 e nunca mais me encomodei.

    A valvula termostática funciona na faixa dela, abaixo fica fechada e acima ela abre. Pro motor ficar sempre na faixa ideal de trabalho. o que ferra é motor sem valvula e helice ligada direto no motor. Ai custa demais pro motor chegar na temperatura de trabalho.
    Dodger;
    Onde se instala esse sensor, o original da ventoinha magnética e esse atual? Tem que fazer alguma adaptação? Realmente já conheci mecânicos que falavam pra eu tirar a valvula termostática, que não servia pra nada e tal. ainda bem que abandonei esses tipos de mecânicos, mas a valvula termostática original não encontro mais, vi em outro forum que o modelo do ford Currier com motor zetec rocam poderia ser usada, vocês concordam, qual valvula vocês utilizam?
    Agradeço mais uma vez a qualidade desse forum.

  • #7
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Dodger;
    Onde se instala esse sensor, o original da ventoinha magnética e esse atual? Tem que fazer alguma adaptação? Realmente já conheci mecânicos que falavam pra eu tirar a valvula termostática, que não servia pra nada e tal. ainda bem que abandonei esses tipos de mecânicos, mas a valvula termostática original não encontro mais, vi em outro forum que o modelo do ford Currier com motor zetec rocam poderia ser usada, vocês concordam, qual valvula vocês utilizam?
    Agradeço mais uma vez a qualidade desse forum.
    Cara..

    Da pra usar uma cebolinha rosqueada direto no radiador, perto da mangueira da saida da agua, ou usar um "T" que senão me falha a memória eram utilizados nos "tempra" e vc adapta na mangueira da saida do radiador tb.. A cebolinha pode ser uma de motor a gasolina com temperatura 86°C a 92°C.

    A respeito da valvula termostatica eu tb comprei essa da corrier, mas nao seguei a instalar.. Por enquanto to andando sem ela..

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #8
    Usuário Avatar de Dodger
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    tem a valvula original sim, só procurar que é fabricada até hj pela Wahler. Comprei a minha nova por 40 conto, e tem uma que o pessoal faz adaptação tenho que achar onde li isso pra ver de qual carro é, num lembro se era de fiesta ou coisa do tipo.

    a cebolinha fica boa instalada na base do radiador, se colocar na mangueira ela fica ligando e desligando toda hora.

  • #9
    Usuário Avatar de calhiandro
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    26/03/2011
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    Meu jeep é 1983 e tem esse sistema de polia magnética, tem uma cebolinha roscada na base do radiador como dogder esta falando. A minha esta desativada estou com a helice ligada direto.

  • #10
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    Olá pessoal....o meu é um 79 e tem essa polia eletromagnética.A manutenção é o carvão que vai no porta escova.Funciona com um imã que é ativado quando passa corrente eletrica.Funciona e economiza potencia e combustivel..
    abraços,assantos

  • #11
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    Olá galera tenho um Cj 82 a álcool...que tb possui esse tipo de polia, porém não está funcionando...os fios da cebolinha do radiador estão cortados....alguém sabe como ligar...ou tem o esquema...vlw

  • #12
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    16/07/2013
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    são paulo/SP
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    Olá Silveira.Tenho um 79 com essa polia.Também está desligado.Pelo que pesquisei,vem um fio do cebolão (na base do radiador)que é ligado no porta escova (na polia),e vem outro fio do cebolão também que vai ligado em um positivo.Pela foto que eu vi,tive a impressão que é ligado no regulador de voltagem(?).Se eu confirmar posto aqui.Mando a foto em anexo.
    Mudando de assunto,você tem no filtro de ar o adesivo com os dizeres de "Intrução de manutenção"e "para cima".Se tiver pode me mandar uma foto ,ou os dizeres com os tamanhos das letras e os espaços,gostaria de reproduzi-los.Se você observar sai um fio do regulador de voltagem e passa atrás do alternador e deve seguir para o cebolão.Pelo menos é oque

    parece.Abraço,Assantos -jeep-83-28.jpg

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