Meu pai comprou um Jeep do mesmo ano desse que você está vendo, e num estado de conservação impecável, com plaquetas de identificação e até um escrito Ford nos cintos de segurança!!!Motor Ford 4 cilindros gasolina, câmbio 4 marchas, 4x4 e reduzida, roda livre automática (que não recomendo, substituímos por uma manual), pneus militares e banco inteiriço na frente.
Pois bem, como meu pai é mecânico e eu também, vou te ajudar com exemplos:
Primeiro demos partida no Jeep, escutamos o motor para verificar algum batido ou rajado em marcha lenta e em outras rotações,Não tinha nada.Verificamos se havia falhas na aceleração, também perfeito.O engate das marchas está bom sem arranhados ou barulho de rolamento.Os diferencias também estavam silenciosos tanto em retas ou curvas.A reduzida e a tração entram e saem como uma manteiga.Os freios a tambor nas 4 rodas perfeitos.
Agora ele tinha sim alguns probleminhas, um pequeno vazamento nos cardãs, na junção do câmbio com a caixa de transferência, vazava um pouquinho na tampa do bocal do óleo e água da tampa do radiador, puxava um pouco a direção para a esquerda ao pisar no freio depois deste quente e estava com os feixes de molas cansados.
Nada que um pouco de tempo disponível não resolva após a compra.O vazamento de água foi só a tampa do radiador, a direção puxando era um flexível ruim do lado que puxava e o feixe foi só arquear e substituir as buchas.
Do mais é observar eventuais vazamentos nos amortecedores, folgas na direção (dependendo um pouco é até normal no caso dos Jeep) e alguma fumaça pelo escapamento, e se possível uma volta com ele em locais planos (alinhamento de direção), subidas(força do motor ou falhas), descidas(freios) e terrenos um pouco acidentados ou uma simples rua de paralelepípedos para verificar ruídos e suspensão.
É isso, o básico e essencial a observar na mecânica, depois na lataria dê uma olhada básica na pintura, amassados, alinhamento das laterais e, no chassi, verificar se há trincas.
Espero ter ajudado amigo, e seja bem vindo ao mundo 4X4!!!Se restar alguma dúvida, não se acanhe e pergunte!!!