x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
    Usuário Avatar de sirdkt
    Entrada
    05/06/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Iniciante: dúvida sobre pedaleira suspensa e freios a disco

Pessoal, tudo bem?

Esse é meu primeiro tópico aqui sobre mecânica de jeep. Acompanho faz um bom tempo o fórum pois sempre foi um sonho poder ter um willys e finalmente consegui realizá-lo. Agora começa a brincadeira!

Como sou iniciante (mesmo!), peço desculpas aos mais experientes caso a dúvida seja besta, mas realmente dei uma pesquisada no fórum e, apesar de ler muita coisa sobre uma coisa e sobre a outra, ainda não entendi a relação entre as duas. Minhas dúvidas, são:

- Caso eu instale um kit de freio a disco na dianteira, necessariamente preciso instalar também o kit de pedaleira suspensa (com hidrovácuo, servo e etc.)? Se sim, pq? Se não, qual o problema (ou perigo) de andar somente com os freios a disco na dianteira sem pedaleira suspensa?

Eu realmente sinto que preciso de um freio mais confiável para segurar o bicho. Daí a necessidade dos freios a disco. Agora o mecânico comentou que não adianta nada sem a pedaleira suspensa e foi aí que surgiu essas dúvidas (ele não justificou...).

Novamente, obrigado antecipadamente aos colegas. Abraço!

Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por sirdkt Ver Post
    Pessoal, tudo bem?

Esse é meu primeiro tópico aqui sobre mecânica de jeep. Acompanho faz um bom tempo o fórum pois sempre foi um sonho poder ter um willys e finalmente consegui realizá-lo. Agora começa a brincadeira!

Como sou iniciante (mesmo!), peço desculpas aos mais experientes caso a dúvida seja besta, mas realmente dei uma pesquisada no fórum e, apesar de ler muita coisa sobre uma coisa e sobre a outra, ainda não entendi a relação entre as duas. Minhas dúvidas, são:

- Caso eu instale um kit de freio a disco na dianteira, necessariamente preciso instalar também o kit de pedaleira suspensa (com hidrovácuo, servo e etc.)? Se sim, pq? Se não, qual o problema (ou perigo) de andar somente com os freios a disco na dianteira sem pedaleira suspensa?

Eu realmente sinto que preciso de um freio mais confiável para segurar o bicho. Daí a necessidade dos freios a disco. Agora o mecânico comentou que não adianta nada sem a pedaleira suspensa e foi aí que surgiu essas dúvidas (ele não justificou...).

Novamente, obrigado antecipadamente aos colegas. Abraço!
    Primeiro, parabens pelo ingresso no meio 4x4... não tem nada melhor do que vc fazer algo que tanto quer, de realizar um sonho...

Vamos lá... você não confia nos freios do seu jeep porque? posso arriscar que é porque bota muita força e não vê o jeep parando... ou então por ter que dar algumas pedaladas... bem de qualquer forma, por freio a disco e continuar com o seu cilindro mestre não vai melhorar muito seu caso... porque? porque vc não tem o hidrovácuo que reduz a força aplicada ao pedal... enfim... eu fiz o caminho que muitos não fazem, eu coloquei primeiro pedaleira suspensa e hidrovácuo... utilizando os freios a tambor nas 4 rodas, eu gostava, porém é chato a regulagem, que quando está desregulado faz com que tenhamos que dar pedaladas até sentir pressão no pedal... coloquei freio a disco na dianteira e o freio melhorou, porém as pedaladas continuaram porque as traseiras ainda era a tambor... agora instalei freio na traseira, cheguei onde queria... ainda não testei (jeep está em reforma)... então o seu mecânico que não deve saber da teoria, porém sabe alguma coisa da prática, está correto, não adianta colocar freio a disco na roda se não conseguir frear... porém aqui no fórum tem um colega que tem se não me engano freio a disco com cilindro mestre original willys em baixo... e se não me engano tem outro (senão o mesmo) que tem com hidrovácuo também embaixo (mas acho que o cilindro mestre é outro)... enfim, existem diversas formas de "frear"... porém por praticidade em relação a adaptação eu aconselho o amigo a por pedaleira suspensa com hidrovácuo e por o freio a disco, no mínimo na dianteira... essa configuração atende a maioria...
    Agora vc tem que analisar porque dizer é fácil, agora vai por pedaleira suspensa, ocupa um bom espaço do cofre do motor, então analise se há espaço para o hidrovácuo...

Grande abraço!

Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Agradecimento: 1
    No jeep coloquei só o cilindro mestre da F-1000 e ficou com freio muito bom e confiável e mesmo com a regulagem já com tempo não precisava bambar apenas ficava mais baixo, troquei o cilindro original que é muito perigoso pois tem linha simples pelo da F-1000 e mantive as pedaleiras e os tambores originais, é uma sugestão para começo de revitalização, e quanto a esses kit de freio recomendo os que usem pinças de kombi ou opala ou bem melhor da S-10 outros com pinças de carros pequenos não fica bom.

Usuário Avatar de sirdkt
    Entrada
    05/06/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Caros pablo.pinto e georgevalle,

Muito obrigado pelas respostas! Agora entendi a relação entre as duas coisas e acho que vou seguir com a instalação dos dois kits mesmo.

O kit de pedaleira suspensa com hidrovácuo que achei já vem com a pinça própria pra jeep, então não vou ter que fazer adaptação disso. Estou tentando ao máximo me ater à mecânica original, com os itens de segurança mais próximos do original possível.

Em breve postarei fotos da viatura com os novos itens que estou adquirindo.

Abraços!

Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Agradecimentos: 10
    Parabéns por adquirir um 4x4. Esperamos pelas fotos ansiosamente!
    CJ5-1976- Bob Esponja

Usuário Avatar de danieldido
    Entrada
    21/06/2013
    Local
    Amélia Rodrigues/BA
    Amigo, não tenho experiência como alguns membros aqui, você pode ver pela minha idade, mas garanto a você, no meu Jeep 83, depois que coloquei o freio a disco nas dianteiras, ele melhorou muito em termos de controle, (ando muito na pista) Mas quando coloquei o hidrovácuo, eu me esforço apenas para içar a perna porque as pedaleiras do jeep são muito altas, porque força pra pisar não ponho nenhuma. FICA ÓTIMO! o MEU veredicto de iniciantíssimo, é que; SE VOCÊ NÃO SE IMPORTA EM FORÇAR A PERNA PARA PISAR O FREIO, NÃO PONHA O HIDROVÁCUO.

Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado!

Abraços!

Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Agradecimentos: 10
    Eu tinha um jeep 1983 original à alcool e ele era freio a disco nas 4 rodas, sem hidrovacuo e nunca tive problemas de freio, até o cilindro mestre era original, ele já era pedaleira suspensa.
    CJ5-1976- Bob Esponja

Usuário Avatar de sirdkt
    Entrada
    05/06/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Na verdade não tenho o menor problema com fazer força ou não ao pisar no freio. Minha real preocupação é ter segurança para frear o bichão no trânsito caótico da hora do rush aqui de SP. Se eu não tiver essa preocupação até posso considerar usar ela em alguns dias de trabalho (trabalho em uma cidade da Grande SP, fica longe!).
    Obrigado a todos!

Usuário Avatar de Ricardo MG
    Entrada
    20/07/2010
    Local
    Interior/MG
    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Eu tinha um jeep 1983 original à alcool e ele era freio a disco nas 4 rodas, sem hidrovacuo e nunca tive problemas de freio, até o cilindro mestre era original, ele já era pedaleira suspensa.
    Calhiandro,

Como vc relatou o CJ 83 vinha originalmente com pedaleira suspensa e CM de duplo circuito sem o HV, por ser de duplo circuito é muito mais seguro, porem sem o HV se faz um pouco mais de esforço. Em 2012 o meu CJ(CM simples) rompeu uma das tubulaçoes de freio traseiro em uma descida fiquei totalmente sem freio, coloquei a pedaleira suspensa e CM duplo com HV.

abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

Usuário Avatar de Ricardo MG
    Entrada
    20/07/2010
    Local
    Interior/MG
    Citação Postado originalmente por sirdkt Ver Post
    Na verdade não tenho o menor problema com fazer força ou não ao pisar no freio. Minha real preocupação é ter segurança para frear o bichão no trânsito caótico da hora do rush aqui de SP. Se eu não tiver essa preocupação até posso considerar usar ela em alguns dias de trabalho (trabalho em uma cidade da Grande SP, fica longe!).
    Obrigado a todos!
    Sirdkt,

...Se vc utiliza o seu CJ mais na cidade, IMHO, coloque a pedaleira suspensa com CM duplo e HV, como relatei eu já passei um apuro "danado" ficando totalmente sem freios por rompimento de uma das tubulações.

abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

Usuário Avatar de sirdkt
    Entrada
    05/06/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Ricardo, obrigado pela dica! Vou dar uma olhada nisso assim que for instalar o sistema novo!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Kit Pedaleira Suspensa
      Por calambau4x4 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 41
      Última resposta: 01/05/2015, 21:16
    2. Pedaleira e hidrovácuo em jeep já com freios a disco
      Por alissonlino no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 27/12/2012, 08:04
    3. Duvida iniciante sobre calço hidraulico ou oleo
      Por Edgar Caldeira no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4