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Ignição eletrônica - Colocando o motor "no tempo"

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  • 22/01/2012, 10:39
    sraposo
    Fornara, bom dia.

    A bobina Bosch do tipo KW12V código 9.220.081.067 é a peça que o fabricante indica como substituta para as bobinas com código terminado em 060, 063, 064 e 065, mantidos os algarismos anteriores. A citada peça deve ter resistência de primário na faixa de 1,2 a 1,6 Ohm.

    Segundo um outro documento da Bosch, o sistema TSZ-I (mais conhecido como "caixinha de ignição", "caixinha da Bosch", "caixinha de 6 pinos" e outros) requer um resistor entre a saída do módulo e o negativo da bobina com valor 0,8 na maioria das aplicações, mas se encontram casos em que é informada uma faixa de 0,7 a 0,9 Ohm (Chevette com ignição eletrônica e Opala com ignição eletrônica e usando álcool).

    O "fio-resistência" já faria parte do próprio chicote original do módulo de ignição, logo dispensaria o resistor externo. Possivelmente os chicotes à venda atualmente NÃO usam o "fio-resistência". O certo é medir o tal fio com um ohmímetro com escala 0-200 Ohm ou menor fundo de escala e com pelo menos 3 1/2 dígitos, caso contrário o resultado da medida poderá parecer que o fio usado não tem a esperada resistência, podendo levar à decisão de instalar o resistor externo desnecessariamente. Se a resistência entre a saída do módulo de ignição e o negativo da bobina for maior do que o devido (exemplo: chicote já com "fio-resistência" e feita inclusão do resistor externo), a centelha ficará mais fraca, aumentando a chance de falha em acelerações bruscas, perda de potência quando o motor estiver submetido a cargas maiores e dificuldade de partida com motor frio. Evitei mencionar os detalhes técnicos para não ser enfadonho.

    Aproveitando este espaço, comumente encontram-se relatos de retirada proposital do "fio-resistência"/resistor e de uso de bobinas plásticas no lugar do tipo asfáltico e tudo continuar funcionando. Não se deve confundir "funcionar de algum jeito" com "funcionar bem e com segurança"! Os itens que compoem um sistema são calculados para se obtenha um grau de performance com segurança, e esta é especialmente interessante no caso de carros, pois a pane de uma peça que leva à imobilização do carro e/ou prejudica/impede o controle do veículo poderá se dar no pior local e momento. Assim vale para os itens do sistema de ignição, como não poderia deixar de ser. O fato de uma experiência feita na base do "achômetro" e não ter resultado *** imediatamente *** em uma queima, *** não *** significa que a coisa esteja sendo feita de maneira certa.
    O ganho em tensão e energia por centelha ao dispensar-se o "fio-resistência"/resistor poderá modificar positivamente, porém ligeiramente, a resposta do motor, mas uma condição de risco estará estabelecida e a vida útil da bobina e do módulo de ignição ficará reduzida, pois ambos operarão com sobrecarga.

    Assim, quando não se dispõe do conhecimento técnico específico, o mais sensato é seguir a recomendação do fabricante, pois ele, presumivelmente, já se deu ao trabalho de fazer estudo, pesquisa e testes.

    Espero que você não encontre mais surpresas neste kit que você comprou!. Você chegou a fazer contato com quem o vendeu para informar dos problemas? Em caso negativo, considere a possibilidade de o vendedor (verdadeiramente) desconhecer este fato e ter o interesse de solucionar bem e rapidamente o caso, poupando você de perder tempo tentando corrigir o(s) erro(s).

    Abraços e boa sorte!
  • 22/01/2012, 20:46
    Fornara
    Citação:

    Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Fornara, bom dia.

    A bobina Bosch do tipo KW12V código 9.220.081.067 é a peça que o fabricante indica como substituta para as bobinas com código terminado em 060, 063, 064 e 065, mantidos os algarismos anteriores. A citada peça deve ter resistência de primário na faixa de 1,2 a 1,6 Ohm.

    Segundo um outro documento da Bosch, o sistema TSZ-I (mais conhecido como "caixinha de ignição", "caixinha da Bosch", "caixinha de 6 pinos" e outros) requer um resistor entre a saída do módulo e o negativo da bobina com valor 0,8 na maioria das aplicações, mas se encontram casos em que é informada uma faixa de 0,7 a 0,9 Ohm (Chevette com ignição eletrônica e Opala com ignição eletrônica e usando álcool).

    O "fio-resistência" já faria parte do próprio chicote original do módulo de ignição, logo dispensaria o resistor externo. Possivelmente os chicotes à venda atualmente NÃO usam o "fio-resistência". O certo é medir o tal fio com um ohmímetro com escala 0-200 Ohm ou menor fundo de escala e com pelo menos 3 1/2 dígitos, caso contrário o resultado da medida poderá parecer que o fio usado não tem a esperada resistência, podendo levar à decisão de instalar o resistor externo desnecessariamente. Se a resistência entre a saída do módulo de ignição e o negativo da bobina for maior do que o devido (exemplo: chicote já com "fio-resistência" e feita inclusão do resistor externo), a centelha ficará mais fraca, aumentando a chance de falha em acelerações bruscas, perda de potência quando o motor estiver submetido a cargas maiores e dificuldade de partida com motor frio. Evitei mencionar os detalhes técnicos para não ser enfadonho.

    Aproveitando este espaço, comumente encontram-se relatos de retirada proposital do "fio-resistência"/resistor e de uso de bobinas plásticas no lugar do tipo asfáltico e tudo continuar funcionando. Não se deve confundir "funcionar de algum jeito" com "funcionar bem e com segurança"! Os itens que compoem um sistema são calculados para se obtenha um grau de performance com segurança, e esta é especialmente interessante no caso de carros, pois a pane de uma peça que leva à imobilização do carro e/ou prejudica/impede o controle do veículo poderá se dar no pior local e momento. Assim vale para os itens do sistema de ignição, como não poderia deixar de ser. O fato de uma experiência feita na base do "achômetro" e não ter resultado *** imediatamente *** em uma queima, *** não *** significa que a coisa esteja sendo feita de maneira certa.
    O ganho em tensão e energia por centelha ao dispensar-se o "fio-resistência"/resistor poderá modificar positivamente, porém ligeiramente, a resposta do motor, mas uma condição de risco estará estabelecida e a vida útil da bobina e do módulo de ignição ficará reduzida, pois ambos operarão com sobrecarga.

    Assim, quando não se dispõe do conhecimento técnico específico, o mais sensato é seguir a recomendação do fabricante, pois ele, presumivelmente, já se deu ao trabalho de fazer estudo, pesquisa e testes.

    Espero que você não encontre mais surpresas neste kit que você comprou!. Você chegou a fazer contato com quem o vendeu para informar dos problemas? Em caso negativo, considere a possibilidade de o vendedor (verdadeiramente) desconhecer este fato e ter o interesse de solucionar bem e rapidamente o caso, poupando você de perder tempo tentando corrigir o(s) erro(s).

    Abraços e boa sorte!

    Sergio obrigado mesmo por todas estas informações que me valeram muito!
    O vendedor do meu kit além de não entender do produto que vende, se negou a me dar qualquer auxilio na solução dos problemas que ele me vendeu. Eu poderia chama-lo no PROCON e exigir reparação, mas no momento não estou com saco para fazer isso e cumprir com todo aquele ritual juridico que todos conhecemos!! Alias os problemas já paguei para solucionar aqui mesmo na minha cidade mas falta tirar esta dúvida do fio resistor se esta presente no chicote ou não, e aí só mesmo um técnico para ver e o pior é que minha F-75 esta no sitio toda desmontada...Vou trazer o kit para cidade e levar num autoelétrico e tirar as dúvidas que é a melhor coisa a fazer!!
    Sinto não ter conhecido seu produto antes, e comprei este no impulso sem obter maiores informações e como não poderia ser de outra forma me dei mal, mas...Abraço
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