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:arrow: Muito obrigado amigos jipeiros ...
Pelas dicas passadas aki para mim, e acredito para outros tbm ... vou tentar tirar o parafuso segundo o nosso amigo Leopoldo :D ... que deu para ver que ja tem uma larga experiencia em mecancia ... pela aula de parafuso de aço ! :palmas: :concordo:
Obrigado pelas informaçoes aki passadas...blz! :concordo:
leopoldo,
Gostei da descrição das classes dos parafusos de aço, até antes eu conhecia somente os com numeração 5.8, 8.8 e 10.9.
Mas eu to com uma dúvida e acho que não fiz certo no meu caso. Para colocar os calços da carroceria eu coloquei os parafusos com classe 8.8, pois este seriam melhor se deformassem e não quebrassem de cara. Já para um gancho bolota (aqueles de reboque) instalado na traseira do jeep eu coloquei o 10.9.
Já vi que o meu pensamento estava errado quanto ao fato de o parafuso somente entortar (ou melhor, deformar - que é a zona elástica certo?) ou o parafuso quebrar.
A explicação que me deram na loja de parafusos foi que quanto maior o número da classe, mais "seco" é o parafuso, portanto com uma determinada força ele simplesmente quebra e não deforma tão facilmente. Acho que o mais seco que quiz dizer é porque ele tem mais grafite na estrutura dele não é. O que é que faz com que ele seja mais duro ou menos duro não alterando o fato de ele ser menos "maleável".
Espero não ter falado muita besteira :mrgreen: . É que eu gosto desta parte da mecânica que trata das granulações e coisas do tipo, só que não sei muito sobre isto. Espero não estar te encomodando com tantas perguntas.
[]´s.
Perceba que nem só da classe do parafusos deve-se preocupar.
O diâmetro também conta.
Um parafuso de 1/2" de 8.8 é igual ou mais resistente que um 12.9 de 5/16.
Depois, temos o tipo de rosca também .... com rosca fina é mais resistente em geral, porque o diâmetro da parte sem rosca do corpo é maior.
Veja que quanto mais resistente é o aço ...... dependendo dos elementos de liga ..... e do tratamento térmico, ele apenas não apresenta uma zona clara de transição do elástico para o plástico.
http://myspace.eng.br/eng/mat/cie_mat103.gif
A curva azul é típica para um aço de alta resistência.
A curva vermelha é típica para um aço de baixa resistência.
A curva verde é para um ferro fundido cinzento.
A curva lilás é para um material bastante dúctil como o cobre
Mas com certeza não escolho o parafusos por ser mais "seco" :shock: :parede: como diz seu conhecido que outro.
E sim .... bem observado ..... mais resistente, menos deformação mas o que interessa é a resistência :!: :concordo:
Leia mais nessa ótima página da internert de onde vem aquele diagrama:
http://myspace.eng.br/ndx_ciemat0.asp
leopoldo,
Valeu pelas dicas. E a página tah me parecendo realmente ótima mesmo, eu já dei uma lida agora a pouco que tive um tempo e to gostando.
Obrigado!
Grande amigo Leopoldo,
Obrigado pela dica.
Aproveitando seu conhecimento, meu torneiro tem uma dúvida que prometi pesquisar para ele:
Qual a carga do cesalhamento do aço prata, em relação ao metal.
Desculpe abusar do seu conhecimento, mas acho que vc. pode ajudar nesta pesquisa.
Gente é sério não é tirar sarro.
Leopoldo,
Valeu pela dica do macho sacador, deu certo e consegui remover os parafusus sem problmas, as ferramentas para brincadeira toda saíram 25 reais..
Bacana
Citação:
Postado originalmente por Carlos ZN
CIZALHAMENTO
Aço prata não é ligado com prata como pode parecer .... é só o nome.
É um aço liga com cromo da série SAE 52100.
A villares fabrica como aço V52100 - aço para rolamentos, brocas, rolos de laminação ..... com o você pode ver é um aço ótimo para trabalhar sob compressão. É por isso que não há valores do ensaio de tração .... não é para essa aplicação.
O modulo de cizalhamento (modulo de elasticidade transversal) desse aço é por volta de 80GPa - 815 000 kgf/cm2 ... que é típico dos aços.
Porém a dureza Vickers chega a 848 enquanto que no 4340 é de 228 e no 1045 é de 145.
E de onde tiro tudo isso? da cabeça? não.... da internet e das minhas tabelas.
Grande Leopoldo,
Muito obrigado pela ajuda.