x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/03/2013
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    50
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Socorro! Cambio original 4 marchas trava quando na re.




    Pessoal boa noite.

    Preciso da ajuda de vocês, para temtar descubrir o problema da minha caixa.

    Hoje ceguei no trabalho e fui estaciona a viatura, quando fui dar re senti o carro dar trancos como se estivesse ecavalando as engrenagens.
    Tirei a re e tentei colocar primeira tava muito duro coloquei ponto morto e mesmo assim quando tirava o pé da embreagem facia barulhos e vibrava tudo, olhei por baixo e os cardans ficavam vibrando mesmo em ponto morto.

    Coloquei primeira e sai com o carro, andei um pouco com o carro e aparente mente ficou normal.

    Bom cheguei em casa e fui testar de novo engatei a re e fui soltando aos poucos a embreagem e o jeep travado como se tivese algo entre as egrenagem, se acelerar ele vinha mais parecia que as engrenagens não casavam vinha estralando e pulando.

    Fiquei com medo de moer tudo e parei, fui colocar primeira e foi difícel de tirar da re, e aprimeira e segunda não entravam.

    Coloquei terceira e sai andei um pouco e coloquei segunda e depois primeira ai elas voltaram a ficar normais menos a re.

    Tenho um pequeno vazamento no cambio, faiz um mês que completei o óle, sera que pode ser falta de óle que ta agravando outro problema ,maio na caixa, mais ta ruin so na ré.

    Socorro troquei meu carro pelo jeep para ser meu carro do dia a dia, trabalhar e levar filha na escola e me apaixonei pelo carro, adoro dirigir ele e não guento ficar mais em a viatura.

    Obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Se não faltou oleo de acabar mesmo não acredito que essa seja a origem do problema.

    Ha quanto tempo esta com ele ? Ema caso de compra recente sempre pode-se reclamar para o antigo proprietario ! E tentar rachar as despesas.

    Sem abrir o cambio é dificil dizer, pode ser um pedaço de engrenagem se metendo onde não é chamada ou talvez o eixo da engrenagem da ré muito gasto que mudou de lugar com o oleo novo. Ou simplesmente um problema nas varetas/esferas da tampa da caixa que estão deixando as marchas engatarem fora de ordem.

    Tome cuidado para não moer o cambio inteiro forçando quando esta entalado...va ao mecanico ja !

    A desgraça mesmo é achar um mecanico para arrumar o cambio sem fazer gambiarras !

  • #3
    Usuário Avatar de chinelao4x4
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Aparecida do Taboado M.S. (proximo JALES)/MS
    Idade
    52
    Posts
    843
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcobertioga Ver Post
    Pessoal boa noite.

    Preciso da ajuda de vocês, para temtar descubrir o problema da minha caixa.

    Hoje ceguei no trabalho e fui estaciona a viatura, quando fui dar re senti o carro dar trancos como se estivesse ecavalando as engrenagens.
    Tirei a re e tentei colocar primeira tava muito duro coloquei ponto morto e mesmo assim quando tirava o pé da embreagem facia barulhos e vibrava tudo, olhei por baixo e os cardans ficavam vibrando mesmo em ponto morto.

    Coloquei primeira e sai com o carro, andei um pouco com o carro e aparente mente ficou normal.

    Bom cheguei em casa e fui testar de novo engatei a re e fui soltando aos poucos a embreagem e o jeep travado como se tivese algo entre as egrenagem, se acelerar ele vinha mais parecia que as engrenagens não casavam vinha estralando e pulando.

    Fiquei com medo de moer tudo e parei, fui colocar primeira e foi difícel de tirar da re, e aprimeira e segunda não entravam.

    Coloquei terceira e sai andei um pouco e coloquei segunda e depois primeira ai elas voltaram a ficar normais menos a re.

    Tenho um pequeno vazamento no cambio, faiz um mês que completei o óle, sera que pode ser falta de óle que ta agravando outro problema ,maio na caixa, mais ta ruin so na ré.

    Socorro troquei meu carro pelo jeep para ser meu carro do dia a dia, trabalhar e levar filha na escola e me apaixonei pelo carro, adoro dirigir ele e não guento ficar mais em a viatura.

    Obrigado

    Olá amigo,

    Nem precisei ler tudo, já tive isso com meu 4 marchas tambem, identico.

    Macaquinhos e cincronizados , troca eles e não tenta forçar não, ai pode quebrar algo bem caro ...
    aproveita e troca o rolamento do pino, é um rolamento pequeno , são 2 juntos, se não me engano. e é o mesmo rolamento do alternador bosh , paguei 12 reais cada....

    é isso.

    abrçs , e boa sorte
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Eu tive um caso parecido com um câmbio 4 marchas quando engatava a ré tudo bem depois quando ia engatar a primeira travava, era a engrenagem da Ré que estaca descoplando do engate da alavanca, a sua engrenagem pode estar solta e engatando no lugar errado, tira a tampa e dá uma olhada (são quatro parafusos só) agora, dependendo do modelo do seu carro, a assoalho da carroceria, pode ter 4 cj-3 ou trazentos (cj-5) parafusos

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #5
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    O sincronizador de 1ª e 2ª também faz a ré, a engrenagem de marcha a ré engata na capa (luva) do sincronizador de 1ª e 2ª, razão pela qual você descreve que houve dificuldade no engate dessas marchas, tudo leva a crer em problemas com a engrenagem ou garfo de engate dessa marcha podendo "acavalar" ou seja não desengatar perfeitamente essa marcha. Solução: Abra a caixa, se entender um pouquinho pode pelo menos descobrir o que está acontecendo retirando a tampa da caixa, ao mesmo tempo está verificando tudo, nível de óleo e estado geral das engrenagens, nesse cambio você pode abri-lo sem se preocupar, aproveita e engata as marchas manualmente (pelo sincronizador) e ver se a engrenagem de ré não está desacoplando direito.
    Mas se precisar desmontar melhor um mecânico pois esse cambio é cheio de detalhes, se não fizer direito deixa folga axial nas engrenagens e ai adeus aneis do sincronizador, desgastam ligeirinho.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #6
    Usuário Avatar de RODFRAGA
    Entrada
    17/04/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    já que estamos falando em diagnostico de cambio, hoje fuii dar uma volta com a viatura, motor bf e caixa 3 marchas e quando pegava uma subida forte colocava em primeira e no meio da subida ela escapava. Como faz tempo que nao chove, estava tudo muito seco com muita pedra.... Detalhe, não utilizei reduzida.... Existe algum mecanismo que protege a caixa quando se acelera demais em primeira e ela desengata? Porque quando tornava a engatar e pisava de leve, ia na boa....

  • #7
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    Olá Rodfraga !!!!!!! "Rapaiz" mecanismo de proteção em cambio de Jeep antigo é só o bom senso do piloto kkkk
    Não tem nada disso meu amigo esse cambio tá com desgaste em algum componente, pode ser nas engrenagens , pode ser na trava da vareta que segura o garfo, ou no próprio garfo, só abrindo...

    Marcosbertioga, se prepara para comprar um anel sincronizado novo, na hora que deu ré ele foi pro saco, quando vc abrir vai ver que a cava que era quadrada estará "desbeiçada" , isso acontece por falta de ajuste axial, e vertical e macaquinhos (travas) pequenos pois esses câmbios na maioria já rodaram muito e é difícil ajustar. Para frente fica normal pq as engrenagens não topam em nada e mesmo com um pouco de curva no eixo de cima vai td bem, na ré o sincronizado não "solta" direito pq o eixo está saindo da posição que deveria. ai prende mesmo e estraga.
    Vai ter que abrir SIM , retirar o cambio SIM , mas fica tranquilo é serviço rápido, tem que conseguir ajustar , ai vai rodar por muito tempo tranquilo.

  • #8
    Usuário Avatar de william_1966
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    Maringá/PR
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Cara, são os "macaquinhos"... pode deixar sem, estou com o meu sem a mais de 1 ano e 5mkm e esta tudo certo... O único detalhe é que o meu é 3M... mas deve ser parecido "o esquema da coisa"...
    1966 - Jeep Willys
    2008 - S10
    2015 - Trailblazer

  • #9
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por RODFRAGA Ver Post
    já que estamos falando em diagnostico de cambio, hoje fuii dar uma volta com a viatura, motor bf e caixa 3 marchas e quando pegava uma subida forte colocava em primeira e no meio da subida ela escapava. Como faz tempo que nao chove, estava tudo muito seco com muita pedra.... Detalhe, não utilizei reduzida.... Existe algum mecanismo que protege a caixa quando se acelera demais em primeira e ela desengata? Porque quando tornava a engatar e pisava de leve, ia na boa....
    O seu caso é no câmbio mesmo? É a primeira que solta? ou seja, se vc colocar a primeira de novo ele anda? pergunto pois o que também faz o jeep ficar sem tração, normalmente quando exigido, é a reduzida que solta a tração (passa a neutro)...

    Felicidades!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/03/2013
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    50
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Arrumei um mec aqui na minha cidade que vai me cobrar 450,00 de mão de obra, as peçãs eu vou comprar pela internet.

    Agora descobri que isto so acontece quando uso a re, e nem sempre.

    Agora que percebi que é com a re, engato e depois solto devagar a em breagem e vou dando re na manhinha, se senti que ta tendo alguma ressitência paro.

    Quando trava eu desligo a tração e coloco 4, 3, 2, e depois primeira, depois ligo a tração novamente.

    Vou encostar esta semana pra mexer, estou querendo trocar os retentores tambem e se nescessário algum rolamento, sei que o momento é ideal pra trocar muita coisa, mais a grana ta curta.

    Pior é ficar sem o carro, acho que to viciado nele, e da um medo de deixar os outros mexer, so o que eu não posso fazer mesmo se não eu mesmo arrumo.

    Ja colo quei, o alternador do corsa, alinhei a polia do alternador, troquei a mangeira do radiador, troquei a via de combustível, instalei marcador de combustível, acendedor de cigarro, troquei um amortecedo, tirei vazamento da tampa trazeira da caixa de tranferência mutipla ( acho que é este o nome ) e sei la mais o que. Já to parecendo mecanico

  • #11
    Usuário Avatar de RODFRAGA
    Entrada
    17/04/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    Eu não estava usando tração... E se engatar novamente a primeira vai embora, mas se pisar demais novamente , tipo numa subida mais ingrime, escapa novamente

  • #12
    Usuário Avatar de fmsJeep75
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    54
    Posts
    171
    Agradecimentos: 0

    cambio 3m ou 4m? qual o melhor?

    Citação Postado originalmente por williampussi_filho Ver Post
    Cara, são os "macaquinhos"... pode deixar sem, estou com o meu sem a mais de 1 ano e 5mkm e esta tudo certo... O único detalhe é que o meu é 3M... mas deve ser parecido "o esquema da coisa"...
    Caro William, também tenho um 3m e também tive um travamento na primeira marcha. O mecanico disse que eram os macaquinhos e me aconselhou a trocar por um cambio de 4m. Segundo ele é melhor que o de 3m porque não tem este problema de agarrar os macaquinhos. Não aceitei pois adoro o meu 3m e quero manter a originalidade, além do mais já vi vários relatos aqui mesmo de 4m agarrando macaquinhos também. O mecanico insitiu que este 3m é uma m..., que o problema voltaria a ocorrer e que o 4m é que é o bom. Bem, não aceitei a proposta dele. Mandei que arrumasse os macaquinhos do meu e estou rodando com ele numa boa já a alguns meses. Agora vendo seu relato sobre retirar os macaquinhos influi com a proposta. Acho que isto poderia ser a solução para que eles não agarrem mais. O que acha disso tudo? Só me resta uma dúvida: Se os macaquinhos são para travamento, como pode rodar sem eles e não fazerem falta? Será que não vai afrouxar ou escapar nada com algum tempo de uso? No aguardo de manifestação dos colegas. Obrigado.
    BF161, 1975, 6 Cil, Retificado, 3 Marchas, Gaiola, Conversível, Pneus 255x70x15, Guincho 8500lbs.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cambio original do willys 3 marchas
      Por williys branco no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 22
      Última resposta: 20/03/2012, 20:55
    2. Cambio 3 marchas original: nao sai da 1ª marcha
      Por Victor Pinotti no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 14/02/2009, 19:39
    3. Problemas de Câmbio Original 3 marchas
      Por rctorrezam no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 18/03/2008, 16:30
    4. Cãmbio original 3 marchas CJ-5
      Por Carlos Bernardo no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 21/02/2008, 16:46
    5. Cambio 4 marchas jeep original
      Por JeepDennis no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 10/10/2005, 09:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade