Postado originalmente por
sraposo
Fornara, bom dia.
A bobina Bosch do tipo KW12V código 9.220.081.067 é a peça que o fabricante indica como substituta para as bobinas com código terminado em 060, 063, 064 e 065, mantidos os algarismos anteriores. A citada peça deve ter resistência de primário na faixa de 1,2 a 1,6 Ohm.
Segundo um outro documento da Bosch, o sistema TSZ-I (mais conhecido como "caixinha de ignição", "caixinha da Bosch", "caixinha de 6 pinos" e outros) requer um resistor entre a saída do módulo e o negativo da bobina com valor 0,8 na maioria das aplicações, mas se encontram casos em que é informada uma faixa de 0,7 a 0,9 Ohm (Chevette com ignição eletrônica e Opala com ignição eletrônica e usando álcool).
O "fio-resistência" já faria parte do próprio chicote original do módulo de ignição, logo dispensaria o resistor externo. Possivelmente os chicotes à venda atualmente NÃO usam o "fio-resistência". O certo é medir o tal fio com um ohmímetro com escala 0-200 Ohm ou menor fundo de escala e com pelo menos 3 1/2 dígitos, caso contrário o resultado da medida poderá parecer que o fio usado não tem a esperada resistência, podendo levar à decisão de instalar o resistor externo desnecessariamente. Se a resistência entre a saída do módulo de ignição e o negativo da bobina for maior do que o devido (exemplo: chicote já com "fio-resistência" e feita inclusão do resistor externo), a centelha ficará mais fraca, aumentando a chance de falha em acelerações bruscas, perda de potência quando o motor estiver submetido a cargas maiores e dificuldade de partida com motor frio. Evitei mencionar os detalhes técnicos para não ser enfadonho.
Aproveitando este espaço, comumente encontram-se relatos de retirada proposital do "fio-resistência"/resistor e de uso de bobinas plásticas no lugar do tipo asfáltico e tudo continuar funcionando. Não se deve confundir "funcionar de algum jeito" com "funcionar bem e com segurança"! Os itens que compoem um sistema são calculados para se obtenha um grau de performance com segurança, e esta é especialmente interessante no caso de carros, pois a pane de uma peça que leva à imobilização do carro e/ou prejudica/impede o controle do veículo poderá se dar no pior local e momento. Assim vale para os itens do sistema de ignição, como não poderia deixar de ser. O fato de uma experiência feita na base do "achômetro" e não ter resultado *** imediatamente *** em uma queima, *** não *** significa que a coisa esteja sendo feita de maneira certa.
O ganho em tensão e energia por centelha ao dispensar-se o "fio-resistência"/resistor poderá modificar positivamente, porém ligeiramente, a resposta do motor, mas uma condição de risco estará estabelecida e a vida útil da bobina e do módulo de ignição ficará reduzida, pois ambos operarão com sobrecarga.
Assim, quando não se dispõe do conhecimento técnico específico, o mais sensato é seguir a recomendação do fabricante, pois ele, presumivelmente, já se deu ao trabalho de fazer estudo, pesquisa e testes.
Espero que você não encontre mais surpresas neste kit que você comprou!. Você chegou a fazer contato com quem o vendeu para informar dos problemas? Em caso negativo, considere a possibilidade de o vendedor (verdadeiramente) desconhecer este fato e ter o interesse de solucionar bem e rapidamente o caso, poupando você de perder tempo tentando corrigir o(s) erro(s).
Abraços e boa sorte!